Tablet Lenovo S5000

Em algumas oportunidades, eu aproveito algumas promoções para adquirir produtos de tecnologia para testes e reviews no blog. Em uma dessas madrugadas de insônia, onde eu tentava otimizar o TargetHD (consegui, felizmente), eu encontrei uma promoção do tablet Lenovo S5000. A forte redução de preço oferecido pelo produto me incentivaram a adquirir uma unidade para realizar o review que você vai ver a seguir (até porque a assessoria de imprensa da Lenovo não manda produtos para esse blog).

De qualquer forma, a vantagem de ter um produto adquirido por conta própria é a possibilidade de fazer uma avaliação de uma unidade que pode ser adquirida por qualquer consumidor, em qualquer e-commerce nacional. Logo, é a experiência real do produto, sem a interferência de qualquer outro fator externo. O que elimina as dúvidas dos mais desconfiados.

Nesse review, pretendo identificar qual é o público alvo do Lenovo S5000. Bem sei que esse é um modelo de entrada, pensado nos usuários que não querem gastar muito em um dispositivo desse porte. Mas… será que essa é a melhor opção? Ou será que vale a pena investir um pouco mais em um produto um pouco mais completo nas especificações técnicas? A relação custo/benefício desse modelo será mais vantajosa para qual tipo de usuário?

É o que vamos descobrir a seguir.

 

Características Físicas

DSC03415

A primeira impressão que tive sobre o produto no primeiro contato físico foi ‘como ele é fino’. É um produto realmente muito fino, apesar de sua bateria que é de alta capacidade (falo mais sobre isso mais adiante). A Lenovo foi bem feliz no acabamento do dispositivo, combinando partes com plástico em fosco com acabamento em material metálico, aumentando ainda mais a sensação de baixa espessura transmitida pelo dispositivo.

DSC03400

O agarre do dispositivo também é agradável (é claro que os resultados podem variar, dependendo do tamanho da mão do usuário), apesar de ser um pouco mais largo que outros modelos testados recentemente. Mesmo assim, a usabilidade diária não fica comprometida. Ajuda também o fato de ser um dispositivo leve (apenas 246 gramas), e utilizar o dispositivo por várias horas não é um grande problema, assim como também não é problema algum você levar o tablet na mochila ou na bolsa.

DSC03430

Os acessos aos conectores são os mesmos que encontramos na maioria dos tablets e smartphones disponíveis no mercado, com a peculiaridade que a Lenovo decidiu inverter a ordem dos botões de controle de volume e bloqueio de tela/liga/desliga. Não entendi direito o motivo para isso, e algumas pessoas poderão se incomodar com esse detalhe por algum tempo. Mas não muito: não há curva de aprendizado para lembrar que o botão de liga/desliga é o que está abaixo dos controles de volume.

DSC03444

Fora isso, o dispositivo não possui slots, o que torna o seu design totalmente integrado. Essa decisão reforça ainda mais a beleza do produto, e esse diferencial estético do tablet da Lenovo pode ser um dos diferenciais que pode chamar a atenção dos consumidores. Bom, chamou a minha atenção, pois o dispositivo é realmente bonito.

DSC03468

 

Tela

O Lenovo S5000 possui uma tela IPS de 7 polegadas, com resolução HD (1280 x 720 pixels) e brilho de 350 nits. Levando em conta o seu segmento de mercado, é uma tela muito boa, com excelente qualidade de reprodução de cores, ótima capacidade de brilho e baixo consumo de bateria, mesmo em jornadas mais longa de exibição de conteúdo.

DSC03473

Essa tela é capaz de reproduzir sem maiores problemas todo e qualquer tipo de conteúdo que o usuário desejar executar. Aliás, a tela é um dos pontos positivos do produto, pela qualidade final das imagens, que são reproduzidas com maior fidelidade das cores. Além disso, o toque na tela é preciso e suave, com excelente resposta aos comandos.

Nesse aspecto, o consumidor que optar pelo Lenovo S5000 não vai ter do que reclamar. O produto possui uma tela com uma qualidade que, no mínimo, se equipara aos seus concorrentes de preço (em alguns casos pontuais, superando os modelos concorrentes), o que é sempre uma boa notícia para quem quer estabelecer uma melhor relação custo/benefício na compra de um dispositivo dessa categoria.

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

2014-09-28 16.28.23

O Lenovo S5000 possui o sistema operacional Android 4.4.2 KitKat, com a interface customizada pela Lenovo. Levando em conta que essa versão do Android foi pensada em oferecer um melhor desempenho em modelos com um hardware mais limitado, e que esse tablet possui especificações mais restritas, o conjunto tende a funcionar sem maiores problemas, ou pelo menos com um desempenho minimamente aceitável. Não percebi travamentos ou interrupções graves durante o período que o produto ficou em testes por aqui. Porém, lags e arrastos foram percebidos. O assunto será abordado mais adiante.

