formula-e

A FIA quer transformar a Formula E (categoria de monoposto com carros elétricos) em uma outra categoria, com carros autônomos, sem pilotos. A Roborace pode dar os seus primeiros passos na temporada 2016-2017.

Pelo menos 10 equipes farão parte dessa nova categoria, com dois carros cada. Serão 20 competidores, mas nenhum piloto, e as provas acontecerão antes das etapas da Formula E, sendo um atrativo a mais para o evento.

As corridas terão duração de uma hora, onde os carros autônomos e elétricos terão que demostrar qual deles possui a melhor inteligência artificial para vencer. Os algoritmos de condução serão estreados nas provas, mas as estratégias virão do que foi trabalhado nos carros da Fórmula E.

roborace

Uma das equipes é formada pela comunidade entusiasta de tecnologia, com especialistas em algoritmos que trabalham frente a frente com grandes empresas e instituições. A velocidade máxima desses carros elétricos é de 300 Km/h, superando o carro autônomo mais rápido do planeta, o Audi RS7. A Roborace vai se colocar em funcionamento com a ajuda da empresa Kinetik.

 

Via FIA