Chegou a hora. Finalmente, temos uma data. Depois de muitas pistas e demonstrações apresentadas nos últimos meses envolvendo o BlackBerry 10, a Research in Motion finalmente escolheu uma data em seu calendário para apresentar o sistema operacional ao mundo de forma oficial. Anote na agenda: 30 de janeiro de 2013.

O lançamento, segundo a própria Research in Motion especifica em sua nota de imprensa, vai acontecer simultaneamente em vários países ao redor do planeta, mas sem revelar quais são esses países. A RIM garante que no próprio evento serão revelados detalhes como disponibilidades, preços e datas de lançamento dos modelos ao mercado.

Thorsten Heins, CEO da RIM, afirma que:

“Ao criar o BlackBerry 10, nos propusemos a oferecer uma experiência de computação móvel realmente única, e que se adaptará constantemente às necessidades do usuário. Nossa equipe trabalhou de forma incansável para poder oferecer aos nossos clientes novas funcionalidades, assim como um navegador de primeiro nível, um amplo catálogo de aplicativos e capacidades multimídia inovadoras. Tudo isso fará parte de uma experiência de usuário (oferecida pela interface BlackBerry Flow) que não se parece com a de nenhum smartphone que podemos encontrar no mercado hoje”.

Para a Research in Motion, o BlackBerry 10 é praticamente o seu “tiro de misericórdia” dentro do mercado mobile. Ou o sistema dá muito certo, sendo um grande sucesso junto ao consumidor, ou é praticamente o fim das atividades da empresa de Waterloo no mercado mobile. Talvez essa demora no lançamento do BB10 se explique na necessidade real e imediata da empresa acertar nessa oferta de sistema operacional. Por outro lado, enquanto a empresa demora mais do que o esperado no lançamento do novo sistema operacional, os seus concorrentes diretos se movimentaram, e muito. A Apple lançou o iOS 6 e o iPhone 5; o Google atualizou o Android (4.2), lançou o LG Neuxs 4 e mais duas novas opções de tablets (isso porque não falamos nos outros fabricantes), e a Microsoft apresentou ao mundo o Windows Phone 8, e novos dispositivos da Nokia, HTC e Samsung chegam ao mercado.

Por outro lado, as versões de testes do BlackBerry 10 foram muito elogiadas por aqueles que tiveram a oportunidade de testá-lo, com destaque especial ao seu teclado virtual, à interface BlackBerry Flow, e ao serviço BlackBerry Balance, que é capaz de separar dados e aplicativos pessoas e corporativos de forma inteligente. Só nos resta esperar até janeiro de 2013, para saber exatamente a que veio o novo sistema móvel da RIM.