nokia-android-phone

Esse é um assunto que, muito provavelmente, não vai morrer tão cedo: que a Nokia estava mesmo pensando em usar o Android como um “plano B”. E, segundo os últimos rumores, segue pensando nisso. Mais: que teriam fabricado mais de 10 mil protótipos de smartphones Nokia com o sistema Android, em uma fábrica da Foxconn.

Quem joga querosene nessa fogueira dessa vez é o site chinês CTechnology, que tem um vasto histórico de vazamentos e rumores no mercado de tecnologia, que publicou vários detalhes sobre o smartphone da Nokia com o sistema da Google. O dispsoitivo inclui um processador Qualcomm Snapdragon 200 8225Q, e que estava sendo testado pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da Nokia em Beijing (China).

Além disso, o site afirma com todas as letras: “esse processo de pesquisa e desenvolvimento não será cancelado até que os acionistas aprovem a venda para a Microsoft”.

Pelo visto, a Nokia estava mais avançada nessa ideia de querer fabricar um telefone com Android do que muitos imaginavam. Internamente, o modelo tinha o nome de código “Mountain View” (mais sugestivo, impossível), e antes que a venda para a Microsoft se tornasse oficial, a Foxconn já tinha fabricado e enviado as mais de 10 mil unidades para os QGs da Nokia.

A parte mais interessante desse rumor é que esse dispositivo ainda está em produção nesse exato momento. A equipe de pesquisa e desenvolvimento da Nokia em Beijing segue trabalhando nesse projeto, uma vez que a compra da Nokia por parte da Microsoft ainda não está concluída, algo que só deve acontecer de forma oficial no mês de novembro.

E a Nokia não se rende. Fica cada vez mais claro que a empresa quer ter garantias que se sua nova situação não prospera, que eles ao menos possam se apoiar em alguma coisa para se salvar. Ainda acho que o futuro da Nokia será com a Microsoft mesmo, e que muito dificilmente veremos um smartphone da empresa rodando o sistema Android. De qualquer forma, sei que essa ideia agra a muitos (a mim também, de certa forma).

A combinação de hardware que os smartphones da Nokia presentam, combinado com um sistema operacional maduro como é o Android, dá como resultado um dispositivo que com certeza chamaria muio mais atenção do que aquele que apenas “tapa buracos” em alguns mercados localizados.

Via ALT140, CTechnology