sony-xperia-sp-branco-01

O Sony Xperia SP é uma das propostas de smartphone Android de linha média mais procurada entre os usuários brasileiros. É hoje um dos modelos com maior volume de vendas no TargetHD.net, e é um dos reviews mais esperados e solicitados entre os leitores do blog. Motivos para isso não faltam. O seu conjunto de hardware e software prometem um desempenho bem promissor para as atividades mais variadas, e o seu preço é relativamente acessível.

Porém, resta saber se o modelo está à altura dessas expectativas geradas. Com tantas opções de smartphones intermediários, o modelo da Sony pode superar os seus concorrentes na categoria, ou mesmo modelos mais avançados e com uma diferença mínima de preço? É o que vamos responder no review a seguir.

Características Físicas

DSC08284

O Sony Xperia SP segue a tendência de design mais sóbrio adotado pela Sony desde o começo de sua empreitada solo no mercado mobile. É um produto com linhas mais “industriais”, o que deixa o smartphone visualmente bonito, lembrando mesmo um gadget. Utilizando o aparelho durante os testes, temos mesmo a clara impressão de uso de um dispositivo com a assinatura da Sony.

DSC08288

A primeira impressão que tive é de um telefone um pouco mais pesado do que os modelos que testamos em 2013. Porém, isso não causa nenhum incômodo no uso diário. Pelo contrário: o “peso” ajuda na pegada do dispositivo, e combinado com o seu design, o telefone fica bem confortável nas mãos. Com dimensões de 130,6 x 67,1 x 9,98 mm, o Xperia SP é um modelo confortável para diferentes perfis de usuário.  Para quem tem mãos grandes ou pequenas, não terá dificuldades em encaixar o telefone em uma única mão e, por consequência, interagir com a interface de usuário.

DSC08297

A Sony também deixa a sua assinatura no posicionamento dos seus conectores. Mais uma vez temos concentrado em um único lado do dispositivo os botões de controle de volume, o botão de liga/desliga e bloqueio de tela (na parte central do corpo do dispositivo, como nos demais modelos da linha Xperia), e o botão de acionamento da câmera.

DSC08305

Na outra lateral, temos o conector para o cabo micro USB, na parte superior do dispositivo. Desse modo, eles aproveitam a natural espessura maior na parte superior (pela presença da câmera) para deixar o telefone com uma espessura uniforme, sem nenhum tipo de “lombada” na parte traseira.

Em contrapartida, mesmo com essa solução, isso não evita que a lente da câmera eventualmente fique em contato com a superfície onde o smartphone fica repousado, caso o usuário decida deixar o dispositivo com a tela voltada para cima. Mais uma vez, aconselho o uso de um case protetor, para evitar arranhões na lente da câmera.

DSC08311

Outro detalhe que pode incomodar aos mais exigentes: o detalhe na lateral do aparelho (em cinza) é uma área pintada, que pode descascar.  Obviamente, tenho que levar em consideração que esse modelo é proveniente da assessoria de imprensa da Sony Brasil, e que já foi utilizado por outras pessoas que não necessariamente podem ter o mesmo cuidado com um dispositivo que você possa vir a ter. Mesmo assim, é um ponto a ser observado, e mais uma vez, recomendo o uso de um case protetor. Só por precaução.

DSC08194

Além disso, a tampa traseira do Xperia SP é uma simples tampa de plástico flexível, algo que é ponto de crítica em outros modelos (principalmente da Samsung). Apesar de ter uma flexibilidade maior, passando a impressão que não vai se quebrar com facilidade, ainda é uma simples tampa de plástico, apenas para proteger os componentes internos. Sem falar nas linguetas de encaixe que passam a impressão que podem se quebrar com certa facilidade, caso o usuário constantemente remova a tampa traseira por qualquer motivo (e eu acredito que a maioria não pretende fazer isso.

DSC08198

A tampa traseira só serve para proteger os componentes internos, além de oferecer acesso aos slots para cartões microSD e micro SIM. O Xperia SP não possui bateria removível.

