TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | Tablet LG G Pad 7.0 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | Tablet LG G Pad 7.0

Review | Tablet LG G Pad 7.0

Compartilhe

120109262_1GG

Na ocasião do lançamento do LG G3, a LG apresentou uma nova série de tablets, dando continuidade aos seus planos de expansão nesse segmento, iniciados com o lançamento do LG G Pad 8.3 Foram três novos produtos apresentados, com tamanhos, especificações e focos diferentes, visando cobrir a maioria dos diferentes segmentos de consumidor. Hoje, vamos testar um desses novos tablets, o LG G Pad 7.0.

A assessoria de imprensa da LG do Brasil ofertou para nós uma unidade da versão mais básica desses novos modelos, pensado nos consumidores de entrada, ou que não planejam gastar muito em um produto desse porte. Vamos tentar descobrir nesse review se a relação custo/benefício desse produto é mesmo vantajosa, ou se ao menos ele justifica a economia que pode ser feita em relação aos concorrentes, e até mesmo ao LG G Pad 8.3, que pela recente redução de preço, não está tão mais caro assim.

Além disso, vamos tentar mostrar as principais virtudes desse modelo em relação aos seus concorrentes diretos de preço, e se a LG conseguiu conceber um produto com uma equilibrada proposta de preço reduzido e bom desempenho. Afinal de contas, esse é um dos grandes desafios dos fabricantes de tablets nos tempos atuais, em um segmento que passa por transformações por conta do crescimento das vendas dos phablets.

 

Características Físicas

DSC03484

O LG G Pad 7.0 acompanha a linha de design dos modelos mais recentes de smartphones da LG, apesar de contar com diferenças visíveis nos materiais utilizados. O primeiro contato com o produto nos remete aos outros modelos da empresa, o que é um ponto positivo, já que reforça tal identidade junto ao consumidor.

DSC03569

A empresa adotou um acabamento em plástico fosco, o que particularmente me agrada, pois reduz consideravelmente as chances de marcas de dedos aparecerem nessa carcaça por conta do uso. Porém, esse acabamento na cor branca pode resultar em marcas com o uso diário, encardindo com certa facilidade. Se optar por essa versão do produto, é altamente recomendado que você compre um case protetor, para manter o seu dispositivo com boa aparência.

DSC03555

A disposição de portas e conectores é semelhante ao que encontramos no G Pad 8.3, com slot para cartão microSD e conector de 3.5 mm (para fones de ouvido) na parte superior, e conector para cabo microUSB na parte inferior. Os alto-falantes se localizam na parte traseira do dispositivo, e os botões de controle de volume e liga/desliga/bloqueio de tela se posicionam na lateral direita.

DSC03583

Por contar com 7 polegadas de tela, o modelo possui um bom agarre, apesar de ser um pouco mais espesso do que alguns dos seus concorrentes diretos. Tal característica pode agradar a alguns e desagradar a outros. Para aqueles que tem mãos grandes, o agarre do produto não será um problema: na maior parte do tempo, essa espessura a mais não incomodou. Mas os resultados podem variar, de acordo com o gosto e características físicas dos usuários.

DSC03549

Além disso, o modelo é leve para um uso diário, e esse é um ponto que você precisa levar e muito em consideração antes de fazer a sua escolha. Apesar de não contar com uma conectividade móvel (3G/4G), para aqueles que pretendem levá-lo para outros locais nas suas jornadas diárias, ou em viagens (para fazer o papel de leitor de livros eletrônicos ou reprodutor de vídeos), o G Pad 7.0 vai atender bem as suas necessidades.

DSC03539

 

Tela

O LG G Pad 7.0 possui uma tela LCD IPS de 7 polegadas (1280 x 800 pixels, WXGA). É uma tela que é mais que suficiente para você realizar os mais diferentes tipos de atividades com o produto, principalmente para aquelas que envolvem o consumo de conteúdo e entretenimento.

DSC03514

Um ponto que pode agradar a muitos usuários é o fato da borda da carcaça externa do produto acompanhar a sua tela. No modelo com a cor branca, esse detalhe visual fica bem evidente.

De um modo geral, a tela do G Pad 7.0 é um dos seus pontos fortes. Além de permitir a reprodução de conteúdos em HD (Full HD em um tablet de entrada é ainda pedir demais, não acha?), ela possui uma qualidade de reprodução de cores e brilho muito boa. Mais uma vez, a LG adota os mesmos benefícios e tecnologias aplicadas nas telas de TV nos seus dispositivos móveis, se destacando nesse sentido, e oferecendo um resultado que surpreende, ainda mais em um produto de entrada.

DSC03533

Outro detalhe que precisa ser destacado é o fato do produto oferecer uma reprodução de imagem de alta qualidade mesmo em ambientes bem iluminados ou com luz natural e/ou em perfeitas condições de clima. Essa tela também possui uma baixa incidência de reflexos, e ângulos de visualização razoáveis para um produto de sua categoria.

O resultado de tudo isso é uma tela de elevada qualidade, com ótima reprodução dos elementos na tela, e baixo impacto no consumo da bateria. Nesse item, mais uma vez, a LG acertou em cheio.

