iphone-shopping

Segundo o Wall Street Journal, a Apple está se preparando para lançar um sistema de pagamento mobile que aproveita a base instalada de iphones e iPads que também vai tirar proveito dos cartões de crédito associados ao iTunes.

De acordo com as fontes do WSJ próximas ao assunto, o sistema vai permitir a realização de pagamentos de compras físicas de qualquer espécie, em qualquer tipo de loja. A responsável pelo projeto é Jennifer Bailey, que antes era responsável pelas lojas online da Apple, o que demonstra uma aposta alta da empresa de Cupertino no novo projeto.

O sistema competiria diretamente com os outros serviços do mercado, como PayPal, Square ou Stripe. Até agora, o máximo que a Apple permitia era que o usuário realizasse alguns pagamentos nas suas lojas físicas através de sua conta no iTunes. E, com 575 milhões de usuários registrados em sua loja, o potencial da proposta já nasce enorme.

O movimento também mostra o crescente interesse da Apple em tirar partido dos smartphones no comércio em geral. Sua tecnologia iBeacon, que estreou no iOS 7, é outra promessa nesse segmento, uma vez que já está presente em 254 lojas da Apple nos Estados Unidos, e redes como Safeway e Giant Eagle já contam com a infraestrutura necessária para ser compatível com o formato.

Vale lembrar que o iBeacon usa a tecnologia Bluetooth 4.0, que está presente nos últimos dispositivos da Apple, além de contar com um raio de ação muito maior (50 metros) que alternativas como o NFC (que a Apple não pensa em integrar nos seus dispositivos, por enquanto).

Via Wall Street Journal