TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | Sony Xperia ZQ | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | Sony Xperia ZQ

Review | Sony Xperia ZQ

Compartilhe

sony-xperia-zq-topo

Depois de um longo e tenebroso inverno, finalmente recebemos para testes o Sony Xperia ZQ. O produto já está disponível no mercado a algum tempo, mas por ser considerado um modelo top de linha entre os smartphones disponíveis no mercado nacional, a análise desse produto se torna válida, mesmo que tardia.

Nesse review, vamos mostrar o produto em detalhes, e observar como o dispositivo se comporta em diferentes situações. A experiência de uso da Sony já é conhecida dos leitores do blog (pelo review já feito do Sony Xperia SP). Então… qual é o grande benefício da aquisição do Xperia ZQ? Vale o preços a ser pago por esse smartphone? O que o torna mais especial que os demais modelos dos japoneses? É o que vamos tentar descobrir no review a seguir.

Características Físicas

O Sony Xperia ZQ é mais um dos smartphones com o já conhecido “design industrial” da Sony. Linhas retas, com um ar sóbrio, passando um ar de solidez. Um genuíno produto de tecnologia, que remete um ar moderno e de qualidade. É um gadget bem construído, que mostra que a Sony teve um cuidado muito grande na concepção do produto, com o objetivo de alinhar a proposta “premium” do produto com uma qualidade final de construção compatível com essa proposta.

DSC08573

A disposição de botões e conectores é basicamente a mesma do Xperia SP já analisado por nós. O botão de liga/desliga e bloqueio de tela na parte centra da lateral do dispositivo, os botões de controle de volume, o conector para cabo de dados, conector para fone de ouvido e o botão para acionamento da câmera. A diferença está no comportamento desses botões: no Xperia ZQ, os botões de volume estão mais distanciados, facilitando o seu acesso de forma mais adequada.

DSC08581

Além disso, o botão de câmera funciona de forma mais precisa e condizente. Você precisa deixar pressionado por mais tempo o botão para o acionamento do aplicativo de câmera, o que pode representar uma perca de tempo na hora de registrar aquela foto de forma mais rápida. Em compensação, o disparo é mais preciso do que em outros dispositivos, sem falar que o tempo de resposta da câmera é relativamente rápido. Falarei mais sobre isso mais adiante nesse review.

Também vale a pena destacar os cuidados de acabamento adotados pela Sony no Xperia ZQ. As laterais do produto contam com um material espelhado, que além de proteger o produto em si, não exibe os já polêmicos parafusos que tanto incomodam alguns usuários. É um cuidado de acabamento que combina com o restante da proposta do produto, adotando uma solução simples e elegante.

DSC08588

A parte traseira do smartphone é revestida por um plástico aparentemente bem resistente, com um relevo que ajuda na pegada do dispositivo. Detalhe: o Xperia ZQ não possui uma tampa removível, ou seja, sem acesso à bateria do dispositivo. Esse detalhe é importante para alguns usuários que se preocupam com uma eventual manutenção futura do produto.

DSC08599

Talvez o diferencial mais relevante do Xperia ZQ é essa área de acesso aos slots para cartões microSD e micro SIM. No lugar de adotar slots laterais, eles decidiram posicioná-los na parte inferior traseira do dispositivo, oferecendo um acesso direto aos dois recursos. Como resultado, você tem um smartphone com uma espessura ainda mais baixa, o que é algo muito bem vindo para quem quer uma maior comodidade ao transportar o dispositivo no bolso da calça, ou para quem quer ter uma pegada melhor com o produto.

Por fim, o Xperia ZQ passa a impressão de ser um produto muito bem construído, com detalhes típicos de um modelo top de linha. Não poderia esperar menos que isso, ainda mais pensando na sua proposta de preço.

Acessórios

O Sony Xperia ZQ vem com os itens já conhecidos da maioria dos dispositivos disponíveis no mercado. Ou seja: adaptador para a rede elétrica, cabo USB, manuais e documentação de assistência técnica e fone de ouvido. Tudo isso vem mundo bem acondicionado em uma embalagem com repartições, para que tudo fique muito bem organizado.

