comparativo-smartphones-top-2016

 

2016 está chegando ao fim, e já podemos fazer a revisão final dos smartphones top de linha apresentados ao longo do ano. A ideia é colocá-los em perspectiva e compará-los em três blocos principais.

O fator comum para os modelos é presença dos melhores processadores do mercado (Snapdragon 820/821, MediaTek Helio X20/X25, HiSilicon Kirin 955/960 ou Exynos 8890).

O Meizu PRO 6 Plus foi o último a ser apresentado, entrando no grupo de modelos com tela de 5.5 polegadas ou mais e resolução QHD.

Os modelos incorporam as últimas tendências de 2016, como designs quase sem bordas ou com telas curvas, melhoras na câmera, maior cuidado no som, entre outros fatores.

Dividimos os smartpones em três grandes grupos: telas com 5.5 polegadas e elevada resolução, grandes telas com resolução Full HD e telas na casa das 5 polegadas.

 

 

Tela a partir de 5.5 polegadas e máxima resolução

 

meizu-pro-6-plus

 

Os detalhes específicos nas telas de smartphones estão cada vez mais em evidência nos smartphones top de linha. Acompanhado disso, temos outros fatores imprescindíveis, como carga rápida, USB Type-C, sensor de digitais e resistência à água e poeira.

O Meizu Pro 6 Plus foi o último a chegar, e é inspirado nos principais rivais: na Apple, com sua tela 3D Press, e na Samsung, por receber o mesmo processador do Galaxy S7, mas com uma tela de 5. 7 polegadas, o mesmo tamanho do Galaxy Note 7.

 

mi-note-2

 

O Xiaomi Mi Note 2 também se destaca pelo design curvo com efeito 3D nas partes frontal e traseira, o que o torna muito parecido com os modelos Edge da Samsung, também com acabamento em cristal.

 

le-eco-le-max

 

Porém, o mais econômico com essas características é o LeEco Le Max 2, com bordas laterais milimétricas e sensor de digitais na parte traseira. Quer fazer frente à Xiaomi e Meizu.

Vale lembrar que o ZTE Axon 7, inspirado no design dos antigos HTC One, possui um alto-falante duplo frontal estéreo com Dolby Atmons, mas com um ar mais moderno. O som promete ser excelente pelos fones de ouvido, e seu design é levemente inspirado no HP Elite 3, o único do comparativo com Windows 10 e compatível com o modo Continuum.

 

GalaxyS7Edge

 

O Samsung Galaxy S7 Edge é uma das referências. Foi o primeiro a apostar em um design curvado com efeito 3D nas quatro faces, deixando o smartphone mais ergonômico e atraente.

Também conta com carga sem fio, resistência à água e funcionalidade Always One para tentar economizar bateria na exibição de notificações.

 

google-pixel-2016-topo

 

O Google Pixel XL é outro phablet top de linha de destaque.

Além de um design muito bem cuidado, é o primeiro smartphone com Android 7.1 Nougat, sendo também o primeiro a receber as futuras atualizações durante os próximos dois anos (pelo menos).

Também recebe o novo Pixel Launcher, assistente pessoal da Google, e um Google Photos que salva fotos e vídeos em sua resolução original, de forma ilimitada e gratuita.

 

lg-v20

 

O LG V20 deixou de lado o fracassado design modular do LG G5, apostando com uma construção com metais mais resistentes à quedas, integrando uma segunda tela 2.1″ exclusiva para notificações, também visando economizar bateria e incluindo fones B&O Quad DAC de 32 bits.

 

moto-z

 

O Moto Z by Lenovo se destaca pelos Moto Snaps, que ampliam suas possibilidades e melhoram a experiência de uso, com uma solução mais prática que os módulos LG Friends do LG G5. E sim… ele não tem conector para fones de ouvido.

 

blackberry-dtek60

 

Fechando esse primeiro bloco, temos a volta da BlackBerry com seus dispositivos Android com um extra de segurança, onde a última aposta é o BlackBeery DTEK60, fabricado pela TCL.

 

 

Grandes telas com resolução Full HD

 

iphone-7-plus-final-02

 

Passando para os modelos com tela em Full HD, o iPhone 7 Plus é um dos mais atraentes.

