Pelo visto, a Microsoft se animou mesmo com o Surface. Tanto, que os primeiros rumores sobre a produção de um tablet pensado no mercado de games já começam a circular pela internet. De acordo com Tom Warren, do site The Verge, a gigante de Redmond já está trabalhando em um “Xbox Surface”, um tablet de 7 polegadas dedicado aos games, que seria lançado antes da nova versão do console doméstico da empresa, o Xbox 720.

Os rumores sobre esse tablet dedicado ao universo Xbox começaram a aparecer em junho, quando as supostas especificações do produto em desenvolvimento vazaram. Mas agora ganham mais força com o post publicado pelo editor do The Verge, que revela mais detalhes sobre o assunto. A ideia da Microsoft é lançar um produto exclusivamente focado no entretenimento, expandindo assim as funcionalidades do seu console doméstico, integrando parte de suas funcionalidades em uma tela menor.

Além disso, a Microsoft estaria de olho em uma possível concorrência com o Wii U da Nintendo, que de certo modo introduziu no mundo dos consoles domésticos um controle com uma grande tela, que interage com o console. Porém, a promessa é que o Xbox Surface vá um pouco além disso, oferecendo recursos mínimos de conectividade e “algumas outras funções presentes nos tablets”, sem detalhar quais são.

Uma das dúvidas da Microsoft para o projeto do Xbox Surface é se eles vão adicionar um processador ARM ou um novo SoC da Intel. Tudo vai depender como será o envolvimento entre Intel e Microsoft no desenvolvimento do dispositivo. Além disso, entre as demais especificações listadas pela matéria, encontramos uma tela de 7 polegadas multitouch (1280 x 720), conectividades Bluetooth e WiFi, um conector sem fio de 2.4 GHz entre o dispositivo e o console, 5 GB de memória, que trabalha em conjunto com uma GPU AMD de 28 nanômetros, que por sua vez contará com 1.2 GB de GDDR5 RAM, além de um HD de 250 GB (10.000 RPM).

Abaixo, a suposta tabela de especificações de hardware do Xbox Surface.

De acordo com tais especificações, a mesma equipe responsável pelo desenvolvimento do hardware do Surface original está secretamente trabalhando (mesmo que parcialmente) na evolução do Xbox Surface. Também podemos concluir que esse vínculo de desenvolvimento pode fazer com que essa mesma equipe seja a responsável pela produção dos futuros lançamentos de hardware da Microosft que fatalmente vão aparecer nos próximos trimestres.

O próprio CEO da Microsoft, Steve Ballmer, já afirmou por diversas oportunidades que a sua empresa vai “obviamente” produzir mais produtos de hardware de fabricação própria, mas se negou a especificar qual seria o segmento de mercado a ser explorado. Entretanto, com o Xbox SmartGlass atuando com o uma segunda tela para os consoles Xbox, ver a Microsoft se focando mais no mercado de games não chega a ser uma grande surpresa, até porque esse pode ser o apelo que falta para que o ecossistema tão desejado por Steve Ballmer se torno efetivo e completo.

Por fim, a matéria do The Verge afirma que o Xbox Surface está sendo desenvolvido em segredo, em locais bem protegidos no Microsoft Campus. Ao mesmo tempo, a própria Microsoft está desativando algumas linhas de produção do Xbox, o que reforça a teoria que a empresa está pelo menos testando um novo hardware pensado nos games. Se tudo isso tem sentido ou não, só o tempo vai dizer. Por enquanto, a Microsoft se recusa a comentar rumores.