samsung galaxy gran duos Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

ATENÇÃO: alguns pontos desse review foram reconsiderados. Clique aqui para ler.

Um smartphone que chega ao mercado brasileiro com a credencial de ser “um dual-chip premium”. O Samsung Galaxy Gran Duos tem cara de Galaxy S III, tem uma tela maior que o Galaxy S4, conta com uma boa dose de recursos dos modelos mais avançados da Samsung, e preço de smartphone de linha média/alta. Mas… será que ele realmente vale o quanto custa?

Nesse review, vou analisar o produto em detalhes. Mostrar os seus pontos positivos e negativos, e tentar responder uma questão que já roda a internet: o Galaxy Gran Duos pode mesmo ser considerado um “dual-chip top de linha”? Ou estamos diante de um modelo de linha média com algumas características dos modelos mais avançados da Samsung? Para qual tipo de usuário é indicado um smartphone que quase se aproxima do “phablet”? É o que vamos descobrir na análise a seguir.

Antes de começar… 

Alguns pontos precisam ser registrados, para evitar equívocos com os desavisados. Adquiri por conta própria a unidade do Galaxy Gran Duos que passou pelos nossos testes, contando com a ajuda de um apoiador local do TargetHD. Não só uma, mas duas unidades do mesmo smartphone passaram por aqui. O motivo da troca foram os problemas e viciações que o produto apresentou, e que serão descritas em detalhes nesse review. Esse produto não foi enviado pela assessoria de imprensa da Samsung Brasil, uma vez que essa assessoria se coloca resistente para envio de produtos para análise no TargetHD.

Logo, o produto aqui analisado é o mesmo modelo que pode ser adquirido em qualquer grande loja do varejo nacional. Toda a análise foi feita durante quase duas semanas de testes com o produto com as suas características originais, do jeito que ele é vendido no Brasil. Ao final dos testes, e com os dados devidamente coletados, fiz experimentos com soluções alternativas, que propõem a solução de parte dos problemas apresentados pelo produto. Falo disso mais para frente.

Resumindo: todos os testes foram feitos com o produto exatamente do jeito que o mesmo foi recebido.

Características Físicas

DSC06770 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Uma das preocupações da maioria dos interessados no Galaxy Gran Duos é sobre o seu tamanho. Muita gente se preocupa em ter um dispositivo com uma tela de 5.0 polegadas (5.01, para ser mais preciso), principalmente no seu uso diário. Levá-lo ao rosto para atender chamadas pode ser algo estranho, e a sua utilização como smartphone em si (utilizando a sua interface) pode parecer algo complicado. Mas não foi bem isso o que aconteceu nos testes.

O Galaxy Gran Duos é um dispositivo bem manejável. Ele é um smartphone de grande tamanho, mas não parece ser um exagero quando visto presencialmente. Como o seu design segue a mesma proposta do Galaxy S III, ele consegue abrigar a sua grande tela em um corpo relativamente “compacto” (sempre levando em consideração que ele só tem duas polegadas a menos que a maioria dos tablets do mercado), e isso não se converteu em problemas para um uso produtivo no dia a dia.

DSC00741 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Outra boa notícia do Gran Duos é sua espessura, que é relativamente baixa para um produto do seu tamanho. Apenas para comparação, ele possui a mesma espessura do Nexus 7. Sem falar que o seu acabamento em tom metálico (mas com material em plástico) é visualmente muito atraente. Porém, a impressão que dá é que esse acabamento pode ser riscado a qualquer momento, com qualquer coisa. Desde um simples colocar o smartphone no bolso, até o encaixar de um case protetor.

DSC06784 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Poucos botões físicos são encontrados no smartphone. Na lateral direita, o botão de liga/desliga e bloqueio de tela…

DSC06779 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

…, na lateral esquerda, os botões de controle de volume…

DSC06806 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

…, e na parte inferior frontal, o botão Home, que é físico. Os botões Menu e Voltar são integrados na carcaça do dispositivo. Ou seja, todas as 5.01 polegadas de tela estão disponíveis para a interação do usuário, tanto com a interface Android quanto com os aplicativos executados.

DSC06762 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Na parte superior, o conector para o fone de ouvido…

DSC06790 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

…e na parte inferior, o conector para o cabo USB, para cópia e transferência de conteúdos multimídia (fotos, vídeos, músicas, etc).

DSC06794 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Visão geral da parte traseira do Gran Duos. É um telefone com carcaça lisa, com um leve efeito visual de acabamento da tampa traseira que está presente nessa versão em tom azul escuro do smartphone). Fora isso, apenas a marca da Samsung impressa na carcaça traseira.

