650_1000_telefonos-robados

As medidas tomadas pelos fabricantes de smartphones para desestimular as tentativas de roubos dos dispositivos, assim como as leis que obrigam os fabricantes a introduzir o kill switch nos aparelhos começam a dar resultados. O roubo de iPhones caiu em 40% em San Francisco, e em 25% em Nova York, enquanto que o índice de smartphones roubados em Londres caiu pela metade.

São quedas muito importantes, levando em conta que em várias cidades da Califórnia esse tipo de delito era mais da metade do total de incidentes registrados. O roubo de smartphones foi um bom negócio para os marginais nos últimos anos, diante de uma indústria e legisladores lentos na hora de enfrentar o problema.

Porem, medidas que permitem o bloqueio do dispositivo ou a remoção do seu conteúdo remoto fizeram com que o índice de criminalidade registrasse uma queda considerável. Os dados são positivos, mas a indústria de telefonia móvel ainda precisa avançar nesse aspecto. Não apenas na inclusão de recursos como kill switch, mas também uma maior colaboração entre operadoras, governos e autoridades policiais, para que um dispositivo roubado não possa ser usado por mais ninguém.

Via Reuters