thrustmaster-y250-x

Recebemos da assessoria de imprensa da Thrustmaster no Brasil uma unidade do Y Headset 250x, fones de ouvido dedicados aos games. Disponível em versões para Xbox 360, PlayStation 3 e PCs, o produto promete um maior conforto, flexibilidade e qualidade para comunicação com outros jogadores durante as partidas, uma excelente qualidade de áudio para os jogos, e um maior conforto durante um uso mais prolongado. A seguir, passo minhas impressões sobre o produto, a partir da ótica do jogador.

Antes dos testes, preciso dizer que me encaixo mais no grupo de “jogadores casuais”, usando bem menos o meu videogame (Xbox 360) do que eu gostaria. Muito mais por causa da falta de tempo, por causa da rotina diária. Mas de vez em quando, eu executo os meus jogos preferidos, e me divirto sempre que posso. Logo, toda a análise foi feita diante da perspectiva da maioria dos gamers. É claro que alguns itens que dependem muito mais da percepção individual de cada jogador (como qualidade de graves, médios e agudos) podem variar de jogador para jogador. Mas acredito que minhas impressões podem ajudar a maioria dos compradores em potencial, que procuram bons fones de ouvido para o seu videogame.

O modelo escolhido para os testes foi o destinado ao Xbox 360, mas acredito que os resultados sonoros não devem variar muito de uma versão para outra.

Características Físicas

DSC05926

O Headset Y 250x é um produto com um design moderno, agressivo e visualmente atraente. Apesar da cor branca não ser muito do meu agrado (pois pode encardir com facilidade – você vai ver isso ao longo desse review), não dá para negar que a cor oferece um ar moderno ao produto, ainda mais com os detalhes em verde e cinza. É uma combinação de cores que realmente funciona (mesmo que o console em questão – Xbox 360 – adote hoje a cor preta em sua versão principal).

DSC05931

Aqui está o motivo do “Y” do seu nome. Sua estrutura que apoia os falantes é em forma de “Y”, onde os falantes ficam presos nas bases inferiores. Com isso, o braço de apoio dos falantes ficam presos em dois pinos, sem fazer parte do corpo do produto. É um ponto positivo, pois pode facilitar a manutenção do alto-falante, caso ele apresente algum tipo de problema.

DSC05935

Detalhe de acabamento do produto, com a marca Thrustmaster gravada no corpo da sua alça lateral.

DSC05940

Outro ótimo trabalho de acabamento na carcaça externa dos falantes, em relevo.

DSC05942

Seus alto-falantes contam com drivers de 50 mm, e além de oferecerem uma elevada qualidade sonora, são muito bem montados no corpo do produto. Em outros produtos que testamos, esse acolchoado (na cor cinza) poderiam ser retirados com facilidade. Nesse modelo da Thrustmaster, para não dizer que é impossível retirar o acolchoado, afirmo que é muito difícil fazê-lo, por causa da elevada qualidade de sua construção.

DSC05948

Parte do segredo de sucesso desse headset da Thrustmaster está nesse conector. É aqui que o seu microfone é conectado, permitindo assim a comunicação do usuário com outros jogadores. Mais adiante, mostraremos esse acessório no reivew.

DSC05954

Outro ponto positivo é essa parte móvel, estrategicamente colocada um pouco acima dos alto-falantes do headset. Ela não se move para cima, mas sim para os lados, prevenindo assim uma fadiga do material. Pode parecer um detalhe efêmero, mas pode aumentar consideravelmente a vida útil do produto. Ainda mais para aqueles jogadores que adoram retirar o headset da cabeça o tempo todo.

DSC05955

A parte que aumenta o tamanho da alça dos fones está um pouco acima, e para reforçar a qualidade do material, é composta de metal. Nada de plástico, felizmente.

DSC05964

Por fim, mas não menos importante, temos essa parte acolchoada na parte superior dos fones, o que garante o conforto completo ao jogador, e um uso mais prolongado. Confesso que se você olhar no espelho enquanto estiver usando os fones, a visão não será das mais bonitas (fotos dessa preciosidade mais adiante no review), mas como esse não é o tipo de headset que você vai utilizar para ir trabalhar, é perfeitamente aceitável trocar a estética pelo conforto por mais tempo. Eu faria essa troca, sem maiores problemas.

