Mais um review para o blog TargetHD. Dessa vez, testamos o Samsung Galaxy Tab 10.1, que se comparado ao Galaxy Tab original, apresenta diferenças consideráveis. Vamos mostrar as principais características do produto.

Um detalhe que destacamos logo de início é que o Galaxy Tab 10.1 é um tablet realmente fino. Sua baixa espessura ajuda no agarre e transporte do produto, tornando o Tab 10.1 um dos tablets mais agradáveis para se utilizar.

Na parte superior frontal, a pequena câmera frontal, para vídeo-chamadas e web conferências.

Na parte inferior da tela, apenas a logomarca da Samsung.

Na lateral superior direita, os botões de liga/desliga e controles de volume. Repare no detalhe do acabamento em prata, combinando com a parte traseira na cor branca.

Na lateral oposta, o conector para fones de ouvido e o slot para cartões SIM Card.

Visão geral da tela do produto. Como vocês podem observar, um dos problemas do produto é que sua tela atrai muitas marcas de dedo. Apesar de não ser um problema exclusivo do Galaxy Tab 10.1, recomendamos que os mais sistemáticos usem uma pequena flanela para manter a tela razoavelmente limpa.

Aqui, vemos com mais detalhes o problema das marcas de dedo na tela, e o design de um dos cantos do tablet, com destaque para sua borda.

Nas duas laterais do tablet, você encontra os alto-falantes, para a reprodução do áudio geral do produto. A qualidade de áudio é razoável. Afinal, com caixas desse tamanho, não podemos esperar uma reprodução de áudio tão plena.

Na parte inferior do tablet, temos o conector do cabo de dados e o pequeno microfone, para captação de áudio. Apesar de ser um conector muito parecido com o que temos nos produtos Apple, eles não são (nem de longe) compatíveis.

Visão geral da parte traseira do tablet.

Na parte superior traseira, temos a câmera, com o flash LED. O suficiente para registrar imagens simples, em situações casuais e despojadas.

Hora de ligar o tablet.

Para quem já trabalhou com o Android Honeycomb, já sabe como desbloquear a tela do Android. É só deslizar o cadeado para a lateral do círculo que aparece na tela.

Visão geral da tela do Galaxy Tab 10.1 em funcionamento. Um dos destaques do produto é justamente a sua tela, que possui uma excelente resolução, um ótimo brilho e contraste, e uma resposta ao toque muito boa.

A versão de testes já veio com uma série de aplicativos pré-instalados, com as principais revistas e jornais virtais, além de atalhos para o NetMovies, Samsung Apps e outros recursos. Nos testes, utilizamos o widget da Revista Época e da Folha de São Paulo, que apesar de não contarem com os recursos de zoom por pinça na tela, funcionaram perfeitamente.

Outros programas que acompanham o Android Honeycomb presente no Galaxy Tab 10.1.

Os widgets funcionam muito bem no tablet, tornando a experiência de uso muito intuitiva.

Os widets de gerenciamento pessoal, como os de contatos, calendários, previsão do tempo e mercado financeiro são excelentes para quem quer ter um controle de seus dados online através do tablet.

Um ponto de observação que encontramos durante os testes. Na navegação entre as telas principais do Honeycomb, observamos um pequeno “arrasto” na mudança de telas, o que pode incomodar aos usuários mais exigentes. Porém, não chega a ser um problema considerado grave. Também houve pequenos travamentos enquanto um jogo era instalado em segundo plano (no review em vídeo do produto, mostraremos em detalhes o seu desempenho).

Visão geral do teclado QWERTY virtual do produto. Por causa da ótima sensibilidade da tela, o seu teclado possui uma excelente resposta, tornando a digitação mais prática.

Teclado virtual na posição vertical, que pode ser mais prático para aqueles que querem digitar segurando o tablet com as duas mãos.

Por fim, a navegação na web.

O navegador exibe bem as páginas em formato mobile ou, no nosso caso acima, adaptadas para navegadores de dispositivos móveis. O tempo de carga de páginas é muito bom (dependendo da velocidade de sua internet), sem atrasos ou travamentos. Também testamos o tablet durante os jogos, que funcionaram de forma bem fluída (no vídeo review, mostramos isso em detalhes).

Por fim, o Samsung Galaxy Tab 10.1 está APROVADO. É uma das novas opções de tablets Android do mercado brasileiro, se destacando pela sua baixa espessura e peso, tornando o modelo uma atraente opção para os usuários que querem um tablet Android com recursos e configurações mais recentes.

Preço: R$ 1.999,00