apple-itunes

Segundo indicam os recentes rumores, a Apple estaria finalizando os detalhes para o lançamento de um serviço de música via streaming chamado (ao menos por enquanto) iRadio. Para que o produto se transforme em uma realidade, a gigante de Redmond necessita de apoio das principais gravadoras, e ontem (02/06), eles teriam chegado a um acordo com a Warner Music, a terceira maior gravadora do mundo.

O acordo seria similar ao fechado previamente pela Apple com a Universal Music (a #1 do mercado mundial), mas ainda faltaria a segunda maior gravadora do mercado: a Sony.

O novo serviço (que já tinha sido mencionado antes) está sendo comparado com o Pandora, mas a grande diferença está no pagamento que os donos das músicas receberiam. A Apple propõe um pagamento muito maior que a concorrência oferece (ainda que serviços como Spotify, Rdio e Google não tenham sido mencionados pelas fontes que citam os rumores).

Além disso, outro ponto a favor da Apple durante o processo de negociações seria o fato que o serviço estaria integrado ao iTunes. Logo, seria possível adquirir as canções executadas por streaming sem maiores complicações ou interrupções para o usuário. Esse é um ponto importante, pois 70% do valor das vendas do iTunes é entregue ao dono da música.

Ainda que as coisas pareçam ser muito interessantes no papel, é importante deixar claro que, mesmo com fontes confiáveis, o que temos aqui ainda são rumores, e que o anúncio do iRadio durante a WWDC 2013 não está garantido. mesmo assim, a informação provém de alguns dos veículos de imprensa mais importantes dos Estados Unidos, e pelo histórico, podemos aqui aplicar a teoria do “onde há fumaça, há fogo”.

Via Billboard, Wall Street Journal, New York Times, CNET