DSC06797 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Na parte superior traseira, a câmera de 8 megapixels com flash LED, e o alto-falante traseiro. Bem posicionados, mas em alguns casos, o som desse alto-falante fica abafado quando repousado sobre a superfície (um case pode minimizar isso, mas não resolve por completo).

DSC06731 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Falando sobre sua tampa traseira, tome cuidado com ela. Assim como o próprio smartphone, a sua tampa traseira é fina, o que faz com que ela seja basicamente um pedaço de plástico flexível que protege os componentes internos do dispositivo.

DSC06734 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Sem falar que essa tampa traseira possui dentes de plástico muito finos, que se prendem ao corpo do smartphone, dando a impressão que podem ser quebrados a qualquer momento, com a constante inserção/remoção da tampa. E como você vai precisar fazer isso algumas vezes (falo sobre isso mais para frente), é bom você levar esse fator em consideração. Enfim, fica a dica: não fique retirando a tampa traseira do Gran Duos de forma desnecessária. A tendência é que essas linguetas se quebrem com o passar do tempo.

DSC06736 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Visão geral interna do Galaxy Gran Duos.

DSC06743 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Na parte superior, o slot #1 para chip SIM. Esse é o slot principal, que oferece acesso à conectividade 3G. Além disso, podemos ver com mais detalhes o alto-falante externo, a câmera e o flash LED. Outro detalhe importante: eu não sei o motivo, mas a Samsung fez o slot #1 com uma armação metálica para fixação do chip SIM muito mais frágil que no slot #2. Logo, cuidado ao inserir e remover o chip da sua operadora nesse slot, pois ele pode quebrar/entortar com relativa facilidade, o que pode inutilizar o slot.

DSC06745 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Na parte inferior do produto, temos o slot para o chip SIM #2, que só oferece acesso à internet via 2G (EDGE), além do slot para cartões microSD de até 64 GB.

DSC06752 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Aqui, a sua bateria de 2.100 mAh. Detalharemos a sua capacidade e funcionamento mais adiante.

DSC06803 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Na parte frontal do dispositivo, o alto-falante para chamadas, os sensores visuais e a câmera frontal de 2 megapixels, além da indicação que estamos diante de um modelo da linha Duos.

Acessórios

DSC06828 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O Samsung Galaxy Gran Duos vem com os seguintes acessórios:

DSC06843 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O cabo de dados USB, para transferência de conteúdo e recarga de bateria…

DSC06832 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

…e o adaptador para rede elétrica, para recarga da bateria.

DSC06837 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O kit de venda do Gran Duos também oferece os seu fone de ouvido, do tipo in-ear, e que oferecem uma boa qualidade de áudio, com um ótimo isolamento de ruído externo. Você consegue ouvir o áudio reproduzido pelos fones de forma clara e limpa, tanto para reprodução musical quanto para as chamadas telefônicas.

DSC06839 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Outro ponto positivo desse fone é esse controle do player integrado no cabo, para controle do aplicativo musical, dispensando assim a necessidade de retirar o smartphone do bolso para manipulação do player. O botão de STOP atua como avanço de faixas (com dois toques rápidos no botão). Além disso, como era de se esperar, esse controle possui o microfone integrado para a comunicação entre chamadas telefônicas.

DSC06846 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Completam o kit os silicones extras para o fone de ouvido…

DSC06850 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

…e o guia rápido do produto.

Tela

DSC00780 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Esse é um dos pontos mais nefrálgicos do Samsung Galaxy Gran Duos. A tela do dispositivo possui 5.01 polegadas de tamanho, com resolução de 800 x 480 pixels, tecnologia TFT e 16 milhões de cores. Para começar, aqui temos alguns dos itens que não colocam o Gran Duos na categoria de “smartphone dual-chip premium”. Um telefone com uma tela desse tamanho poderia contar com uma resolução HD, no mínimo. Mas não: ficamos com uma resolução de 480p. Além disso, a tecnologia da sua tela é TFT LCD, quando poderia ser de um material melhor (AMOLED, pelo menos).

DSC06820 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Mas o ponto mais crítico dessa tela é a sua relação de pixels por polegada. Para uma tela de 5 polegadas, 187 ppp é uma quantidade muito baixa, o que resulta em gráficos com serrilhados e pequenas deformações na exibição de vídeos. É evidente que ninguém vai ficar utilizando o smartphone colado ao rosto, mas não podemos deixar de registrar um ponto de decepção com a Samsung nesse aspecto.