DSC08653

O principal destaque desse kit de acessórios é o fone de ouvido, que é do tipo in-ear e de alta qualidade de reprodução. Cheguei a utilizar um fone de características similares no iPhone (um modelo específico para o smartphone da Apple), e os resultados foram realmente muito bons. E nesse caso, não foi diferente.

Esse fone consegue oferecer uma qualidade de som satisfatória, assim como a maioria dos acessórios da Sony, com um bom isolamento acústico (o que é bem vindo por muitos usuários que não querem o ruído externo atrapalhando a experiência musical), mas sem ser agressivo no seu nível de volume. No final das contas, aqueles que gostam de música ficarão satisfeitos com esse fone. Talvez os mais exigentes esperassem um volume mais elevado, mas não acho que isso possa ser considerado um problema no acessório.

Tela

O Sony Xperia ZQ possui uma generosa tela capacitiva TFT LCD de 5 polegadas, com resolução de 1080 x 1920 pixels (sim, desse jeito como está escrito), com densidade de 441 ppp e 16 milhões de cores. Essa tela possui a tecnologia optiContrast, que é uma tela capaz de exibir os elementos gráficos com elevada riqueza de detalhes e nitidez, com uma imagem mais clara quando está ligada, e um escuro mais profundo quando desligada. Na prática, temos aqui uma ótima tela para a reprodução de gráficos de jogos, vídeos em alta definição (ou melhor, nesse caso, Full HD) e fotos.

DSC08560

Uma tendência já vista no Xperia SP e que se repete no Xperia ZQ é a impressão da tela ser um pouco mais “esfumaçada”, apesar da alta fidelidade na reprodução das cores. Você tem a clara impressão de que há uma película que deixa todos os elementos exibidos mais pálidos, com uma certa ausência de profundidade. Em compensação, as cores são reproduzidas de forma mais natural, sem um brilho exagerado como encontramos em outros modelos.

Além disso, é uma tela que tende a atrair mais marcas de dedo, o que pode incomodar os mais puristas (ou preocupados com um smartphone com uma tela com melhor aparência).

DSC08622

Para a maioria dos usuários, esses detalhes não chegam a ser um problema. E, de fato, são características menos desconfortantes, que não são pontos para desabonar os modelos. Podem ser sim consideradas características dos telefones da Sony, que podem ou não cair no agrado de alguns usuários.

DSC08641

Porém, particularmente, ignoro esses detalhes pelo benefício entregue por uma tela Full HD. Para quem pensa nos jogos e vídeos no smartphone como itens prioritários, entendo que a opção é uma das melhores nesse aspecto. Os resultados apresentados são muito interessantes. Na verdade, muito melhores que a maioria dos smartphones disponíveis no mercado.

Sistema Operacional e Interface de Usuário

A Sony mantém no Xperia ZQ o Android 4.2.2 Jelly Bean (pelo menos no modelo que recebemos para testes – pode ser que no futuro o modelo já tenha recebido a versão 4.3 Jelly Bean do sistema da Google), com a mesma interface de usuário customizada por eles, já vista em outros modelos testados em 2013. A boa notícia é que não há surpresas para aqueles que já são usuários de outros smartphones da Sony, facilitando a vida desses usuários na hora da compra de um outro dispositivo da empresa.

Screenshot_2013-10-14-20-03-47

A interface não apresenta mudanças em relação aos modelos mais simples. Os mesmos detalhes de customização já vistos no Xperia SP estão presentes no Xperia ZQ, assim como os principais aplicativos adotados pela Sony para oferecer a sua experiência no Android no dispositivo. Logo, a experiência de uso já é conhecida: apesar de todas as customizações adotadas (que poderiam prejudicar consideravelmente o desempenho do dispositivo), temos um dispositivo que desempenha de forma fluída as transições de tela e execução de aplicativos diversos.

Apesar de alguns usuários entenderem que a interface da Sony é visualmente carregada, ela ao menos é competente para as tarefas mais básicas e essenciais no dispositivo, sem apresentar arrastos nas transições de tela ou travamentos durante a execução de ações específicas.

