Muito bem, quando o iPhone 4S foi lançado no ano passado, o iPhone 3GS se tornou o “iPhone de entrada” da Apple, permitindo que consumidores que até então nunca tiveram um smartphone da Apple pudessem adquirir o produto a um preço realmente barato. Lá fora, ele era oferecido de graça (com contrato de 2 anos com a operadora escolhida), e no Brasil, foi o único iPhone que eu me lembro de ser vendido a menos de R$ 1 mil, e esse valor, totalmente desbloqueado.

Mas tudo indica que vamos ter que nos despedir do nosso velho amigo, que já está no mercado há 3 anos. Segundo o site The Telegraph, com a chegada do iPhone 5, a Apple deve finalmente dar o descanso merecido ao iPhone 3GS, descontinuando o modelo e retirando o mesmo do mercado. Porém, para quem não está com tanta grana para gastar em um smartphone, aí vai a boa notícia: a mesma fonte informa que a ideia da Apple é introduzir no mercado o iPhone 4 de 8 GB, que assumiria o posto de opção econômica da empresa. O iPhone 5 contará com as opções de armazenamento tradicionais – 16, 32 e 64 GB.

Entretanto, ainda há especulações que podem desmentir tal informação, uma vez que o iOS 6 ainda é compatível com o iPhone 3GS (mesmo que sem todos os seus recursos disponíveis), e isso poderia fazer com que a Apple mantenha o modelo no mercado por mais algum tempo. Em todo caso, é sempre bom lembrar que, com a chegada do novo iPhone, o 3GS vai se tornar um verdadeiro “ancião” no mundo da tecnologia, e pelo menos aqui no Brasil, ele não vale mais o valor que é cobrado. Se ele ficar no mercado, será que o seu preço vai cair? É esperar para ver.

Via The Telegraph