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

Screenshot_2014-09-29-23-08-44

O novo tablet de entrada da LG conta com o sistema operacional Android 4.4.2 KitKat, com a interface Optimus UI 3.0. Mais uma vez preciso destacar o bom trabalho feito pelos coreanos em saber aproveitar as características do Android KitKat em funcionar de forma mais eficiente em dispositivos com hardware mais limitados (apesar desse tablet da LG não ser tão limitado assim nesse aspecto), combinado com uma interface bem customizada, mas sem prejudicar a experiência do usuário.

A interface traz muitas das novidades que vimos no LG G3, como por exemplo os recursos Knock On, Knock Code, Quick Circle, QPair, Quick Memo+, Quick Remote, QSlide, o novo software de câmera, os novos recursos de gerenciamento de energia e armazenamento, Smart Cleaning, compatibilidade com a Quick Cover, entre outros. Ou seja, a LG não poupou esforços em universalizar a experiência de uso do tablet, aproximando o G Pad 7.0 do LG G3 nesse aspecto.

Screenshot_2014-09-29-23-08-51

Destaques para o QPair (que permite o pareamento do smartphone e do tablet, permitindo que você interaja com ações e eventos recebidos pelo smartphone no tablet), a compatibilidade com a Quick Cover (que pode não apenas proteger o tablet, mas também oferecer a funcionalidade que aproveita a tela inteligente do produto), e o Quick Memo+ (que é uma versão avançada do Quick Memo).

O tablet, mesmo com todas essas adições, possui um desempenho limpo, fluído e funcional. Não apresenta engasgos ou travamentos críticos (apenas em momentos pontuais, como quando algum aplicativo é instalado no dispositivo), aparentemente não deixa muitos recursos pré-carregados no dispositivo, e com um desempenho geral muito bom. Rápido, fluído, limpo e oferecendo uma performance prazerosa na maior parte do tempo.

 

Câmera

Screenshot_2014-09-29-23-25-35

Sempre enfatizo que usar uma câmera em um tablet não é uma das melhores coisas que podemos fazer em um dispositivo de tecnologia (minha opinião). Dito isso, não espere muito das câmeras do LG G Pad 7.0 (uma regra que vale para a maioria dos tablets).

20140928_122432

Sua câmera traseira de 3 megapixels é bem simples. Se favorece da nova interface minimalista de câmera proposta pela LG no LG G3, mas sem recursos de foco automático e/ou em toque na tela. A qualidade final das fotos é boa o suficiente para compartilhar a imagem de forma descompromissada nas redes sociais, mas nada além disso. Os usuários mais exigentes não ficarão satisfeitos com os resultados das fotos capturadas pelo tablet (aliás, os usuários mais exigentes registram fotos de smartphones ou câmeras digitais dedicadas, imagino eu).

Screenshot_2014-09-29-23-25-52

A câmera frontal de 1.3 megapixel entrega uma qualidade boa o suficiente para as videochamadas e para algumas selfies sem maiores compromissos com a qualidade de imagem. Alias, a boa notícia de contar com o mesmo software do LG G3 é receber por tabela o recurso de selfie com identificação do movimento com a mão para registro da imagem. Fora isso, espere por fotos bem modestas.

20140929_120003

As duas câmeras podem gravar vídeos em HD (720p), e os resultados são igualmente medianos. Servem para os usuários de entrada poderem gravar os seus vídeos de arquivo pessoal sem maiores exigências.

De novo: não podemos exigir muito das câmeras da imensa maioria dos tablets disponíveis no mercado, já que esse segmento de mercado não prioriza a câmera como um efetivo diferencial. Logo, não dá para cobrar muito do LG G Pad 7.0 nesse aspecto.

20140925_052040 20140927_094343 20140928_122421 20140928_122426 20140928_122429 20140929_120018

 

Games

Mesmo com um hardware mais modesto, o LG G Pad 7.0 não faz feio nesse aspecto. Durante os testes, a maioria dos jogos testados funcionou sem maiores problemas, lags ou travamentos. É uma grata surpresa para um dispositivo com um processador mais modesto, uma GPU básica e 1 GB de RAM. Porém, temos que reconhecer toda a competência do processador Qualcomm Snapdragon nos dispositivos de entrada.

Screenshot_2014-09-29-23-20-40

Os jogos mais simples rodaram sem maiores dificuldades, e isso era mais do que esperado. Para quem gosta dos jogos de menor exigência de hardware, e quer rodar jogos apenas naqueles momentos eventuais de diversão, o LG G Pad 7.0 é uma boa pedida.

Screenshot_2014-09-29-23-14-00

Como eu disse antes, o dispositivo também não faz feio nos jogos com gráficos mais avançados, onde tradicionalmente a exigência de recursos de hardware é maior. Não foram percebidos travamentos críticos, lags ou arrastos durante a execução desses títulos. Diferente do LG G3, não encontramos títulos não compatíveis com o tablet entre os mais populares.

