windows10-no-lugar-do-android

A poucos meses do lançamento do Windows 10 Mobile, um rumor que já apareceu no passado volta a povoar os sites de tecnologia no presente. Rumor esse que, de novo, é difícil de acreditar que possa se tornar uma realidade. Mas há quem garante que a Microsoft vai abandonar o Windows Phone em favor do Android nos smartphones e tablets de tamanho médio.

As especulações se baseiam na recente venda de uma parte do Bing Maps para o Uber, e a passagem do negócio de publicidade web para a AOL e AppNexus, com a redução de 1.200 postos de trabalho. Os rumores se reforçam também por conta de uma carta de Satya Nadella para os funcionários, onde indica que a Microsoft deve estar preparada ‘para tomar decisões difíceis em áreas nas quais as coisas não estão funcionando’. Uma dessas áreas é, obviamente, o Windows Phone, que não conta com terceiros fabricantes sustentando sua participação de mercado, que segue abaixo dos 4%.

Isso quer dizer que a Microsoft vai abandonar o Windows Phone para adotar o Android, a poucos meses do lançamento do Windows 10 Mobile, e com alguns fabricantes como HTC ou Samsung apostando na plataforma com alguns modelos?

Óbvio que não. Mas bem sabemos como funcionam os rumores na internet. Particularmente, esse movimento parece ser algo impensável. Com isso, a Microsoft deixaria o caminho livre para Google e Apple em plena era da mobilidade, depois de grandes investimentos no seu ecossistema móvel, em uma aposta que marcou (inclusive) o desenvolvimento e o design do Windows para desktops e projetos para portar aplicativos Android e iOS para o Windows.

A Microsoft precisa criar o Windows 10 Mobile atraente, e convencer os grandes fabricantes de smartphones a investirem nele, Além de ajudar o Lumia a recuperar o mercado.

Via Phone Arena