Se a Apple pudesse colocar uma plaquinha em frente de sua sede em Cupertino, Califórnia, essa placa teria os dizeres “homens trabalhando”. Bom, isso é o que estão dizendo lã na Ásia. Rumores publicados pelo jornal chinês Commercial Times (e divulgados pelo site Digitimes) sugerem que a Apple já estaria trabalhando nos produtos que chegarão ao mercado até a primeira metade de 2013.

Segundo a publicação, estariam em fase de produção um novo iPhone (iPhone 5S) e um novo iPad (iPad de quinta geração ou um iPad Mini 2 com tela Retina), que chegariam ao mercado já na primeira metade de 2013. Ainda segundo o Digitimes, a produção inicial desse suposto iPhone 5S seira de 50 mil a 100 mil unidades, e que já estaria disponível para testes entre os funcionários da Apple e para algumas operadoras e órgãos regulamentadores internacionais a partir do mês de dezembro, principalmente para poder acelerar o processo de certificação das peças e materiais a serem utilizados no dispositivo.

Com isso, a Apple conseguiria acelerar o processo de produção do novo smartphone, podendo assim oferecer o dispositivo dentro do prazo inicialmente especulado, ou seja, no primeiro semestre de 2013. Se isso acontecer, teremos mais um ciclo de lançamento de uma nova versão do smartphone alterada, reduzindo essa janela de lançamento de um modelo para outro em, pelo menos, nove meses. Isso se torna possível, uma vez que a própria Apple pegou todo mundo de surpresa no mês de outubro, quando apresentou ao mundo o iPad de quarta geração, apenas seis meses depois de lançar o iPad de terceira geração.

Sobre um novo iPad, o Commercial Times afirma que devemos nos preparar para uma precoce atualização do iPad Mini, uma vez que o modelo atual (que não possui a tela Retina) recebeu algumas críticas da mídia especializada e dos próprios fãs da Apple, por oferecer uma resolução de tela mais baixa que a esperada. O iPad Mini conta com uma resolução de tela de 1024 x 768, com uma menor densidade de píxels por polegada que os seus principais concorrentes (Kindle Fire HD e Nexus 7).

Por fim, uma segunda matéria publicada pelo China Times (e reproduzida pelo site Business Insider) indica que o projeto da Apple iTV pode finalmente chegar ao mercado em 2013. Poucas informações sobre o produto são passadas, mas existe a possibilidade do produto também ser lançado no primeiro semestre de 2013.

É claro que tudo o que foi divulgado nesse post está naquela famosa “zona dos rumores”, nas notícias preliminares. Acho difícil um novo ciclo de dispositivos da Apple com um pouco mais de seis meses de intervalo. Até porque nem é a proposta da Apple lançar um produto atrás do outro em tão pouco tempo. Porém, vamos esperar. Se esses produtos realmente existirem, saberemos mais sobre eles a partir de 2013.