Screenshot_2013-10-14-20-07-41

Além disso, recursos exclusivos da Sony estão presentes no Xperia ZQ: Sony Select (que oferece um conjunto de sugestões de aplicativos para o seu smartphone), Soicalife (que agrega as redes sociais para compartilhamento de conteúdos pessoais com os seus contatos de forma prática), Notas (para anotações), Music & Video Unlimited (agregador de conteúdos de música e vídeos da Sony), TrackID (para localização de informações de faixas musicais), PlayNow (outro aplicativo que seleciona conteúdos para o seu smartphone, como jogos, aplicativos e sons), Xperia Link (para conectar o seu Xperia ZQ com outros dispositivos compatíveis), Reader by Sony (livros digitais), entre outros.

Screenshot_2013-10-14-20-08-00

No geral, apesar de parecer uma interface carregada e confusa para muitos usuários, ela é relativamente simples. Facilita o fato do usuário ter à sua disposição uma única tela para encontrar todos os seus aplicativos, e ter a chance de ordenar esses aplicativos da maneira que melhor desejar. Os widgets criados pela Sony (como o de acesso rápido aos recursos de rede e previsão do tempo, por exemplo) são leves e de acesso simples e direto, com animações que não interferem no desempenho do sistema.

Screenshot_2013-10-14-20-09-04

Não foram observados lags e travamentos durante a utilização dos recursos mais comuns já presentes no sistema operacional. Mais uma vez, o Sony Xperia ZQ se comportou dentro do esperado para um dispositivo do seu porte. No final das contas, a Sony oferece uma proposta de interface Android que não compromete, devolvendo uma experiência de uso que deve satisfazer a maioria dos usuários.

Qualidade de Áudio e Chamadas

A Sony sabe como fazer dispositivos com alta qualidade sonora, uma vez que usa a tecnologia Walkman em seus produtos. No caso do Sony Xperia ZQ, isso se aplica em partes.

Quando utilizei o produto com o fone de ouvido que acompanha o kit de venda, tudo funcionou conforme o esperado. Como já afirmei antes no review, os fones de ouvido (por serem in-ear) garantem um isolamento de ruído externo eficiente, mas sem oferecer um áudio de volume muito agressivo. Isso é bom, pois ninguém quer ficar surdo ouvindo música, certo?

DSC08592

Para toques e chamadas, a mesma coisa: o volume do alto-falante externo é elevado, tornando os toques bem audíveis. Dependendo do toque adotado, o volume é até mais alto do que se realmente deseja. Mas, dependendo da situação que você se encontra (principalmente em locais com muito barulho), é até desejado um toque de telefone um pouco mais elevado.

DSC08608

Porém, para a parte de chamadas, o áudio emitido pelo alto-falante traseiro e principalmente pelo alto-falante frontal de chamadas deixa um pouco a desejar. Ele é audível, mas depende do posicionamento do alto-falante frontal no seu canal auditivo. Em algumas situações, precisei pressionar um pouco mais o telefone no ouvido para poder ouvir de forma mais clara, o que não é o ideal. Além disso, o viva-voz do aparelho tem um volume de áudio relativamente baixo, e dependendo da potência do microfone da pessoa do outro lado da linha, ele se torna inútil.

Na parte de qualidade de chamadas (recepção e qualidade de sinal, não percebi anormalidades durante as conversações. A qualidade do sinal foi boa na maior parte do tempo, e as chamadas foram recebidas e feitas sem maiores problemas. Mais uma vez, registro que os resultados podem variar, de acordo com a operadora escolhida e com o local onde você vai utilizar o smartphone.

Internet

Mais uma vez (e infelizmente), pelo simples fato de morar no interior do estado de São Paulo (Araçatuba, a 535 km da capital paulista), foi inviável testar a conectividade 4G/LTE do Sony Xperia ZQ. Esse é um dos recursos mais desejados dos usuários por estar presente em um dispositivo top de linha. E bem sei que minha análise fica comprometida nesse aspecto. Fico mais uma vez devendo essa para vocês. Espero que um dia isso mude.