DSC05966

Para não dizer que não citei esses pequenos detalhes, você ainda conta com uma presilha para deixar o cabo do headset mais alinhado ao corpo. Abaixo, a foto do seu conector, que será o elo de ligação do headset com sua unidade de controle.

DSC05971

Acessórios e Itens Complementares

DSC05974

Essa peça é a alma de tudo. Aqui está a unidade de controle do Y Headset 250x. É por esse dispositivo que você vai fazer o controle de todas as principais funções de áudio do produto, e com módulos independentes. Você não só faz o controle do áudio geral do game (ou da TV que está conectada ao cabo), como também pode ajustar os graves do áudio do jogo, algo que pode ser importante para o jogador, dependendo do tipo de jogo a ser executado.

Além disso, você também pode equilibrar o volume do videogame (ou TV) com o volume do chat, para que você consiga ouvir melhor o outro jogador durante as partidas. Sem falar no controle do volume do microfone, que também pode ser ajustado por esse módulo. Resumindo: você tem o controle absoluto de tudo o que se refere ao áudio da sua seção de jogos, em apenas um único dispositivo, sem precisar pausar o jogo para ajustar via software.

DSC05980

Em uma extremidade, temos o conector para o plug do headset…

DSC05983

…que fica desse jeito quando conectado ao módulo de controle.

DSC05985

Esse módulo é preso a um cabo, que na sua extremidade, conta com um conector USB, que pode ser conectado à uma porta USB livre em seu Xbox 360, ou em uma porta USB disponível em sua televisão. Essa USB é que vai energizar todo o conjunto, e nos testes, foi mais adequado ligar essa USB na TV mesmo. Até porque esse plug P2 que você vê na porta acima pode ser conectada na saída para fones de ouvido que algumas TVs mais modernas possui.

DSC05992

Como eu disse, o módulo de controle é preso a um cabo, que é comprido. São 5.20 metros de comprimento, o que oferece uma mobilidade total para a maioria dos gamers (até porque a grande maioria dos gamers não ficam em uma distância maior do que essa para jogar). Compreendo que alguns usuários poderão reclamar do produto ter um cabo para se conectar ao console, o que pode não ser algo muito estético e funcional (principalmente em um tempo onde tudo é na base do wireless), mas ele se faz necessário, principalmente pelas suas funcionalidades complementares (como, por exemplo, conectar o módulo de controle ao seu joystick do Xbox 360).

DSC05998

O seu microfone possui uma sensibilidade de -50dB, com sistema unidirecional. Além disso, é muito flexível, permitindo que você o posicione sempre na posição mais confortável possível para as suas necessidades. E essa combinação garante uma comunicação de alta qualidade o tempo todo.

DSC06014

Detalhes da parte interna do microfone, onde podemos observar a haste flexível e o prolongamento do microfone até a sua extremidade. Tudo isso fica bem protegido, para garantir que esse acessório não se quebre com facilidade.

DSC06000

Aqui, conectamos o microfone ao headset…

DSC06006

…e aqui, temos o conjunto todo montado.

DSC06018

Esse pequeno cabo é o que permite a conexão do módulo de controle com o seu joystick do Xbox 360, para que o microfone possa funcionar.

DSC06030

Na extremidade inferior do módulo de controle, um dos plugs será conectado…

DSC06036

…e a outra extremidade desse cabo fica conectada na saída do microfone do joystick.

DSC06044

Se você usa uma TV antiga, ou sua TV de LCD/LED não possui uma saída para fones de ouvido, não tem problema. Um cabo adaptador para RCA acompanha o kit de venda.

DSC06027

Quando tudo estiver plugado, e o módulo de controle estiver devidamente conectado em uma porta USB, a aparência visual será essa da foto acima, com o LED em Y indicando a atividade do produto.