DSC08203
DSC08208

 

Na parte traseira, destaco o alto-falantes localizado ao lado do sensor da câmera, além do microfone logo abaixo do flash LED. Para os usuários que pretendem gravar vídeos no dispositivo, isso vem bem a calhar, pois a captação de áudio tende a ser melhor, trabalhando com um microfone voltado para o lado onde a gravação acontece. Além disso, esse segundo microfone também favorece na redução de ruído durante as chamadas telefônicas.

DSC08135

Também destacamos a identificação da presença da conectividade NFC, para transmissão de dados por aproximação ou contato entre dois dispositivos.

DSC08325

Na parte frontal do aparelho, os sensores, câmera frontal e o alto-falante para chamadas. Por fim, não podemos nos esquecer do LED notificador na parte inferior do aparelho, que dá um tom jovial ao produto, além de ser um diferencial da Sony nessa linha de produtos.

DSC08327

Acessórios

O kit enviado pela assessoria de imprensa da Sony Brasil apresenta o conjunto de acessórios considerados padrão para a maioria dos smartphones disponíveis no mercado: cabo micro USB, adaptador para rede elétrica, fones de ouvido e manuais. Nenhum item adicional, mas tudo muito bem acondicionado, em uma embalagem que é bem mais apresentável que os modelos da concorrência.

DSC08210

Destacamos aqui os seus fones de ouvido, que mesmo não sendo do tipo “in-ear”, entregam um áudio com um bom nível de volume. Pelas suas características, esses fones priorizam os agudos, deixando os graves totalmente em segundo plano. Porém, com os ajustes de equalização disponíveis no dispositivo e, principalmente, a utilização de um fone de qualidade de sua preferência (principalmente do tipo “in-ear”), esse problema é resolvido.

DSC08214

Além disso, o fone de ouvido que acompanha o kit de venda só conta com o botão de controle de recebimento de chamadas, sem contar com botões para controle de volume.

DSC08219

Vale lembrar que estamos falando de um smartphone da Sony, com todos os recursos de áudio da tecnologia Walkman, que entrega um áudio de elevada qualidade. Além disso, o smartphone conta com softwares específicos para ajustes de áudio com diferentes configurações, que atendem às necessidades do usuário fã de música. Logo, essa questão do fone de ouvido nem pode ser encarado como um problema. Basta você gastar mais um pouco com um fone de ouvido que atenda às suas necessidades e pronto.

Tela

A tela do Sony Xperia SP mede 4.6 polegadas, com uma resolução de 1280 x 720 pixels e 16 milhões de cores. Sua tela em HD é um dos trunfos da empresa para esse segmento de produto de mercado de linha média. Os seus concorrentes diretos não contam com tal característica, que é muito bem vinda na hora de visualizar vídeos e rodar os jogos. Também ajuda nesse processo a presença de uma GPU Adreno 320, que oferece uma maior capacidade de reprodução de gráficos avançados.

DSC08193

Essa tela possui a presença da película Corning Gorilla Glass, que ajuda a prevenir riscos e arranhões decorrentes do uso no dia a dia, além de deixar essa tela um pouco mais resistente que as demais. Porém, é sempre bom lembrar que “prevenir” não é o mesmo de “deixar totalmente imune”. Se o usuário decidir utilizar de métodos mais agressivos para testar a durabilidade da tela, ela fatalmente vai riscar ou se quebrar. Logo, o termo “uso normal” é fundamental para que a Gorilla Glass funcione como o esperado.

Sobre a sua qualidade de imagem, a tela do Xperia SP utiliza a tecnologia Mobile BRAVIA Engine 2 para uma melhor qualidade de imagem. Combinada com o seu hardware e a sua alta definição, temos aqui uma das melhores telas que você pode encontrar entre os smartphones de sua categoria. A qualidade de imagem é muito boa, sem uma saturação de branco ou com um uso do brilho em demasia.