2014-09-28 16.28.33

Já a interface adotada pela Lenovo é altamente customizada, porém, bastante simplificada, com o objetivo de atrair um público que está entrando em contato com essa categoria de produtos pela primeira vez. Tal iniciativa é muito positiva, pois reduz a curva de aprendizado para quem não tem experiência de uso com esses produtos, uma vez que é uma proposta mais simples do que aquela oferecida pelo Android ‘puro’ (veja bem, não estou dizendo que essa proposta da Lenovo é melhor que a interface idealizada pela Google).

2014-09-28 16.28.44

A Lenovo preferiu colocar todos os aplicativos do dispositivo nas telas iniciais da interface, abandonando assim a proposta do ícone ‘Todos os Aplicativos’. Sim… é uma interface que aproxima da proposta do iOS, que oferece um acesso direto a todos os apps instalados pelo usuário logo de cara, conforme eles são instalados. No caso do S5000, acontece exatamente a mesma coisa.

Um pequeno atalho mostra os recursos de personalização e configurações gerais do tablet. Tudo muito simples e de fácil acesso.

2014-09-28 16.29.02

No final das contas, temos uma interface que é mais simples de ser operada pelos usuários, o que sempre é um ponto positivo para os menos experientes ou iniciantes (que é o público-alvo desse produto, de certo modo). A má notícia é que não é uma interface tão fluída quanto se deseja: apesar da Lenovo simplificar na proposta de acesso aos aplicativos, essa interface ainda assim é customizada o suficiente para exigir um pouco mais do hardware do dispositivo – que, repito, já é restrito -, e isso resulta em uma experiência de uso menos limpa e fluída do que o desejado. Mas falo mais sobre isso mais adiante.

 

Qualidade de Áudio

DSC03427

O alto-falante frontal do Lenovo S5000 é outro ponto positivo do dispositivo. Levando em conta que boa parte dos usuários de tablets focam o uso do produto no consumo de conteúdos multimídia, é um bônus você contar com uma melhor qualidade de áudio para a reprodução de músicas, vídeos e jogos. Tudo bem, muitos usuários preferem utilizar fones de ouvido para não incomodar as pessoas que estão ao seu redor, mas se a possibilidade aparecer, você tem um resultado positivo nesse aspecto.

 

Câmera

De novo: tablets não são pródigos em registrar fotos e vídeos. Câmeras nos tablets só existem para constar. E o Lenovo S5000 segue essa regra.

2014-09-28 12.24.58

O sensor traseiro de 5 megapixels entrega fotos razoáveis (mais para medíocres), com qualidade boa suficiente para serem compartilhadas nas redes sociais quando registradas durante o dia e/ou com condições perfeitas de iluminação (e, mesmo assim, recomendamos em algumas fotos o uso de filtros e apps de pós produção de imagem). Nas fotos registradas a noite e/ou em ambientes com baixa luminosidade, o resultado é pífio (e mesmo que essa câmera tivesse um flash LED acompanhando, os ganhos seriam mínimos).

2014-09-28 20.52.07

O software da câmera até oferece alguns recursos interessantes para otimizar os resultados das fotos registradas, como ajuste de foco, controle de ISO e outros recursos que, na prática, não resultam em ganhos consideráveis na qualidade final da imagem. Em compensação, o seu software é capaz de identificar QR Codes (bom, todas são capazes de fazer isso, mas no caso desse tablet, o recurso já está inserido no software da câmera; apenas como registro).

2014-09-28 12.26.41

A câmera frontal do dispositivo possui resolução de 1.6 MP, que é mais pensada nas videochamadas do que nas selfies. Os resultados nos testes foram razoáveis, garantindo que a pessoa do outro lado te reconheça durante uma conversa.

 

Games

Estamos falando de um produto de entrada, com especificações de hardware mais modestas. Logo, não podemos esperar muito do produto nesse aspecto.

2014-09-28 16.36.06

O Lenovo S5000 roda bem os jogos com gráficos mais simples (Jetpack Joyride, Subway Surfers, etc), sem maiores engasgos, travamentos, lags ou problemas de incompatibilidade. Já nos títulos com gráficos mais complexos e maior consumo de suas especificações técnicas (Real Racing 3, Iron Man 2, Dead Trigger 2), é possível perceber os sintomas típicos de um dispositivo de entrada: travamentos, lags, atrasos nas respostas das ações, entre outros inconvenientes que prejudicam a experiência de uso.

2014-09-28 16.38.14

Por outro lado, esse era o comportamento que eu esperava de um produto como esse. Não podemos exigir muito de um dispositivo da sua faixa de preço e com sua tabela de especificações. Além disso, quem deve ficar atento sobre o comportamento do produto nesse segmento é justamente o grupo de usuários mais exigentes. Aliás, se você pensa em comprar um tablet para jogar, com certeza você vai investir um pouco mais, e adquirir um produto mais potente do que esse.