Screenshot_2013-10-14-20-09-18

De qualquer forma, testei as conectividades em 3G e Wi-Fi. Nos dois casos, sem maiores problemas. Por contar com um modem mais competente, o Xperia ZQ tem uma performance boa para a conectividade móvel, mesmo pelas redes 3G. Se você optar por uma rede 3G+ (HSPA+), você não deve ter muitos problemas para ler seus e-mails, acessar as redes sociais, navegar pela web e outras tarefas mais básicas.

Não posso garantir que dá para assistir aquele vídeo preferido do YouTube pois tudo vai depender mais das características do seu plano de dados e da operadora escolhida. Mas imagino que quem está disposto a pagar o valor sugerido do Xperia ZQ tem condições financeiras de pagar um bom pacote de dados (pelo menos, na teoria).

Screenshot_2013-10-14-20-10-24

O Wi-Fi também se comportou bem, sem apresentar limitações com os obstáculos existentes aqui no escritório. Além disso, todos os programas considerados essenciais para os usuários conectados (Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp, etc) funcionaram sem maiores problemas ou dificuldades, nas duas conectividades testadas.

GPS

O Sony Xperia ZQ volta a adotar uma solução própria para geolocalização, como o Wisepilot for Xperia , mas também conta com o recurso de navegação, fornecido pela Google. Além disso, o Modo para Carro (aplicativo que otimiza o funcionamento do dispositivo para quando o usuário está dirigindo) também conta com um mapa para posicionamento.

Screenshot_2013-10-08-09-58-34

Em termos de posicionamento, o GPS presente no Xperia ZQ funciona bem. Consegue fixar o posicionamento em um curto espaço de tempo, uma vez que conta com os recursos A-GPS e GLONASS, o que agiliza muito o processo de localização. E como os softwares e comportaram com a mesma eficiência já apresentada no Xperia SP, o recurso funcionou da melhor forma possível nos testes.

Screenshot_2013-10-08-09-57-43

Mais uma vez, a Sony fez um bom trabalho na disposição de recursos para a localização do usuário, mas principalmente no recurso de GPS em si para estabelecer o posicionamento. Bem sabemos pelo histórico de testes o quanto que esse recurso pode se apresentar como algo problemático ou sem a eficiência desejada.

Câmera

O Sony Xperia ZQ possui uma competente câmera traseira de 13 megapixels, que possui alguns dos recursos mais básicos esperados em uma câmera de um produto considerado top de linha. Sua interface é relativamente simples, com os itens com fácil acesso, em um menu contextual na parte superior da tela, e os ajustes finos em uma janela secundária. Não tem muitos recursos especiais ou filtros, o que facilita a vida dos menos experientes, mas pode incomodar aqueles usuários mais exigentes.

Screenshot_2013-10-14-20-15-03

A presença do sensor Exmor R facilita as coisas na hora de registrar fotos em condições perfeitas de iluminação, ou em plena luz do dia. As imagens captadas possuem cores interessantes, e não ficam distorcidas nessas condições. De fato, a câmera traseira do Sony Xperia ZQ é muito boa para registro de imagens durante o dia.

Já nas fotos registradas à noite, em locais com iluminação artificial ou com iluminação de baixa qualidade, é possível perceber algumas anormalidades, como ruídos na imagem captada e algumas dificuldades do flash em lançar a luz para a imagem a ser fotografada de forma correta. Não que isso chegue a ser um problema, mas deixa um pouco a desejar para os mais exigentes.

Screenshot_2013-10-14-20-15-11

De qualquer forma, a câmera traseira do Xperia ZQ é mais do que suficiente para o registro de imagens para as redes sociais e até mesmo postagens eventuais em blogs. A maioria dos usuários ficará satisfeita com o resultado final das imagens captadas. Podemos dizer que o resultado final foi dentro do esperado para uma câmera de um smartphone.

Screenshot_2013-10-14-20-15-19

A câmera frontal possui uma resolução de 2 megapixels, e é capaz de gerar boas imagens em fotos e vídeos. Deve atender bem as necessidades daqueles que desejam registrar auto-retratos em baladas, fazer videologs e, principalmente, obter a máxima de qualidade possível nos aplicativos de comunicação por vídeo.