DSC08333

Outra vantagem dessa tela é que, durante os testes em ambientes externos, a exibição dos elementos foi satisfatória, com boa visibilidade com os ajustes de brilho no modo automático. A visualização não é perfeita, mas pelo menos os elementos são mais visíveis do que em outros modelos de marcas concorrentes. Para quem vai usar o smartphone para tirar fotos do passeio do final de semana, ou necessita ver e-mails e mensagens em qualquer lugar, essa tela é bem vinda.

A sensibilidade dessa tela ao toque do usuário é outro ponto a ser elogiado. A tela do Xperia SP possui um touchscreen muito sensível, o que ajuda na interação com a interface de usuário e, principalmente, na hora de utilizar o teclado virtual dessa interface. Você consegue digitar sem maiores problemas, e com um nível de precisão muito bom, inclusive na orientação vertical. Também ajuda o fato do smartphone contar com um modo específico para quando o usuário estiver utilizando o produto com as luvas.

DSC08178

Por fim, não podemos nos esquecer que é justamente a tela do aparelho que permite que os efeitos luminosos fiquem ativos no LED de notificações. Quando o usuário acessa alguns itens do sistema operacional, esses elementos acionam o LED luminosos, que muda de cor de acordo com a tonalidade considerada base na imagem ou aplicativo em exibição na tela.

Sistema Operacional e Interface de Usuário

O modelo que recebemos da assessoria de imprensa da Sony Brasil conta com a versão Android 4.1.2 Jelly Bean, e ao verificar por atualizações, recebi a mensagem que o dispositivo já estava com a versão mais recente do Android disponível para o telefone. Tudo indica que o Xperia SP vai receber pelo menos a versão 4.2.2 do sistema da Google e, quem sabem em um futuro distante, a versão 4.3. Mas isso é apenas um achismo da minha parte. Não há nada de oficial sobre o assunto.

Screenshot_2013-09-08-00-57-09

A interface escolhida pela Sony consta com várias customizações em relação à interface original do Android, com o objetivo de enfatizar as propriedades multimídia do dispositivo, além de oferecer uma experiência de uso mais amigável para o usuário. O resultado é uma interface que chega a contrastar com a sobriedade do design do smartphone, mas que cumpre o seu papel em destacar os recursos específicos implementados pela Sony.

Screenshot_2013-09-11-11-15-46

Mais uma vez a Sony adota soluções que permitem que o usuário configure as telas de atalhos de aplicativos, widgets e lista de programas instalados de acordo com as suas necessidades e preferências.  Você pode organizar a ordem dos aplicativos instalados por ordem cronológica, alfabética, pelos mais usados, pelos apps usados recentemente, ou por uma classificação pessoal, de acordo com suas necessidades.

Screenshot_2013-09-08-00-57-29

Os widgets multimídia foram personalizados, de modo que acompanhem a proposta de design da própria interface Android da Sony. Os atalhos de recursos de conectividade e ajustes rápidos também foram customizados, assim como sua tela de bloqueio, que conta com atalhos para o player de música e câmera, confirmando assim o apelo para as características de produtividade do dispositivo.

Screenshot_2013-09-08-00-57-57

Outro diferencial dessa interface é que todos os recursos de configurações estão em uma única tela, e não divididos em categorias, como nas propostas de alguns concorrentes do Xperia SP. Isso torna o acesso aos recursos de controle do smartphone algo mais simples e prático, principalmente se pensarmos nos usuários mais novos.

O teclado virtual é um ponto que ficou neutro nos testes. Se por um lado ele apresentou uma precisão e previsibilidade muito boas, por outro lado, apresenta os caracteres especiais e de pontuação na parte superior do teclado, e mesmo assim, no modo de previsibilidade, durante a digitação. Com isso, você tem que tirar um pouco o foco da digitação para tais caracteres especiais, quando seria muito mais simples integrar esses atalhos nas teclas do teclado principal (alfabético).