Se levarmos em consideração que um dos objetivos em ter um smatrphone com tela de grandes dimensões é TAMBÉM ver vídeos e rodar jogos com maior comodidade, essa relação poderia ser mais robusta, até mesmo para oferecer uma experiência visual ainda melhor. Isso, sem falar na GPU do smartphone, que é uma das mais fracas do mercado mobile (Broadcom VideoCore IV). Mas falo disso mais para frente.

DSC00792 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Com tudo isso, a tela do Gran Duos é razoável. Tem uma ótima fluidez, o que garante uma boa interação com a interface de usuário e aplicativos, e em linhas gerais, oferece uma boa visibilidade em ambientes com diferentes níveis de iluminação. Para quem quer o smartphone apenas pelo tamanho da tela maior, sem se importar se alguns vídeos serão reproduzidos com uma qualidade abaixo do esperado, esses detalhes dos elementos gráficos podem passar desapercebidos.

Porém, os mais exigentes jamais vão dizer que a tela do Gran Duos é de um “dual-chip premium”.

Sistema Operacional e Interface de Usuário

2013 05 27 09.06.39 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 05 27 09.07.24 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)
O Samsung Galaxy Gran Duos possui o sistema operacional Android 4.1.2 Jelly Bean, com a presença da interface TouchWiz. Com essa combinação, temos aqui um smartphone de linha média, com desempenho de smartphone de linha média. Por muitas vezes eu relutei em utilizar a TouchWiz por entender que é uma interface carregada demais, com elevado consumo de memória e bateria.

Com as melhorias adotadas na interface (que conta com parte dos recursos presentes no Galaxy S3/S4, para aproximar os produtos na sua experiência de uso), isso se repete, deixando o smartphone um pouco aquém do que ele poderia ser em termos de performance de bateria e memória. São muitos recursos funcionando ao mesmo tempo para um hardware limitado. Mas falarei disso em detalhes mais para frente.

2013 05 27 09.11.07 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

A TouchWiz do Galaxy Gran Duos conta com alguns recursos interessantes. Na configuração do aparelho, o usuário é convidado a escolher o layout inicial, em modo básico e modo Fácil, onde alguns recursos são dispostos de modo a facilitar a experiência de uso dos iniciantes.

2013 05 27 09.25.04 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Outro recurso interessante dessa interface é a presença do recurso Suspensão Inteligente. Com ele, a tela do aparelho fica ativa pelo tempo que você estiver olhando para ela. Uma vez que você desvia o olhar para fora do alcance da tela, ela reduz o seu brilho, até desligar completamente, entrando no modo de bloqueio.

2013 05 27 09.28.55 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O S Voice é outro recurso presente no Galaxy Gran Duos. O assistente pessoal inteligente da Samsung ainda não compreende o português, mas compreende muito bem o inglês bem falado. Por outro lado, se você estiver em um ambiente com algum barulho pertinente (como por exemplo em uma sala com a televisão ligada), o sistema acaba misturando ou não reconhecendo algumas palavras.

2013 05 27 09.29.37 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Quando o S Voice não sabe o que responder, ele apela para a busca no Google mesmo. Porém, tal como acontece no Siri, o assistente inteligente da Samsung é mais eficiente para aqueles que moram nos países onde o produto não só compreende aquilo que é dito, mas também pode fazer buscas complementares à esses conteúdos.

2013 05 27 09.26.26 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Sem falar que os conteúdos buscados pelo S Voice podem ser vinculados ao seu Google Now, que também está presente no dispositivo.

2013 05 27 09.30.58 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Também vale destacar a presença da Samsung Apps, que é uma central de aplicativos sugeridos para o seu dispositivo…

2013 05 27 09.31.12 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

…que pode servir como um “atalho” para qual aplicativo você deseja instalar no smartphone, antes de passar pela Google Play Store, que também está presente no Gran Duos.

2013 05 27 09.36.41 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Assim como a Game Hub, que tem a mesma função da Samsung Apps, mas dedicado aos games. Alguns jogos exclusivos da Samsung também podem ser encontrados aqui.

2013 06 01 00.48.05 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Um dos recursos mais legais da TouchWiz é o Tela Dividida. Com ele, você pode dividir a tela do dispositivo em duas, mostrando dois aplicativos em funcionamento, tal como muitas vezes fazemos em nossos PCs.

