DSC09003

Recebemos da assessoria de imprensa da Kingston Brasil uma unidade do SSD Kingston Hyper X 3K de 240 GB. Apesar do TargetHD se voltar para os produtos e serviços voltados para a mobilidade, entendemos que esse produto se alinha de alguma forma com essa proposta. Afinal de contas, a unidade pode ser utilizada tanto com um case externo, permitindo que você transporte os seus arquivos mais importantes com segurança, como em um notebook, no lugar do HD tradicional, obtendo uma melhor performance.

Na review a seguir, passamos nossas experiências com o produto nos dois aspectos. Sempre partindo da perspectiva do usuário final, com nossas impressões sobre o produto, buscando definir se o mesmo realmente pode se transformar em uma alternativa para aqueles que procuram um melhor desempenho na execução do sistema operacional ou de softwares com maior demanda. Ou para quem quer fazer tudo um pouco mais rápido e com maior segurança.

Características Físicas

DSC09015

O Kingston Hyper X 3K não se distancia muito dos seus semelhantes fisicamente. Se valendo dos tons preto e cinza, o produto oferece um ar moderno e agressivo, algo que é esperado de um produto desse porte. O adaptador do kit de upgrade em tom azul reforça tal tendência. No final das contas, tudo isso pouco influi no processo. Até porque são itens que ficarão ocultos aos seus olhos em um uso diário.

Outro detalhe importante: o quesito “segurança” é enfatizado pelos materiais utilizados pela Kingston para revestir a unidade. O corpo da SSD contém alumínio, mas com as tecnologias SandForce DuraClass e Dura Wright, que fornecem uma proteção avançada para os componentes físicos e para os dados armazenados na unidade, prometendo assim prolongar a vida útil do periférico ao máximo.

O case conta com um material metálico na parte superior, mas a maior parte do seu corpo é feito de plástico. Com isso, o case é leve, compacto e principalmente, portátil.

Acessórios

DSC09011

O kit de venda veio muito bem acondicionado. O SSD vem bem protegido, algo que é importante em um produto desse porte. Mesmo levando em consideração o fato de ser uma unidade sólida de armazenamento (e, por conta disso, menos sujeita aos impactos de transporte), temos que levar em consideração que ainda é um dispositivo de tecnologia, que está sujeito a diversos tipos de acidentes e imprevistos.

DSC09024

O usuário vai receber tudo o que é necessário para utilizar o produto tanto como unidade de armazenamento interno (no notebook ou desktop – sempre observando o tipo de portas que o seu equipamento utiliza) como armazenamento externo (pelo case). Até mesmo uma pequena chave para os parafusos do adaptador estão incluídos no kit. Ou seja, não tem desculpa para realizar o upgrade. Basta você se munir dos conhecimentos necessários para realizar a troca.

DSC09028

Como “bônus”, a Kingston oferece um software de clonagem, que pode facilitar um pouco da sua vida na hora de fazer a migração dos dados do antigo HD para o novo. Não resolve todos os problemas, mas poupa um bom tempo na hora de passar os programas e aplicativos principais para a nova unidade.

Desempenho

Para os testes com esta SSD, utilizamos duas abordagens. Como o produto oferece a opção de ser utilizado como uma unidade externa (via case), não poderíamos deixar de lado a oportunidade de explorar as possibilidades de leitura e transferência de arquivos pela porta USB 3.0. O objetivo aqui é saber se o produto da Kingston consegue oferecer uma boa performance no consumo de conteúdos multimídia e arquivos de diferente porte (vídeos, músicas, fotos, etc).

DSC09035

Nesse primeiro teste, o Kingston SSD Hyper X 3K desempenhou bem o seu papel de leitura e gravação de dados em alta velocidade, apesar de perceber um desempenho um pouco abaixo do esperado, mas mais por conta da unidade de armazenamento presente no notebook da Samsung utilizado nos testes (1 TB com 5.400 RPM). Mesmo assim, a experiência de uso é bem satisfatória, sem falar na segurança que os seus dados terão por estar em uma SSD.