Screenshot_2013-09-11-10-53-18

Além disso, os recursos específicos de multimídia e produtividade exclusivos da Sony, como o Sony Select (seleção da própria Sony de aplicativos e jogos selecionados para rodar com os seus smartphones), o Socialife (um agregador de notícias e atualizações de amigos nas redes sociais), o Smart Connect (para conectar o smartphone com outros dispositivos da Sony), o Wisepilot (serviço de rotas via GPS – falaremos dele mais adiante), o Reader by Sony (aplicativo para eBooks) e o Xperia Link (que permite a visualização de notícias e notificações do smartphone na tela das TVs da Sony compatíveis com o recurso).

Screenshot_2013-09-11-11-10-42

Outro item do Xperia SP é o Play Now, que é uma loja de aplicativos específica e dedicada aos aparelhos da linha Xperia. Aqui, a Sony separou alguns dos apps que eles entendem que serão de interesse do usuário, seja pelo entretenimento, pelos jogos, ou pela produtividade oferecida.

Screenshot_2013-09-11-15-09-15

O Xperia SP tambpem possui o já conhecido recurso Stamina, que oferece ajustes específicos para um melhor desempenho de bateria. Não só apresenta dicas de como o usuário pode aproveitar melhor da autonomia do telefone, como também administra esse consumo de forma independente (se assim o usuário desejar), reduzindo a utilização de alguns recursos de forma automática. O resultado é sim uma maior autonomia de bateria, ou a garantia que o seu telefone vai chegar com bateria no final de um dia de uso (normal).

Screenshot_2013-09-11-11-11-13

Não podemos esquecer dos “pequenos aplicativos”, que são recursos rápidos que podem ficar suspensos na tela do dispositivo, para serem acionados rapidamente. Notas, gravações de voz e lembretes podem ser acionados através da aba de visualização dos aplicativos abertos, podendo ser posicionados em qualquer tela, para um acesos mais rápido dessas funções. Se quiser, o usuário pode adicionar novos recursos pré-instalados no aparelho, ou outros aplicativos que podem ser baixados a partir da Google Play Store.

De um modo geral, é uma interface que cumpre o seu papel de ser funcional, fluída e, ao mesmo tempo, atrair visualmente os usuários que desejam um ar mais jovial e chamativo para o seu dispositivo. Apesar de preferir mais utilizar uma interface pura do Android, o resultado apresentado pela Sony é bem aceitável e prático.

Qualidade de Áudio e Chamadas

Aqui, temos alguns pontos a observar. A Sony sempre se destacou por oferecer ao mercado smartphones com características de áudio de qualidade superior em relação aos seus concorrentes, muito em parte pela tecnologia Walkman, que segue presente nesse dispositivo. A mesma coisa se repete no Xperia SP, mas em partes.

DSC08161

O alto-falantes traseiro oferece uma qualidade de áudio satisfatória. Você consegue ouvir bem o telefone chamando dentro do bolso da calça sem maiores problemas, com toques bem audíveis, com a qualidade esperada para um smartphone da Sony. Para as comunicações por viva-voz, o som ficou um pouco abafado, mas ainda assim, você consegue ouvir bem a pessoa do outro lado da linha no meio da rua ou parado no trânsito, por exemplo.

A mesma relação se repete quando utilizamos o fone de ouvido que acompanham o kit de venda do produto. Um som bem audível na reprodução multimídia (mas com poucos graves, pelas características do fone – como já afirmei anteriormente, esse problema pode ser resolvido, utilizando um bom fone in-ear de sua preferência), mas com um som um pouco abafado e mais baixo do que o desejado para chamadas.

DSC08168

O alto-falante para chamadas apresenta um volume mediano. Ele é perfeitamente audível em ambientes silenciosos, mas em locais com muito barulho externo (tráfego normal das ruas, ou em um calcadão com um volume razoável de pessoas), você pode ter um pouco de dificuldades em ouvir a pessoa do outro lado da linha. Pode ser considerado de bom volume para os menos exigentes e, de fato, o áudio do Xperia SP fica “na média”. Apenas como comparação: ele é mais alto do que o alto-falante para chamadas do Motorola RAZR D3 (que é realmente baixo), mas mais baixo do que o falante presente no Samsung Galaxy S4 Mini Duos (que, no meu entendimento, está no volume ideal).