Destacamos a sua ótima câmera dual, a resistência à água, a tela 3D Touch, o novo alto-falantes estéreo e os fones de ouvido sem fio que eliminam o conector tradicional.

 

oneplus-3t-06

 

O OnePlus 3T também é bem recente, e entrega um melhor desempenho geral e de bateria, maior proteção da câmera e, mesmo assim, mantém um preço atraente. Seu maior rival? Sua experiência de uso.

 

huawei-mate-9

 

O Huawei Mate 9 agora tem tela de 5.9 polegadas, e mais uma vez conta com câmeras com certificação Leica, apesar destes sensores não estarem no mesmo nível dos melhores do mercado.

 

xiaomi-mi5-final-01

 

A Xiaomi se destaca com dois modelos. O Xiaomi Mi 5s Plus, em formato tradicional, e o surpreendente Xiaomi Mi Mix, que elimina a borda superior, entregando uma tela de 6.4 polegadas em dimensões bem ajustadas.

 

xiaomi-mi-mix-2

 

Além da chamativa parte frontal, o Xiaomi Mi Mix também se destaca pela construção de cerâmica com soluções inovadoras, como uma tecnologia que substitui o alto-falante tradicional ou sensor de proximidade por um cantilever piezoelétrico, onde tudo fica oculto atrás da tela.

Fecham o segundo bloco desse resumo as demais marcas chinesas que disputam nessa faixa, com modelos como o Asus Zenfone 3 Deluxe de 5.7 polegadas, o ZTE Nubia Z11 sem bordas laterais, o Elephone S7 com design com efeito 3D nas partes traseira e frontal, o Meizu MX6 com câmeras de resultados suprrendentes, ou o Huawei P9 Plus com sua câmera dual.

 

 

Tela de aproximadamente 5 polegadas

 

iphone-7-final

 

Para o terceiro e último bloco da nossa revisão dos modelos top de linha de 2016, selecionamos os smartphones com telas de tamanhos mais comuns, na faixa das 5 polegadas.

Começando pelo iPhone 7, com tela de 4.7 polegadas sensível à pressão, resistência à água e um excelente desempenho graças a um iOS sob medida e muito otimizado. Seu ecossistema mais fechado é um dos principais motivos para o iPhone ser objeto de amor e ódio entre os usuários.

 

google-pixel-by-google

 

O Google Pixel com 5 polegadas inclui os mesmos recursos do modelo maior, incluindo o Android 7.1.

 

Galaxy-S7-teaser

 

O Samsung Galaxy S7 se mantém como um dos melhores smartphones de 2016, apesar de ser um modelo apresentado em fevereiro. É um dos mais resistentes à água e poeira.

 

htc-10

 

Com 5.2 polegadas, o HTC 10 é outro entre os melhores do ano, com uma câmera a altura dos melhores, uma qualidade de som acima dos demais, e um design com acabamento excelente, que poucos conseguem igualar.

 

sony xperia XZ

 

O Sony Xperia XZ entrega uma melhora notável de som, tanto dos alto-falantes como nos fones de ouvido. É outro modelo que foi atualizado no final do ano para melhorar o dispositivo e ser o carro chefe da nova família Xperia X.

 

LG G5

 

O LG G5 foi um dos modelos mais ousados de 2016, com um design que permitia a adição de módulos, ou LG Friends, melhorando aspectos como bateria, câmera ou áudio.

 

huawei-p9-oficial-01

 

O Huawei P9 também apostou em uma câmera dual certificada pela Leica (uma monocromática e outra colorida), aportando mais dados à fotografia para melhorar os resultados da foto final, com detalhes mais definidos. Além disso, o desempenho geral do smartphone é um dos melhores.

 

meizu-pro-6

 

Por fim, temos outros três modelos bem equilibrados, com design e especificações de destaque.

Falamos do Xiaomi Mi 5s com 3D Touch e uma versão do Mi 5 com estabilizador ótico de quatro eixos.

O Meizu PRO 6 será um dos seus principais rivais, com um desempenho muito equilibrado.

E o Lenovo Zuk Z2 Pro, com boas configurações e preço competitivo, mas que pode decepcionar diante de modelos com especificações mais débeis.