amazon-prime-instant-video

Na próxima semana, a Amazon vai realizar um evento relacionado aos serviços de vídeo e o lar. Se até agora todos os sinais apontava para um streamer de conteúdos com importante foco para os videogames, o Wall Street Journal revela hoje um adicional interessante: podemos ter um serviço de streaming de vídeo gratuito com publicidade.

Esta nova via de negócios da Amazon incluiria tanto o conteúdo de produções originais como de terceiros. De fato, a Amazon já investe a algum tempo nos dois segmentos: estima-se que em 2013, eles gastaram US$ 1 bilhão na produção de conteúdo para o seu serviço de streaming.

A diferença da Amazon para os seus rivais seria a publicidade. Eles planejam oferecer uma nova via de acesso ao seu conteúdo pelos canais já existentes, mas de forma gratuita, ou seja, sem a necessidade de assinatura ao seu serviço premium de compras. Também vai servir para a Amazon entrar em competição direta com as principais empresas do segmento de streaming, assim como no mercado de publicidade em conteúdos multimídia.

Isso não significa o fim da Amazon Prime. Pelo contrário: a publicidade vinculada pode ser até um estímulo para muitos adquirirem a assinatura anual, para justamente não ter que sofrer interrupções nos programas assistidos.

Com o formato de vídeos com publicidade, a Amazon pode oferecer videoclipes musicais associados a buscas na sua própria loja, o que pode ser melhorado, levando em conta tudo o que a gigante do e-commerce já conhece dos nossos gostos e hábitos.

Por enquanto, tudo está na zona dos rumores. Na semana que vem, vamos descobrir a verdade sobre os planos da Amazon.

Via WSJ