Screenshot_2013-09-08-19-55-06

O produto conta com um slot para cartões micro SIM, e o seu desempenho durante as chamadas foi dentro do esperado. Não percebi quedas ou anormalidades nas chamadas recebidas ou realizadas. Lembrando: os resultados podem variar de acordo com a operadora que você utilizar. Mas, em linhas gerais, a capacidade de captação de rede do produto é boa.

Internet

O Sony Xperia SP já conta com alguns dos mais utilizados aplicativos para a web pré-instalados, como por exemplo o Chrome e o Facebook, sem falar no navegador nativo do Android. Ou seja, quando o usuário receber o telefone em casa, já tem por onde começar a se conectar com o mundo. Os demais programas podem ser adquiridos via download na Google Play Store.

Screenshot_2013-09-11-10-52-54

No quesito conectividade, o Xperia SP foi muito bem. Além de contar com o 4G (que infelizmente não pode ser testado por mim, já que moro em uma cidade do interior do estado de São Paulo), o modelo traz consigo a conectividade HSPA+ (ou 3G+, para algumas operadoras – que lá fora é chamado de 4G), o que facilita as coisas na hora da navegação móvel.

Screenshot_2013-09-11-11-11-35

A conectividade via Wi-Fi também foi bem. Apresentou uma boa capacidade de captação de sinal, mesmo em ambientes onde algumas paredes atuaram como obstáculo entre o dispositivo e o roteador. Nesse ponto, o Xperia SP fez o que se espera dele: me deixou conectado o tempo todo.

 

GPS

O Sony Xperia SP tem mais um ponto forte bem evidente: o GPS. Por contar com os sistemas aGPS e GLONASS, o tempo de localização do posicionamento do dispositivo é muito curto, mesmo em locais onde smartphones de marcas concorrentes encontraram dificuldades em encontrar o posicionamento. Nesse aspecto, a Sony fez um excelente trabalho.

Screenshot_2013-09-10-10-56-00

Outro diferencial desse smartphone é que a Sony decidiu adotar aplicativos próprios para navegação, no lugar do aplicativo dedicado da Google. O primeiro é o Modo Para Carro, que busca o Google Mapas para determinar o posicionamento do usuário, além de traçar rotas de origem e destino. Serve mais para ser um atalho mais prático para algumas funções do smartphone, que podem ser acessadas como se fosse um pequeno computador de bordo, principalmente se usado com uma base, com ícones grandes e de fácil acesso.

Screenshot_2013-09-10-10-56-05

Já o recurso Wisepilot é o programa de GPS do Xperia SP, desenvolvido pela Navteq. Com ele, você pode fazer a navegação tradicional do GPS, com busca de endereços, tracejamento de rotas e até inclusão de erros nos mapas, para auxiliar no desenvolvimento do serviço.

Screenshot_2013-09-10-10-59-33

Nos dois casos, o GPS respondeu muito bem. O usuário que decidir utilizar o Xperia SP como navegador GPS alternativo, estará bem servido. Os resultados de localização foram precisos, o tempo de resposta foi curto, e sua eficiência foi altamente comprovada nos testes.

Câmera

A câmera do Sony Xperia SP é algo que podemos chamar de “satisfatória”. É uma câmera boa para registrar fotos nas condições ideais de luminosidade (ambientes externos, em dia de céu claro). Você consegue registrar boas fotos em ambientes internos, com iluminação artificial. Porém, limitações são identificadas, o que decepcionou um pouco durante os testes.

DSC08160

A interface da câmera é bem simples, com poucos elementos visuais, o que ajuda na hora de visualizar os elementos a serem registrados pelo sensor. Seu nível de configuração é relativamente simples, onde os usuários podem controlar os principais ajustes do dispositivo, como resolução, flash, geotagging, entre outros. Para acionar a câmera, basta você acionar o botão físico dedicado na lateral do aparelho.

