2011-04-20-colorwarebeats.jpg

Matérias recém publicadas pelo Financial Times e pela Bloomberg garantem que a Apple está fechando os últimos detalhes da compra da Beats Audio, especializada em fones de ouvido e acessórios de áudio. O valor estimado da compra é de US$ 3.2 bilhões.

Se confirmada a notícia, a operação será anunciada oficialmente na semana que vem. A compra da Beats é uma manobra considerada (de certo modo) estranha, se pensarmos na sua divisão de hardware. Apesar de muito populares nos Estados Unidos, os fones da empresa são descritos pelos amantes da alta fidelidade de áudio mais como um acessório da moda do que como um dispositivo de áudio a ser levado a sério.

Mas o motivo da compra poderia ser outro. A Beats é proprietária de várias patentes relacionadas ao universo do som e da música, que foram adquiridas pouco depois de sua fundação, sem falar de um bem sucedido serviço de streaming de músicas, que está muito bem posicionado em uma acirrada competição com o Spotify no mercado norte-americano. O serviço pode ser a pedra angular que a Apple precisa para impulsionar de forma definitiva o iTunes Radio.

Outra possível explicação para a compra é que a Apple quer absorver a TopSpin Media, a plataforma de marketing e comércio eletrônico que a Beats é proprietária.

Seja qual for o motivo, devemos descobrir em breve os reais objetivos dessa transação.

Via Financial Times, Bloomberg