Screenshot_2014-09-29-23-19-54

É claro que alguns títulos conseguem esse resultado otimizado por conta de uma redução da qualidade gráfica do jogo. O que não chega a ser um problema. Nunca é demais lembrar que estamos diante de um dispositivo de entrada, que possui um hardware limitado. Logo, o que realmente importa é que o jogo rode, e bem.

Screenshot_2014-09-29-23-17-44

O LG G Pad 7.0 pode ser uma opção até interessante para os gamers. Pode ser um investimento bem interessante para quem gosta de jogos, mas não pode pagar muito (e que está ciente que está adquirindo um tablet de entrada, que possui restrições técnicas naturais).

 

Bateria

Outro ponto muito positivo do LG G Pad 7.0 é a sua bateria. Com 4.000 mAh, o dispositivo oferece uma excelente autonomia de bateria, com um baixo consumo em standby quando os aplicativos mais populares entre os usuários estão instalados no dispositivo.

Screenshot_2014-09-29-23-09-38

Em um uso moderado (lendo e-mails, feeds das redes sociais, navegação na internet, leitura de livros, etc), o G Pad 7.0 consegue entregar uma autonomia de uso muito satisfatória, sem fazer com que o usuário fique preocupado com o seu consumo de bateria. Isso é, dentro desse perfil mais moderado de uso.

Screenshot_2014-09-29-23-09-51

Quando utilizamos dispositivos que exigem mais do dispositivo (vídeos, jogos, etc), o consumo de bateria é maior, e em alguns casos – dependendo do aplicativo em execução -, essa bateria pode ser drenada um pouco mais rápido do que o desejado. Mesmo assim, fiquei bem impressionado durante os testes com a sua autonomia geral de bateria. Entendo que muitos usuários vão aproveitar – e bem – dessa característica, para dar outros usos ao dispositivo, indo além do consumo de conteúdo.

 

Armazenamento

Aqui, uma boa notícia. Os 8 GB de armazenamento interno podem complicar a vida daqueles usuários que querem instalar vários aplicativos no dispositivo. Para facilitar um pouco as coisas, a LG habilitou a função ‘mover para microSD’ para alguns aplicativos instalados na sua memória interna. Como o LG G Pad 7.0 é compatível com cartões microSD de até 32 GB, entendo que o usuário vai ter os seus problemas resolvidos nesse aspecto.

Screenshot_2014-09-29-23-09-21

Resta saber quais são os efetivos critérios dos fabricantes em habilitar ou não essa função. Já testei produtos com as mesmas características de hardware e software ao longo desse ano, e alguns deles não ofereciam tal solução, que considero muito útil para poupar a memória interna do produto, além de oferecer uma capacidade maior de armazenamento para o tablet.

Screenshot_2014-09-29-23-09-03

Sei que alguns fabricantes limitam essa função em nome do melhor desempenho geral do sistema operacional em conjunto com o hardware. Por outro lado, com chips cada vez mais competentes (como é o caso do Snapdragon 400 presente no G Pad 7.0), tal argumento passa a fazer cada vez menos sentido.

 

Desempenho

Mais uma vez, precisamos levar em consideração que estamos diante de um tablet de entrada. E, mesmo assim, a LG fez um bom trabalho com o LG G Pad 7.0. Contando com um processador Qualcomm Snapdragon 400 (Cortex A-7) quad-core de 1.2 GHz, GPU Adreno 305, 8 GB de armazenamento e 1 GB de RAM, o desempenho do dispositivo e muito bom na maior parte do tempo.

Screenshot_2014-09-29-23-12-22

Como já destaquei um pouco antes nesse review, não percebi lags ou travamentos na maior parte do tempo em que o produto permaneceu comigo nos testes. Todos os aplicativos instalados rodaram sem maiores problemas, e o produto teve um excelente desempenho na hora de executar as tarefas mais cotidianas (leitura de e-mails, navegação na internet, redes sociais, jogos, vídeos, etc). Para o seu público alvo, que só quer um tablet para essas finalidades, e não quer (e nem precisa) gastar muito para isso, o LG G Pad 7.0 aparece como uma excelente opção.

 

Conclusão

DSC03503

O LG G Pad 7.0 está aprovado. É um tablet de entrada com alguns dos recursos presentes nos dispositivos mais completos da LG, mas custando um valor próximo aos seus principais concorrentes nesse segmento. Já traz a interface atualizada Optimus UI 3.0, o que pode ser algo interessante para aqueles que já conhecem a experiência de uso da marca, e é um produto com design interessante.

É o modelo indicado para quem tem aspirações menores em um tablet, para quem quer presentear algum parente com o primeiro tablet, para aqueles que querem um dispositivo leve e compacto para levar para qualquer lugar, para as atividades mais cotidianas. Podemos dizer que a LG acertou no lançamento desse produto, que pode ser um dos grandes concorrentes no segmento de tablets de entrada no período de vendas do final do ano.

19361979
LG G Pad 7.0 Branco (clique aqui para comprar)
19361979
LG G Pad 7.0 Preto (clique aqui para comprar)

 

Review em Vídeo

 

Mais imagens do produto

DSC03492 DSC03505 DSC03509 DSC03520 DSC03535 DSC03541 DSC03548 DSC03551 DSC03559 DSC03570 DSC03579


Compartilhe