amazon-logo

ATUALIZADO em 09/09/2013 @ 08h38: a Amazon já desmentiu tudo isso.

Estaria a Amazon disposta a entrar de cabeça no mercado de smartphones, sem medir esforços para atrair os holofotes para si? Bom, o site Geeky Gadgets, citando a pessoa de Jessica Lessin, que por sua vez tem fontes próximas ao assunto, afirma que a Amazon não só tem plenos de desenvolver e ofertar o seu próprio smartphone, como planeja oferecer o produto aos seus clientes de graça.

Não é de hoje que se especula o lançamento de um smartphone da Amazon, porém, esse projeto nunca se tornou oficial. Ou pelo menos a Amazon nunca quis torná-lo oficial. No lugar dos telefones, eles decidiram apostar nos tablets, e foram bem sucedidos com o Kindle Fire.

Além disso, não há maiores detalhes sobre como a Amazon vai conseguir oferecer um produto desse porte, com um relativo custo de produção, a custo zero para o consumidor final. A fonte informa que a empresa está conversando com várias operadoras ao redor do planeta sobre a oferta desse dispositivo, mesmo sendo muito mais provável que eles ofereçam o produto no seu próprio site.

Existe também a possibilidade da Amazon solicitar aos seus usuários para que assinem o serviço Amazon Prime, mas a fonte também menciona que “os usuários familiares, que são o público-alvo da Amazon, querem que o dispositivo seja gratuito independente ou não se as pessoas vão assinar dois planos de telefonia móvel ao mesmo tempo”.

Lá fora, muitas operadoras oferecem velhos smartphones com preços baixos (quero dizer, realmente baixos, como US$ 1, por exemplo), mas o usuário é forçado a assinar um contrato de permanência de dois anos com a operadora. Isso pode dificultar a missão da Amazon em oferecer algo que as operadoras não são capazes, ou seja, um smartphone que realmente seja gratuito: sem custo de compra e livre de contratos.

A Amazon não comenta o assunto (e isso já era esperado), mas vamos ficar de olho nos próximos acontecimentos.

Via Jessica Lessin, Geeky Gadgets