A seguir, algumas demonstrações de imagens captadas pela câmera do Xperia ZQ.

Fotos durante o dia

DSC_0027 DSC_0035 DSC_0040 DSC_0044 DSC_0057 DSC_0064 DSC_0065 DSC_0067

Fotos com baixa luminosidade e/ou luz artificial (com flash) 

DSC_0003a DSC_0010 DSC_0014 DSC_0015 DSC_0016 DSC_0019 DSC_0022 DSC_0071

Fotos com zoom

DSC_0004a DSC_0005a DSC_0007 DSC_0011 DSC_0012 DSC_0037 DSC_0039

Fotos com a câmera frontal

DSC_0055 DSC_0034 DSC_0054

Games

Esse é um ponto no Xperia ZQ que levanta discussões. Li alguns relatos de usuários que perceberam pequenos travamentos e lags em jogos específicos. Pois bem, eles não estão errados por completo.

Screenshot_2013-10-10-18-36-58

Nos jogos mais básicos (Jetpack Joyride, Subway Surfers), não registrei nenhum tipo de problema ou anormalidade, tanto na parte gráfica quanto no desempenho dos jogos. Mesmo em Dead Trigger, que possui elementos gráficos mais apurados, tudo foi exibido de forma plena e perfeita, oferecendo uma ótima experiência de uso.

Screenshot_2013-10-10-18-18-12

Já em jogos um pouco mais complexos e exigentes em termos de recursos (como Real Racing 3 e Iron Man 3), observei que a execução não é algo tão fluído como em outros dispositivos, até com pequenos engasgos. Não é algo que seja gritante, ou que acabe com a jogabilidade dos games executados, mas para alguns gamers mais exigentes, podem ser problemas perceptíveis. No vídeo review (no final desse post), eu mostro o gameplay de alguns títulos, e vocês mesmos podem tirar as suas próprias conclusões.

Screenshot_2013-10-10-19-52-35 Screenshot_2013-10-10-18-30-00

Ao meu ver, o Xperia ZQ vai bem nos jogos, de um modo geral. Mas os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Outro detalhe: observei que os jogos ficavam com um melhor desempenho quando todos os aplicativos abertos em segundo plano são fechados. Recomendo que façam isso quando forem rodar jogos no dispositivo, para resultados mais satisfatórios.

Multimídia

Os mesmos recursos para consumo de multimídia já vistos em outros modelos da Sony são encontrados no Xperia ZQ. Os japoneses já contam com um histórico de qualidade comprovada nesse segmento, logo, o resultado da experiência sonora oferecida pelo smartphone top de linha da Sony é o melhor possível.

Screenshot_2013-10-14-20-11-23

Já destacamos no review do Xperia SP o player de música, que oferece recursos visuais para tornar a experiência de uso ainda mais atraente, com proteções de tela animados e recursos otimizados para uma melhor qualidade de áudio durante as reproduções musicais. Com poucos botões, oferece uma usabilidade simples e direta, mantendo o recurso ClearAudio+, que oferece um som mais cristalino,  mesmo com músicas com diferentes taxas de bitrate.

O TrackID volta a se fazer presente, permitindo a busca de informações das músicas armazenadas no dispositivo do usuário ou reproduzidas em um ambiente externo, permitindo inclusive o download da música para a biblioteca musical do aparelho. Mais uma vez, o recurso funciona como uma ótima ferramenta para conhecer novas músicas, artistas e bandas, não só pelas informações exibidas nos resultados das buscas, mas também nas listas dos mais procurados pelos usuários dos dispositivos da Sony.

Screenshot_2013-10-14-20-12-35

Na parte de vídeos, o Sony Xperia ZQ toma vantagem da tela Full HD (1080 x 1920 pixels) para uma ótima experiência de reprodução de vídeos, tanto aqueles armazenados no dispositivo, quanto os vídeos exibidos por streaming. Tudo foi reproduzido sem maiores problemas ou engasgos. Por outro lado, as mesmas limitações de identificação de formatos de arquivos e legendas integradas na pasta do dispositivo detectadas no Xperia SP permanecem no Xperia ZQ, obrigando o usuário a instalar um aplicativo de terceiros para poder identificar os diferentes formatos e os arquivos de legenda nas pastas de vídeos.