Desempenho (uso prático do produto e qualidade de áudio)

DSC06050

Eu sei, eu não sou bonito. Mas eu precisava mostrar como o fone pode ficar na sua cabeça. E deixando de lado o fato que eu sou feio, o Thrustmaster Y Headset 250x cumpre muito bem o que promete. Com uma sensibilidade de áudio de 105dB (@ 1mW) e uma frequência de resposta de áudio de 10Hz – 25 KHz, esse headset entrega um resultado final de áudio excelente, com um ótimo equilíbrio de graves, médios e agudos. E, como eu disse anteriormente, você ainda pode ajustar os graves do áudio do jogo, caso essa seja a sua necessidade. Em jogos de tiros em primeira pessoa, ou batalhas em campanha, essa função é mais que bem vinda, já que reforçam os efeitos de explosões, aumentando a imersão do jogador.

Aliás, imersão é o que não falta na utilização desses fones. Jogos onde a trilha sonora aumenta a qualidade do jogo como um todo ficam ainda mais interessantes quando utilizamos esse headset. Um exemplo clássico disso é quando testamos o acessório com o jogo Forza Horizon, que possui uma trilha sonora excelente, e uma regionalização (ou tradução para o português) impecável. Se sem os fones de ouvido você consegue jogar por horas (muito em parte por essa ambientação sonora), com o headset da Thrustmaster, a suas horas de jogo se prolongam.

DSC06011

Essa segunda foto mostra dois detalhes que considero importantes. O primeiro é o posicionamento do microfone. Como disse antes, você pode ajustar o microfone conforme a sua necessidade, já que o item é bem flexível no seu material, e isso influencia de forma decisiva na comunicação com seus amigos ou adversários. Nos testes feitos durante uma seção de FIFA 13, a comunicação foi perfeita, e com todos os ajustes feitos no módulo de controle, todo mundo se entendeu muito bem.

O segundo detalhe a ser observado é que nenhuma parte de material duro (plástico ou metal) ficam em contato com a cabeça do jogador, garantindo assim um conforto total para longas horas de jogo. Como disse lá atrás, não é algo muito bonito ser ver no espelho com esses fones, mas é muito mais confortável do que a maioria dos headsets que já utilizei para games, ver TV e até mesmo para o meu trabalho no blog. O conforto aqui é garantido.

Além disso, testei o isolamento passivo desse headset. Iniciei uma rotina de jogo, e pedi para que minha esposa falasse comigo, a uma distância de três metros. Não foi possível ouvir nada. Mesmo ela conversando ao meu lado, não se ouvia barulho nenhum. Resumindo: em uma situação doméstica, esse isolamento funciona muito bem, e como o maior barulho externo “normal” é de uma britadeira (120dB), acredito que em uma lan house ou durante um campeonato com muitas pessoas, se esse headset não garantir um isolamento completo, ele ao menos vai impedir que o barulho da galera interfira na comunicação com outros jogadores, o que já é um grande negócio.

Por fim, e o mais importante: a qualidade de áudio. O Thrustmaster Y Headset 250x é excelente nesse aspecto. Eu já havia destacado o nível de imersão que o produto possui, mas não havia falado da qualidade de áudio. E como é bom você utilizar fones de ouvido decentes para jogar videogames. Um áudio puro, cristalino, sem ser agressivo no seu volume (você não tem a impressão que vai sair surdo depois de 3 horas de jogo), e sem estourar. Mesmo quando conectados à saída RCA da sua TV,  a qualidade final é excelente.

Vale a pena destacar que esse headset é compatível com outros equipamentos, como smartphones, tablets, MP3 players e demais dispositivos compatíveis com o seu conector. A boa notícia é que você garante o isolamento acústico que você deseja na hora de ouvir suas músicas no smartphone, ou ver filmes no tablet, com conforto e boa qualidade de áudio.

Conclusão

Y-250X1

O Thrustmaster Y Headset 250x está APROVADO. O produto não só cumpre o que promete, mas faz isso com louvor. Oferece uma experiência sonora superior (principalmente para quem está acostumado ao headset do Chatpad da Microsoft), com um produto muito bem construído, com um bom conjunto de funcionalidades, e com um resultado final que oferece uma maior satisfação ao jogador em um uso prolongado. Vou sentir falta dele quando eu tiver que devolver o produto para a assessoria da Thrustmaster. Mas a vida de blogueiro é assim mesmo.

De qualquer forma, o Y Headset 250x pode ser encontrado no Brasil, nas principais lojas de varejo, com preços que variam entre R$ 299 e R$ 399.

A seguir, o vídeo review do produto, onde faço um teste de áudio durante a execução do game Forza Horizon.