2013 05 27 09.08.38 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 05 27 09.08.48 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)
Tudo começa com uma pequena aba que é acionada no dispositivo ao pressionar de forma contínua o botão Voltar na parte frontal do Gran Duos. Nessa aba, temos uma lista de aplicativos compatíveis com o recurso de multi janela. Você seleciona o primeiro aplicativo, e arrasta para a área de trabalho. Esse aplicativo vai abrir na sua tela. Depois, basta voltar à aba de seleção de apps multi janela, escolhe o segundo aplicativo, e pronto: os dois serão exibidos ao mesmo tempo, dividindo a tela do dispositivo.

2013 06 01 00.48.32 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Se você é um usuário multitarefa convicto, o aplicativo pode ter a sua utilidade. Principalmente quando estamos utilizando dois apps de redes sociais, ou um navegador de internet e o Facebook, tal como mostra a imagem acima.

2013 06 01 00.48.41 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Além disso, as abas são de tamanho ajustável. Basta você posicionar o dedo na divisa entre as duas janelas, e deslizar o dedo para modificar o tamanho das telas em exibição.

2013 06 01 00.48.52 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

E essa regra vale para as duas janelas em exibição.

2013 05 27 09.26.16 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O teclado do dispositivo é bem completo, com as teclas numéricas no mesmo campo de visão do teclado QWERTY tradicional. Isso faz com que você ganhe tempo na hora de digitar, já que você não precisa perder tempo buscando uma tecla alternativa para chamar o teclado numérico. Além disso, na eventualidade de você não querer usar o teclado numérico para a digitação, você pode como alternativa utilizar a escrita, com o dedo ou com uma caneta Stylus (que não acompanha o produto).

2013 05 27 09.23.39 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O ChatON, serviço de mensagens instantâneas da Samsung, já vem pré-instalado no dispositivo…

2013 05 27 09.23.10 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

…mas como praticamente ninguém que eu conheço o utiliza, eu não consegui testá-lo de forma adequada. Logo, faço apenas o registro de sua existência.

notifications gran duos Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Também destaco a sua aba de notificações e atalhos rápidos para recursos de conectividade. Bem completo, oferece acesso rápido para recursos como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, rotação de tela, Bluetooth, modo avião e modo multi tela, além do recurso de economia de energia.

Falando no modo de economia de energia, ele basicamente atua em duas frentes: no gerenciamento da tela do dispositivo (reduzindo o seu brilho e o desempenho gráfico – ainda mais) e na velocidade do processador. O resultado prático não entregou uma grande economia na autonomia de uso (uma vez que a tela de 5 polegadas se encarrega desse consumo sempre mais elevado praticamente sozinha), sem falar que o desempenho fica mais limitado, com arrastos, engasgos e lags. Não recomendo o seu uso.

2013 05 27 09.06.39 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 05 27 09.07.49 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

De um modo geral, a interface TouchWiz da Samsung é um dos pontos de sucesso dos smartphones da empresa. Porém, na minha opinião, não é a melhor opção de experiência Android em um dispositivo. Se distancia completamente da proposta do sistema móvel da Google, além de fazer com que uma lista enorme de recursos fiquem ativos o tempo todo em segundo plano, o que resulta em um elevado consumo de bateria e recursos.

Screenshot 2013 05 21 10 38 20 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)Screenshot 2013 05 21 10 38 35 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Particularmente, não me agrada em nada saber que apenas a interface de usuário é responsável pelo consumo de, pelo menos, 20% da autonomia do smartphone, mesmo em standby. De forma eventual ou constante, o Gran Duos recorre à esses recursos acima listados para que o funcionamento da TouchWiz seja pleno. E olha que não estão todos os aplicativos listados nas duas telas acima. Muitos desses itens são simplesmente desnecessários para um bom funcionamento do smartphone, e mesmo com recursos legais, não considero a TouchWiz uma boa opção para quem quer um desempenho melhor no seu dispositivo.

Qualidade de Áudio e Chamadas

2013 05 27 09.14.43 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

A qualidade geral de áudio do Galaxy Gran Duos é boa. Durante os testes, o áudio dos dois alto-falantes (o frontal, para chamadas, e o traseiro, para viva-voz e reprodução musical) entregam um bom áudio, principalmente dentro das atividades de telefonia. A comunicação foi limpa e clara, mesmo em ambientes muito barulhentos. Para quem precisa de um dispositivo para falar com as pessoas de forma prefeita, o Gran Duos cumpre com esse papel.

