Welcome to Office, iOS users!

Que a Microsoft estava desenvolvendo uma versão para o sistema operacional móvel da Apple do Microsoft Office, todo mundo já sabia. O que ninguém sabia é quando o pacote de escritório iria chegar aos dispositivos móveis da plataforma. Segundo Tom Warren, do site The Verge, fontes próximas ao assunto confirmam que não só a versão para o iOS está em desenvolvimento, mas também a versão para o Android, e que ambas seriam lançadas até o final do primeiro semestre de 2013.

Isso mostra que a Microsoft, apesar de manifestar um discurso claro de se voltar mais para o mercado de eletrônicos de consumo, não abandonou por completo a parte de desenvolvimento de software, e está trabalhando mais para conquistar uma fatia de mercado que hoje é tão ou mais importante que os softwares para os desktops. Até porque eles mesmos sabem que podem gerar lucros com o Office no mercado mobile, principalmente em sua utilização nos tablets, alcançando um público gigante nos dois principais sistemas do mercado, e oferecendo uma iniciativa mais completa e eficiente que o Google Drive ou o Documents To Go.

O Office Mobile vai contar apenas com os recursos mais usados pela maioria dos usuários do pacote de escritório, ou seja, Word, Excel e PowerPoint. Os principais recursos de edição estarão presentes na plataforma, permitindo uma experiência bem funcional para a maioria dos usuários. Para recursos mais avançados, o usuário terá a opção de criar uma conta no serviço Microsoft Office 365, que por
sua vez pode ser desbloqueado em uma versão paga do serviço. Os
usuários do iOS poderão também adquirir uma licença corporativa da
versão mobile do Office, podendo assim distribuir os códigos de compra
entre os seus funcionários.

As fontes também alertam que o Office 365 “não está muito longe da versão do Office para desktops”, o que pode fazer com que essa opção (Microsoft Office for iOS/Android, trabalhando em conjunto com o Office 365) seja uma alternativa mais popular (e barata) que o Microsoft Office tradicional, segmentando os produtos em categorias que atendem de forma mais específica os usuários com diferentes necessidades e objetivos.

O lançamento do Microsoft Office para o iOS é esperada para o mês de fevereiro ou, no máximo, no começo de março de 2013, enquanto que a versão para o Android tem previsão de lançamento para o mês de maio. Como era de se esperar, a Microsoft não se pronuncia sobre o assunto.