 

DSC_0013 DSC_0011

As fotos apresentam, de um modo geral, tons mais pálidos do que captadas por outras câmeras, mesmo quando registradas em um ambiente considerado ideal. Isso se dá pela qualidade do sensor da câmera, que mesmo sendo de 8 megapixels (considerado o padrão para as câmeras atuais), apresenta deficiências visíveis. A mais grave delas é a presença de ruídos e deformações em qualquer ambiente captado, principalmente nas fotos registradas com baixa luminosidade.

DSC_0008

Além disso, as fotos com zoom não servem para absolutamente nada. O zoom digital nos smartphones já não são considerados componentes muito úteis para captação de imagens. Servem mais a título de brincadeira do que para qualquer outra coisa. Mas no Xperia SP, isso se agrava, pois ficam realmente muito ruins, uma vez que o sensor amplia o seu alcance de captação, ao mesmo tempo que reduz a resolução da imagem captada.

DSC_0015

Também não espere muito da câmera frontal. A sua resolução é VGA (0.3 MP), e serve mais para as videochamadas com aplicativos como o Skype. É inferior aos seus concorrentes, mas suficiente para que a pessoa do outro lado veja você, e sem um grande consumo de banda de internet.

DSC_0005

De qualquer forma, é uma câmera boa o suficiente para envio de imagens nas redes sociais ou para o Instagram. Os menos exigentes não vão se incomodar com esses detalhes. Agora, se você prioriza ter uma câmera de alta qualidade no seu smartphone, o Xperia SP definitivamente não é a sua opção.

A seguir, mais demonstrações de fotos.

DSC_0019 DSC_0017 DSC_0020 DSC_0017 DSC_0011 DSC_0009 DSC_0008 DSC_0005 DSC_0004 DSC_0002 DSC_0001

Games

Uma boa notícia para os fãs dos games. O Sony Xperia SP vai muito bem nesse quesito. Bom, era de se esperar que sua performance nos jogos fosse satisfatória, pois conta com um conjunto de hardware favorável para isso (processador Qualcomm Snapdragon S4 MSM8960Pro dual-core de 1.7 GHz, 1 GB de RAM, tela de 4.6 polegadas em HD – 1280 x 720 pixels – e GPU Adreno 320).

Screenshot_2013-09-08-23-19-41

O resultado foi um smartphone que rodou, sem maiores problemas, jogos de diferentes categorias. Desde os mais básicos até os jogos com gráficos e recursos mais exigentes. Além disso, não só pela resolução, mas também pela fluidez de sua tela, o usuário ganha em jogabilidade, com uma maior precisão no toque e comandos mais fluídos.

Screenshot_2013-09-08-23-23-08

Jogos como Dead Trigger e Real Racing 3, que naturalmente demandam mais recursos de hardware do dispositivo, apresentaram um desempenho muito satisfatório. Não apresentaram lags, engasgos ou travamentos considerados críticos, e a jogabilidade foi plena nos dois casos. Não posso dizer que sua performance é tão fluída quanto aquela apresentada nos modelos com recursos técnicos mais avançados, porém, é mais que suficiente para quem gosta de jogos.

Screenshot_2013-09-08-12-17-22

Nos jogos de entrada, com gráficos e funcionalidades mais simples, nenhum lag foi percebido, e o seu desempenho foi pleno. Ou seja, o Xperia SP, entre os smartphones de linha média, é uma das opções mais interessantes no mercado. Se você pensa em comprar um smartphone versátil para os jogos, e não quer gastar muito por isso, esse modelo precisa ser considerado como uma de suas futuras escolhas.

Screenshot_2013-09-09-21-22-17

Multimídia

Esse é o grande ponto forte do Sony Xperia SP. Por contar com toda a tecnologia Walkman, temos aqui concentrada uma das maiores gamas de recursos para uma melhor experiência de consumo de conteúdos multimídia. Além disso, tudo aqui é personalizado com o objetivo de tornar a experiência de entretenimento do usuário a mais prazerosa possível.

