Mais um review para o blog TargetHD. Recebemos do pessoal da Samsung a TV 3D TA950 (ou T27A950), de 27 polegadas, e depois de um bom período de testes, passamos abaixo nossas impressões. A TV, que chama a atenção pelo design arrojado, também impressiona pela gama de recursos, e pela qualidade final de imagem oferecida ao usuário.

O primeiro (e mais evidente) detalhe dessa TV da Samsung é, sem dúvida, a sua base, que é em formato recortado, diferente da maioria dos modelos que temos no mercado. Além de oferecer um design moderno e arrojado, podendo combinar com a decoração do cômodo onde o eletrodoméstico é instalado.

Quando ligado, a parte frontal da base se ilumina, indicando os seus recursos ativos, e atuando com suporte à navegação do sistema, com setas de navegação e botões seletores sensíveis ao toque.

Outro destaque do seu design é a sua baixa espessura de tela. Apesar de ser uma TV que (teoricamente) não pode ser afixada na parede, pelas suas características físicas, ela ocupa pouco espaço no ambiente. Como disse antes, as chances dessa TV se integrar a qualquer tipo de ambiente são muito grandes.

Visão geral da parte traseira da Samsung T27A950.

Essa TV da Samsung é bem servida de uma boa gama de entradas e conexões. Algumas delas, como a entra RCA, trabalham com adaptadores fornecidos em conjunto com o produto. Além disso, saídas ópticas, entrada de rede, portas USB e HDMI complementam o set de conectores. O usuário tem um bom leque de opções para conectar periféricos e dispositivos diversos nessa TV.

O seu controle remoto é bem completo, com todas as principais funções dispostas em poucas teclas específicas. A Samsung decidiu agrupar os recursos em categorias, e quando você pressiona uma tecla de uma categoria, as demais funções são listadas na tela. Isso diminuiu o número de botões de funções no controle, tornando o uso do acessório mais simples. Mesmo assim, o controle é de grandes dimensões, seguindo o padrão dos controles atuais de TVs, settop boxes e receptores de TV por assinatura. Seu design é simples e objetivo, com teclas com boa resposta aos comandos.

A TV já acompanha uma unidade dos óculos 3D, em tamanho único.

O uso do óculos é relativamente confortável para um uso moderado (pelo menos duas horas), sendo que foi inevitável remover o óculos em alguns momentos, para descansar a vista. Por outro lado, duas horas é tempo suficiente para você assistir a um bom filme em 3D e, em seguida, fazer outra coisa, para não causar fadiga aos olhos.

Para funcionar, os óculos necessitam de uma pequena bateria CR 2025, que pode ser encontrada facilmente em lojas que vendem produtos de informática. E, para manter os seus óculos em boas condições de uso, a Samsung manda também uma pequena flanela, para que você possa deixar as lentes dos óculos sempre limpas.

Colocando a TV em funcionamento, no modo monitor.

Em seu modo monitor, conectado a um cabo HDMI, a TV 3D Samsung TA950 apresentou resultados muito bons em seus testes. A exibição das imagens é plena, com uma bela definição, e dependendo dos seus ajustes, os controles de brilho e contraste podem tornar a imagem mais definida, e com um excelente equilíbrio de cores. A foto acima foi registrada sem nenhum tipo de ajuste prévio, e mesmo assim, a qualidade de imagem é excelente.

Para jogos, a TV da Samsung é perfeita. Principalmente para quem quer jogar no quarto ou escritório. Gráficos exibidos de forma impecável, com excelente definição. As imagens a seguir também foram registradas no seu uso com a porta HDMI.

Os indicadores de funções e recursos ativos na tela também são simples, e de fácil identificação.

Seu menu principal de funções. Simples, mas visualmente elegante, e de fácil identificação de suas funções. O usuário que não tem muita intimidade com essas TVs mais modernas não terá maiores problemas na hora de procurar o ajuste que necessita.

A cada mudança de modo de reprodução, um indicativo avisa a porta em exibição, e sua correspondente resolução.

Aqui, um indicador interessante de consumo de energia, que se alterna, dependendo da função escolhida.

Mais um exemplo de menu de funções da TV da Samsung.

No seu modo 3D, a TA950 apresentou bons resultados. Meus testes ficaram restritos aos vídeos em 3D oferecidos pelo YouTube, pois na ocasião da criação desse review, eu não contava com um Blu-ray Player 3D para testes mais completos (não conto ainda, por enquanto). Porém, mesmo com esses vídeos, os resultados foram satisfatórios. A sensação de profundidade de gráficos e jogadores é maior, e o efeito 3D se torna bem visível. Mas acredito que o recurso deve se tornar efetivo quando usamos a TV para reproduzir filmes em três dimensões, que já são pensados para essa finalidade.

A seguir, algumas imagens da TV no formato 2D, para mostrar a qualidade da imagem em Full HD.

Também testamos a TV no modo de exibição de imagens em SD (no receptor digital da SKY), e a TA950 não faz feio. Ela apresenta uma resolução aceitável (não perfeita, mas aceitável) muito em partes pela sua tela LED, que apresenta resultados melhores que as TVs de LCD. O único ponto que pode causar algum incômodo para os usuários mais exigentes é a qualidade de áudio do produto. A ausência de graves é praticamente completa, e o volume fica abaixo do necessário para quem quer ouvir bem os sons dos jogos ou músicas executadas. Logo, prepare o seu dinheiro para comprar caixas auxiliares ou um home theater, para utilizar com essa TV.

Abaixo, imagens da reprodução através do receptor digital em SD (via cabo RCA).

Por fim, a TV 3D Samsung LED TA950 está APROVADA. É um dos melhores modelos que você pode encontrar no mercado, com um preço sugerido relativamente baixo (R$ 2.199,00), e com um desempenho que pode fazer a alegria daqueles que querem combinar trabalho e entretenimento. Indicado para quem quer ter um monitor de grandes dimensões para trabalhar, ou para quem quer colocar a TV no quarto ou escritório, para reprodução de conteúdos em 2D e 3D, ou em alta definição.

Para mais informações técnicas sobre essa TV da Samsung, clique aqui.