A RIM (Research in Motion) não realizou nenhuma grande coletiva de imprensa na CES 2013. Mas isso não quer dizer que eles não estão em Las Vegas, promovendo o seu novo sistema operacional de alguma forma. Eles estão fazendo isso, mas da forma mais discreta possível.

Jeff Gadway, gerente sênior de marketing para os produtos BlackBerry, esteve com o pessoal da Forbes em Las Vegas, onde ele falou (e demonstrou) alguns detalhes importantes do novo sistema operacional móvel, e como ele pode ajudar a recolocar a RIM na disputa do mercado mobile.

Entre outras coisas, Gadway mostrou as propriedades multitarefa do BlackBerry 10, que vai permitir que os usuários acessem de forma simples as suas mensagens mais importantes, com a ajuda da sua nova central de mensagens, a BlackBerry Hub. E tudo isso, sem precisar fechar nenhum aplicativo que está ativo naquele momento. O que torna esse recurso especialmente interessante é que Gadgway executa essa ação com apenas dois gestos do dedo: um gesto vindo do topo da tela para abrir a janela do aplicativo, e um segundo gesto, para abrir as mensagens.

Gadway também mostrou o BlackBerry Hub em si, que atua como um centro de mensagens do dispositivo como um todo, e em diferentes fontes de mensagens, como várias contas de e-mail, conta do BlackBerry Messenger, redes sociais e mensagens de texto. Tudo, eu um único local. A RIM já tornou compatível alguns dos principais serviços da internet com o seu hub, como o Facebook, Twitter e LinkedIn, e o Hub contará com uma API aberta, para que desenvolvedores possam adicionar os seus serviços de mensagens e redes sociais com facilidade.

Por fim, Gadway demonstrou a nova tecnologia da RIM, incluindo o novo teclado virtual, que propõe um sistema de auto-completar em um outro nível. O usuário pode, por exemplo simplesmente adicionar uma palavra sugerida integrando com um único gesto na palavra apresentada.

Todas as funções apresentadas mostram um sistema bem promissor, e acredito que vale a pena a espera pelo dia 30 de janeiro, para ver o BlackBerry 10 por completo e em detalhes.

Via BGR.com