Screenshot_2013-09-11-10-48-07

O player de música Walkman é simples, porém, visualmente rico em detalhes. Poucos elementos de controle do player estão presentes, mas em compensação, você pode editar informações da faixa armazenada diretamente no smartphone, organizar a fila de reprodução de faixas, ajustar os recursos de performance de reprodução de áudio (com o ClearAudio+, que promete um som mais cristalino), além de um equalizador dedicado.

Screenshot_2013-09-11-10-48-25

O usuário também conta com efeitos visuais que acompanham a música e ativam o LED colorido na parte inferior do dispositivo, sem falar no recurso de download de informações das faixas pela internet. Tudo isso é apresentado de forma bem amigável ao usuário, chamando a atenção dos usuários mais jovens, dos fãs de música, e que gostam de um grande nível de personalização no dispositivo.

Screenshot_2013-09-11-10-48-41

Outro recurso interessante é o Track ID. Ele faz a busca na internet das informações da faixa que você está ouvindo naquele momento, e apresenta as informações sobre o artista em questão. O sistema funciona muito bem, inclusive sendo capaz de fazer o download da faixa em reprodução, para ser salva na sua biblioteca musical.

Screenshot_2013-09-11-10-53-18

O Track ID pode atuar como uma excelente ferramenta para conhecer novos artistas e bandas dentro do seu estilo musical preferido, além de contar com um razoável acervo de canções para listagem de informações e identificação das faixas já armazenadas no seu dispositivo.

Além disso, o Track ID também é capaz de listar as dez músicas com maior evidência entre os usuários dos dispositivos Sony naquele momento, baseado nos dados coletados pelos usuários que procuram pelas faixas no serviço.

Screenshot_2013-09-11-11-05-21

Na parte de vídeos, o Xperia SP se beneficia de sua tela com resolução de 1280 x 720 pixels para reproduzir e bem os conteúdos em alta definição. Por também contar com um hardware mais robusto, sua reprodução de vídeos é feita sem maiores problemas. Porém, além de não identificar algumas extensões de arquivos populares entre os usuários (como por exemplo a .rmvb), o smartphone não consegue identificar legendas de forma nativa dentro das faixas, diferente de outros modelos de marcas concorrentes.

Screenshot_2013-09-11-11-07-32

Além disso, os vídeos no formato .mkv foram reproduzidos, mas sem áudio. Os aquivos com extensão .mp4 foram executados sem problemas. Lembrando: todos os testes foram feitos com os aplicativos nativos do smartphone. É evidente que, com a instalação de outros players de vídeo ou codecs compatíveis com os formatos, esses vídeos vão reproduzir sem maiores problemas, e com as suas respectivas legendas devidamente identificadas.

Screenshot_2013-09-11-11-08-39

Por fim, o rádio FM também é outro ponto positivo do aparelho. Na sua primeira execução, o aplicativo fez a busca das rádios da minha região, de forma imediata, sem precisar que eu executasse qualquer comando. O aplicativo importa parte das propriedades do player Walkman, incluindo os efeitos visuais.

Em resumo: o Sony Xperia SP é altamente recomendado para quem dá prioridade para os recursos multimídia do em um smartphone.

Benchmarks

Mais uma vez, utilizei os aplicativos Quadrant Standard e AnTuTu Benchmark para a análise estimada de desempenho. E nesse quesito, os resultados do Sony Xperia SP foram muito bons. Levando em consideração que o benchmark é uma avaliação teórica do potencial de performance do dispositivo, e que nenhum aplicativo estava em execução no momento dos testes, o Xperia SP obteve resultados  que o posiciona muito bem entre os modelos de sua categoria.

Screenshot_2013-09-09-09-47-59

No Quadrant Standard, o Xperia SP teve uma pontuação acima dos 7.800 pontos, algo que é considerado excelente para um telefone que está na categoria de produtos de linha média. No AnTuTu Benchmark, a sua pontuação foi de 21.920 pontos, deixando o modelo com uma avaliação estimada próxima a modelos considerados top de linha, como o Samsung Galaxy Note II e o Sony Xperia Z.