Os menos exigentes até podem cogitar a aquisição do produto para jogar casualmente, e sempre ciente que o dispositivo não foi concebido para essa finalidade. No final das contas, os jogos até rodam, mas não de forma fluída e perfeita. Se você consegue conviver com isso, vá em frente na compra.

 

Multimídia

Esse é um dos pontos que me decepcionou no produto. Por conta do seu hardware mais restrito (processador MediaTek quad-core 1.2 GHZ – Cortex A7, GPU PowerVR SGX544MP2 e 1 GB de RAM), mesmo contando com uma tela que suporta vídeos no formato HD, a reprodução das imagens em alta definição é deficiente.

2014-09-28 16.31.55

Vídeos em HD armazenados no dispositivo tiveram uma reprodução sofrível, e até mesmo os vídeos do YouTube em alta definição falharam durante as tentativas de reprodução, com travamentos e paralisações. Alguns vídeos só eram reproduzidos quando o ajuste da resolução era alterada no aplicativo do YouTube.

É uma pena. Um produto com uma tela tão boa pecar logo nesse aspecto.

 

Bateria e Armazenamento

2014-09-28 16.29.45

Outro ponto positivo do Lenovo S5000 é a sua bateria. Com 4.000 mAh, o dispositivo oferece um excelente desempenho da sua bateria em um uso moderado (leitura de e-mails, redes sociais, navegação na internet, etc), podendo alcançar até 8 horas de uso contínuo com a tela ativa. Testando o produto no meu ritmo cotidiano, eu consegui ficar até dois dias completos sem conectar o dispositivo no carregador.

Em um uso mais intenso (reprodução de vídeos, registro de fotos e vídeos com a câmera e execução de jogos mais complexos), o consumo da bateria foi naturalmente maior, uma vez que o conjunto de hardware é mais exigido. Nada mais do que o esperado para um produto com as suas características.

De qualquer forma, os menos exigentes ou usuários casuais não terão do que reclamar da bateria do tablet da Lenovo. E é importante levar em consideração que estamos falando de um tablet que tem uma tela com ótima emanação de brilho.

2014-09-28 16.30.13

O dispositivo conta com 16 GB de memória interna (não expansível), com aproximadamente 11 GB disponíveis para armazenamento de conteúdo do usuário e aplicativos. Para os usuários que não pensam nos jogos ou pretendem fazer um uso mais comum ou casual no dispositivo, esse é um espaço de armazenamento mais do que suficiente para atender as necessidades mais básicas desse grupo de usuários.

 

Desempenho

De um modo geral, o desempenho do Lenovo S500 é mediano. Mais uma vez, temos que levar em consideração que é um produto de entrada, com um hardware restrito, pensado nos usuários que não querem gastar muito em um tablet que precisa realizar bem as tarefas mais básicas (e-mails, internet, redes sociais, etc). Para essas tarefas, o produto tem um desempenho considerado suficiente. Mais do que isso, as coisas se complicam.

Para jogos e reprodução de vídeos (principalmente os vídeos em HD), o produto deixa a desejar, apresentando problemas e anormalidade que não estão presentes em modelos da concorrência que já testamos no blog em 2014. É claro que a relação custo/benefício é outra, e o usuário precisa pagar um pouco a mais para ter um desempenho melhor. Entendo que alguns usuários um pouco mais exigentes vão optar por desembolsar um valor um pouco maior para comprar modelos com características técnicas mais completas.

 

Conclusão

O tablet Lenovo S5000 tem prós e contras. Ao seu favor, tem um design bonito, é fino e leve, tem uma tela acima da média, e tem preço mais competitivo em relação aos seus concorrentes diretos. Contra o produto, temos um hardware mais modesto e alguns problemas pontuais que podem incomodar e muito os usuários que querem aproveitar os recursos de entretenimento e jogos no dispositivo.

De qualquer forma, entendo que o modelo é uma opção válida para os iniciantes, ou para aquele grupo de usuários que querem um produto simples, para fazer o básico. Entendo que aqueles que puderem gastar um pouco mais, farão um investimento em outros modelos. Por outro lado, também compreendo que os problemas relacionados ao desempenho poderiam ser corrigidos com a adoção de uma interface mais limpa. Não é porque o usuário paga pouco pelo produto que ele não merece uma experiência de uso mais prazerosa.

Minha recomendação para aqueles que pretendem comprar o Lenovo S5000 é: tenha tudo isso que foi relatado nesse review em mente antes E depois da compra, para não se decepcionar depois. Os prós e contras desse modelo se equivalem, e certamente alguns vão se favorecer dos aspectos positivos do produto. Mesmo que seja para presentear aquela filho pequeno no Dia das Crianças, ou a vovó que quer bater papo com as amiguinhas no Facebook.

 

19361979

Review em Vídeo

 

Mais imagens do produto

DSC03422 DSC03437 DSC03442 DSC03451 DSC03463 DSC03468