Um diferencial interessante presente no modelo top de linha da Sony é o Estúdio de Filmes, que permite ao usuário realizar edições básicas de vídeos no dispositivo. É um recurso bacana para edições casuais, sem grandes aspirações. Porém, com um pouco de imaginação, você pode produzir resultados interessantes.

Screenshot_2013-10-14-20-12-58

Além disso, os recursos Music Unlimited e Video Unlimited oferecem um catálogo de músicas e vídeos para consumo direto no Xperia ZQ, permitindo ao usuário ampliar o seu catálogo de conteúdos multimídia, através de uma fonte oficial (nesse caso, a Sony), e com aquivos com a mesma qualidade técnica, e todos ajustados para uma melhor experiência de uso com o smartphone.

Recursos como o Smart Connect e o Controle Remoto também estão presentes, assim como o Rádio FM, muito desejado por uma grande parcela de usuários. Sem falar no Xperia Lounge, uma área de conteúdos exclusivos da Sony com vídeos e outros conteúdos voltados para shows, grandes eventos, festas, baladas e notícias de cultura pop. Ou seja, o Xperia ZQ é bem completo nesse aspecto.

Bateria

Mais uma vez a Sony faz um grande trabalho com a bateria do Xperia ZQ. Sem precisar acionar todos os recursos de economia de bateria já disponíveis pela sua interface, o aparelho consegue aguentar tranquilamente um dia de uso considerado normal (acesso às redes sociais, recebimento de e-mails o tempo todo, música, alguns vídeos, algum tempo em jogos, e eventual acesso via redes 3G/4G e GPS). Logo, a maioria dos usuários não terá problemas com a autonomia de uso do dispositivo.

Screenshot_2013-10-10-18-15-02

Para usuários mais exigentes, que vão utilizar o smartphone com vídeos e jogos em um considerável tempo ao longo do dia, pode ficar na mão com a bateria. Naturalmente, o Xperia ZQ pede um consumo maior de seus recursos para realizar tarefas mais complexas. Por isso, vale aqui uma certa dose de moderação para não ficar sem bateria no final do dia. Mas nada fora do esperado para um dispositivo desse porte.

Aliás, devemos levar em consideração que, para um produto com suas especificações de hardware, e com uma tela desse tamanho, saber que ele pode aguentar um dia inteiro de uso regular é uma excelente notícia.

Desempenho

O Sony Xperia ZQ é um bom smartphone no seu desempenho geral. Não percebi travamentos ou engasgos brutos no dispositivo. Talvez o telefone tenha deixado a desejar um pouco no quesito fluidez (nas transições de tela principal para a tela de todos os aplicativos, e principalmente em alguns jogos mais pesados, como o Real Racing 3 e o Iron Man 3), mas nada que chegue a irritar ou desabonar o dispositivo. Coloco isso mais na conta da interface de usuário adotada pela Sony.

Mesmo assim, é um modelo que vai agradar a maioria dos usuários. É potente, permite a execução das principais tarefas que as pessoas realizam nos smartphones, e é um produto que agrada em pontos específicos (velocidade no acionamento da câmera, pegada, tela de alta definição, etc). Pode ser a alternativa daqueles que querem um dispositivo com todos os recursos multimídia oferecidos pela Sony.

DSC08561

Conclusão

O Sony Xperia ZQ está aprovado. Ele oferece uma experiência de uso plena, e é isso o que se espera de um produto do seu porte. Talvez ele apresente poucas diferenças em relação ao modelo intermediário (Xperia SP) em seus recursos, mas esses poucos diferenciais podem justificar a escolha por um produto top de linha (para que está disposto a pagar a diferença de preço, é claro).

Review em vídeo

 

04-botao-clique037-180.jpg


Compartilhe