Screenshot_2013-09-08-00-54-58

Mais uma vez, temos que lembrar que diversos fatores podem determinar a pontuação alta ou baixa para um smartphone. Desde a quantidade de aplicativos em execução no momento da avaliação, até o conjunto de hardware avaliado. Além disso, os aplicativos de benchmark indicam a média geral da performance dos recursos do seu aparelho, e no caso dos demais modelos listados, uma média dos testes já realizados é coletada.

Logo, o benchmark não mostra que um aparelho é mais potente que outro, mas dá uma amostra do seu potencial para tarefas mais complexas. E no caso do Sony Xperia SP em específico, podemos dizer que o aparelho pode sim oferecer um desempenho muito eficiente para as mais diferentes atividades solicitadas pelo usuário.

Bateria

Esse é mais um item onde o Sony Xperia SP tem destaque positivo. Naturalmente, ele é um modelo com autonomia de bateria razoável, garantindo uma autonomia estimada de um dia completo de uso moderado (uso moderado = acesso à internet via Wi-Fi na maior parte do tempo, ouvir músicas por 2 horas, rodar jogos por 30 minutos, brilho de tela no automático, 30 minutos com o 3G, GPS e Bluetooth desligados, e-mails da Google com atualizações automáticas, etc.

Screenshot_2013-09-11-15-09-30

Caso o smartphone seja utilizado com o modo Stamina, que é um recurso da própria Sony para reduzir o consumo de autonomia de bateria quando o dispositivo está inativo, a sua autonomia pode alcançar até um dia e meio de uso moderado, o que é algo excelente para um dispositivo com as suas características.

Tal como em outros modelos, se o uso for aplicado em tarefas onde se exige uma maior performance (principalmente os jogos), ou que necessite que a tela fique ligada o tempo todo (no caso dos vídeos), a sua autonomia de bateria também cai consideravelmente, mas entendo que a maioria dos usuários não terão problemas com bateria com esse smartphone. É claro que os resultados podem variar de acordo com o perfil do usuário (alguns acreditam que rodar jogos e ver vídeos o dia inteiro é o seu “normal”), ou de acordo com a qualidade de sinal da sua operadora de telefonia móvel.

Desempenho

O Sony Xperia SP possui um ótimo desempenho, levando em consideração as suas características técnicas. O conjunto oferece um ótimo processador Qualcomm Snapdragon S4 de 1.7 GHz, 1 GB de RAM e GPU Adreno 320. Com essas especificações, temos um smartphone com um desempenho ajustado, bem fluído, sem travamentos ou lags. Foi possível trabalhar com diferentes aplicativos simultaneamente, e nenhuma anormalidade foi observada. Todos os aplicativos que instalei para os testes funcionaram sem problemas e acredito que o usuário comum também não vai enfrentar problemas com aplicativos de diferentes categorias.

O Android 4.1.2 Jelly Bean presente na unidade disponível para testes se comportou muito bem no dispositivo. É claro que ter pouco espaço para armazenamento (apenas 5.6 GB dos 8 GB que acompanham a memória interna do Xperia SP estão disponíveis para os dados pessoas do usuário) pode ser um problema para os usuários que gostam de jogos muito pesados, mas acredito que isso deva ser amenizado no futuro, caso o modelo receba o Android 4.2.2 Jelly Bean (acredito que isso possa acontecer no futuro, apesar de não haver nenhuma confirmação oficial da Sony por conta disso).

Conclusão

O Sony Xperia SP é um excelente smartphone de linha média. Apesar de algumas restrições (principalmente na suas câmeras, que deixam a desejar), é um produto cujos os seus pontos positivos se destacam, e muito. A customização da Sony salta aos olhos pelas cores vibrantes, o que até contrasta com o design sóbrio do aparelho. Em compensação, todos os benefícios na parte de som (com o Walkman e o Track ID) e o seu ótimo desempenho no uso geral acabam tornando o Xperia SP uma opção a ser seriamente considerada entre os modelos na sua faixa de preço.

Review em Vídeo

Parte 01

 

Parte 02