google-nexus05

De acordo com o conhecido jornalista russo Eldar Murtazin, a Google vai descontinuar a sua linha de produtos Nexus em 2015. O motivo é simples: substituí-la pela família Google Play Edition, que segue aumentando em tamanho.

Nesse momento, já estão disponíveis no mercado uma boa quantidade de dispositivos na linha Google Play Edition, incluindo: Samsung Galaxy S4, HTC One, Sony Xperia Z Ultra, Motorola Moto G e LG G Pad 8.3. Como característica principal, todos esses produtos contam com o sistema operacional Android em modo “stock”, ou em estado puro, da mesma forma como encontramos na linha Nexus hoje.

Porém, os modelos da linha Google Play Edition ainda recebem atualizações por conta dos fabricantes, e não da Google, que primeiro lança novas versões do Android para os modelos da linha Nexus, para só depois oferecer os updates para a edição Google Play.

Em uma sequência de mensagens no Twitter, Murtazin afirma que veremos novos dispositivos da linha Nexus nesse ano, mas depois disso não mais. Pode ser uma notícia um pouco chocante para os fãs do Android e, em particular, dos smartphones e tablets dessa consagrada família de produtos, mas pelo menos por enquanto, não há muito o que temer. Eldar não menciona a fonte de sua informação, e o próprio já errou em alguns rumores no passado.

De qualquer forma, esperemos uma palavra oficial da Google.

E você? Acha que é possível a Google acabar com a linha Nexus?

Via @EldarMurtazin