DSC09032

Para consumo de conteúdos multimídia e arquivos gerais, o produto da Kingston no formato de case é uma opção muito bem vinda. Particularmente, me agrada mais levar esse case de um lado para outro do que um dos HDs externos que utilizo todos os dias.

O segundo método utilizado para testes foi via armazenamento interno. Para isso, utilizamos o notebook Samsung ATIV Book 6, que originalmente possui um HD de 1 TB (5.400 RPM). A instalação física do produto não apresentou qualquer tipo de dificuldades. Talvez o grande problema foi fazer o produto da Samsung entender que uma nova unidade de disco estava armazenada. Mas tal obstáculo foi superado rapidamente.

Nesse teste, o objetivo principal era detectar o tempo de execução dos programas instalados em diferentes portes (navegadores, editores de texto, editores de áudio e vídeo, jogos etc), além da velocidade geral do Windows 8, desde a inicialização quanto nos programas nativos do sistema.

SSD-Kingston-HyperX-3K-2

Aqui, uma excelente notícia: o desempenho geral do Samsung ATIV Book 6 melhorou de forma sensível, com um tempo muito menor na inicialização, e com alguns programas nativos sendo executados quase que instantaneamente. Alguns softwares mais pesados registraram uma melhora de desempenho, mas não de forma tão enfática como esperado.

Mesmo assim, a melhora é perceptível na maior parte do tempo. Você obtém tempos de resposta menores, e maior capacidade de reprodução multimídia em vídeos em alta definição ou Full HD. Com uma performance (em média) 280 vezes maior do que um HD convencional, a maioria dos usuários ficarão satisfeitos em contar com um produto como esse para tarefas básicas e de média complexidade. Principalmente os fãs de conteúdos multimídia (apesar da futura dependência de uma unidade externa e/ou do armazenamento na nuvem depois do upgrade).

Algumas coisas precisam ser levadas em consideração antes da conclusão desse review. A primeira delas é que os resultados podem variar de acordo com o equipamento onde a unidade é instalada. Isso pode parecer meio óbvio para os usuários mais experientes, mas para aqueles que imaginam que o seu computador mais antigo vai se transformar em algo renovado do dia para a noite, não é bem assim que funciona.

Além disso, o Kingston Hyper X 3K é um modelo que está abaixo dos mais avançados do mercado. Existem opções mais completas nas especificações técnicas, que oferecem melhores resultados para usos específicos (profissionais, principalmente). Por outro lado, isso não anula a possibilidade do Hyper X 3K ser uma boa opção para a maioria dos usuários, principalmente quem tem como prioridade uma melhor performance dos seus aplicativos, no lugar de contar com uma maior capacidade de armazenamento.

Conclusão

SSD-Kingston-HyperX-3K

Levando em conta os objetivos gerais com o dispositivo, e para o segmento que é orientado (computadores portáteis com boas especificações de hardware), o SSD Kingston Hyper X 3K cumpre bem o seu papel. Seu preço é um pouco mais acessível que os modelos concorrentes disponíveis no mercado (a partir de R$ 840), e pode efetivamente retornar ao consumidor uma experiência geral de uso mais prazerosa para a maioria dos usuários que estão priorizando um desempenho máximo nos seus equipamentos.

A relação custo/benefício de um produto como esse é muito boa para a maioria dos usuários. É importante aqui enfatizar que, antes mesmo de começar a pensar na compra desse produto, verifique se o seu equipamento suporta uma unidade desse tipo, e se você precisa priorizar um aumento de performance, abrindo mão da capacidade de armazenamento. Entendo que para a maioria dos usuários que precisam de um computador com um maior desempenho, a troca da unidade de armazenamento pode oferecer ganhos substanciais.

Para aqueles que produzem conteúdo em áudio e vídeo, não tem essa grana toda para comprar um Mac Pro, e já conta com um bom notebook para tais tarefas, entendo que o investimento é algo que deve ser considerado.