Mais um review de gadgets para o TargetHD.net. Dessa vez, mostramos um interessante gadget para aqueles que vivem fora de casa e do escritório o dia inteiro, e padecem do sério problema de ficar sem bateria no celular ou no smartphone antes da hora. A Proporta enviou para nós o USB TurboCharger 1200, uma bateria portátil, compatível com qualquer tipo de celular e smartphone, e com boa parte dos gadgets existentes no mercado.

O produto veio em uma caixa discreta e bem compacta. Aliás, não podia deixar de ser. O produto é portátil e compacto. Como ele veio do Reino Unido, suas instruções estão todas em inglês, mas há no manual a sua parte em português, para que você possa compreender como o produto funciona.

Agora, os itens dentro de sua caixa.

De cara, você logo encontra a bateria, o cabo retrátil USB e o seu saquinho com acessórios e manuais. Vamos por partes.

A bateria vem bem acondicionada, com um blister plástico que evita que ele fique se movimentando dentro do produto.

O já citado saquinho com seus acessórios.

E o cabo retrátil USB. Em uma ponta, o conector USB, e na outra, o plug para adaptar os diversos conectores, que veremos mais à frente.

A bateria é bem compacta, e não vai fazer peso, nem volume na sua mochila. Ele é revestido por um acabamento de borracha, que o deixa elegante e, ao mesmo tempo, o protege contra impactos. Acima, você vê os LEDs indicadores de função, e um botão de ativação. Falaremos deles mais pra frente.

Ele é um produto fino, compacto. Lembra até um controle remoto, em termos de volume. Ou uma bateria mesmo, pra facilitar a descrição de suas dimensões.

Ele pode trabalhar com produtos que fazem a carga tanto em 5.0V quanto em 5.5V, bastando que você altere a chave frequência, de acordo com a sua necessidade. E, antes que você me pergunte, caso você acabe errando a frequência de seu produto, ele conta com um recurso de desligamento automático do sistema de carga, evitando assim acidentes desagradáveis.

Na parte traseira da bateria, você tem um de seus trunfos. Este pequeno cabo USB integrado, que fica devidamente acondicionado na bateria, e serve para ser conectado à USB de seu computador, e carregar a bateria. Sim, pois, como ele é um produto portátil, ele tem aquele conceito de você chegar em casa no fim do dia e deixar ele conectado no PC para usá-lo no dia seguinte.

Esta entrada USB é para conectar o cabo retrátil que vai carregar o seu gadget. Agora, vamos ver o que aquela tal sacolinha preta contém.

Ele vem com seis tipos de conectores, tornando o produto compatível com todo o tipo de celulares e smartphones existentes no mercado. Plugs para celulares Nokia, Samsung, Motorola, HTC, iPhone/iPod/iPod Touch, Sony Ericsson… todos estão presentes. Nem mesmo os Palms foram esquecidos (para quem ainda os tem), e isso torna um produto prático para todo e qualquer tipo de usuários.

Por fim, só para registro, ele acompanha um manual de instruções para várias línguas, inclusive o português. Bom, vamos começar a usar o produto.

Como eu disse antes, antes de você usar o produto, você precisa carregá-lo no seu PC ou notebook, para que a bateria fique carregada. Conforme a carga é efetuada, os LEDs em azul vão indicando, de forma automática, qual é o nível de carga existente na bateria. Ela estará completamente carregada quando os três LEDs estiverem acesos de forma constante.

Ele não demora muito tempo para ficar completamente carregado. Em mais ou menos 3 horas, você vai ter uma carga completa da bateria, o que já permite que você possa levá-lo para o trabalho.

Depois de carregada, é a hora de você conectar o plug adaptador correspondente ao seu celular/smartphone no cabo USB retrátil.

Ao conectar no aparelho, ele não recarrega automaticamente, por uma questão de segurança. Para começar a carregar, basta acionar o botão de ativação, que ele começará a carga do seu telefone.

O adaptador fica bem preso ao cabo, e não deixa nenhum ponto de conexão solto, o que garante um procedimento de recarga tranquilo.

O tempo de recarga da bateria do seu celular é de aproximadamente 60 a 90 minutos. Isso lhe permite recarregar, pelo menos, 75% do total da bateria de seu dispositivo móvel, o que já é uma baita mão na roda, ainda mais para quem ia ficar sem usar o celular até o final do dia. É tempo de sobra para você adicionar uma carga no seu smartphone durante uma entrevista coletiva, ou reunião do escritório. Ou quando escreve um post para o seu blog de tecnologia, como esse aqui.

Por fim, o USB TurboCharger 1200 da Proporta está APROVADO. Um dos melhores gadgets que recebemos por aqui, e altamente recomendado para aqueles que precisam mesmo estar em movimento, e não podem ficar sem bateria no seu smartphone. Mesmo porque nós bem sabemos o quanto que um smartphone devora uma bateria, com recursos de internet, GPS, player de multimídia, WiFi, 3G, entre outros.

Para mais informações sobre o produto, acessem o site da Proporta. Clique aqui para acessar.