Também é importante reforçar que essa mesma qualidade para comunicação está presente no fone de ouvido que acompanha o kit de venda (já mostramos um pouco acima nesse review). A comunicação se faz excelente, mesmo em ambientes barulhentos.

2013 05 27 09.11.36a Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O gerenciamento dos dois chips do Gran Duos é mais eficiente e dinâmico do que aquele visto em outros modelos. Você pode escolher se os dois chips ficam ativos o tempo todo, qual dos chips é o padrão para envio de chamadas e acesso à internet, e o dispositivo permite que a segunda linha fique ativa para receber chamadas e mensagens de texto caso a primeira esteja acessando a internet (algo que é um ponto de preocupação para muitos usuários).

2013 05 27 09.10.01a Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 05 27 09.09.11 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Além disso, na hora da discagem, você pode escolher rapidamente qual chip você quer utilizar para uma chamada em específico, sem com que o smartphone pergunte por isso (dois pequenos ícones aparecem na tela de discagem do telefone). O chip principal também pode ser trocado rapidamente, através da aba de notificações. Desse modo, para momentos específicos, você pode, por exemplo, alternar qual será o chip principal para envio de mensagens e chamadas.

É sempre bom lembrar: o Gran Duos permite o recebimento de chamadas e mensagens pelos dois chips, mas enquanto uma linha estiver ocupada com uma chamada, a segunda linha entra em standby, e se você receber uma chamada com essa segunda linha enquanto a primeira estiver ocupada (com outra chamada), essa chamada da segunda linha vai cair na caixa postal (se existir uma habilitada nessa linha).

Internet

2013 05 27 09.19.24 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Com uma tela de 5 polegadas, a experiência de uso com a internet se torna bem mais prazerosa do que com os demais smartphones Nesse aspecto, o Galaxy Gran Duos entrega isso. A conectividade com a internet se fez efetiva com qualidade durante os testes (apenas uma detecção de sinal de WiFi um pouco mais fraca do que os outros dispositivos que tenho por aqui, mas nada que impossibilitasse o seu uso normal). Na utilização com as redes 3G/3G+ (chip SIM #1) e 2G (chip SIM #2), a conexão ocorreu sem maiores problemas. Aqui, mais uma vez, reforço a mesma regra de outras análises: a qualidade de conexão via rede móvel varia de acordo com a operadora escolhida.

2013 05 27 09.21.51 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Aplicativos como o Facebook não apresentaram maiores problemas para funcionar, assim como alguns dos principais clientes de redes sociais. Destaque para o Echofon, que casa muito bem com o sistema de notificações presente no Android Jelly Bean.

2013 05 27 09.26.34 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Como já destacamos antes, o Google Now funciona sem maiores problemas no Gran Duos.

2013 05 27 09.20.30 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Já o Instagram funcionou, porém, com algumas instabilidades observadas. Durante as telas de seleção de filtros, por exemplo, ele tende a travar durante as telas de escolha de filtro de imagem e edição de mensagem para publicação. Pelo menos em uma seção de uso, o smartphone simplesmente travou durante o ajuste do filtro com a imagem. Isso não acontece em outros smartphones. Logo, compreendo que é um problema localizado do Gran Duos, e de suas limitadas propriedades gráficas.

GPS

2013 05 27 10.09.14 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Nesse quesito, eu preciso fazer duas observações com propósitos bem distintos. Primeiro, as boas notícias. A boa notícia é que o GPS do Gran Duos é excelente. É um dos melhores que utilizei em smartphones recentemente, identificando a minha posição com facilidade, mesmo em locais fechados (como é o caso do escritório onde trabalho com o blog). Esse era um problema que estava presente em outros modelos da empresa, e que felizmente foi resolvido.

2013 05 27 10.11.16 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Tanto no Google Mapas quanto no navegador GPS da Google, a rapidez de identificação da localização foi comprovada, permitindo que você tenha uma maior eficiência com os recursos de geolocalização.

2013 05 27 10.11.37 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

2013 05 27 10.12.02 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Tudo muito lindo certo? Porém (sempre tem um porém)…

A má notícia. De forma quase bizarra, e nos dois modelos adquiridos para testes (um deles imediatamente trocado), o Galaxy Gran Duos simplesmente TRAVOU COMPLETAMENTE quando tentamos utilizar o GPS em conjunto com a conectividade 3G. O problema apareceu na maioria das vezes que tentamos utilizar esses dois recursos, e em aplicativos diferentes (Google Mapas, navegador de GPS e Foursquare), obrigando a reinicialização completa do dispositivo. Entendo que, para um produto que é dito como “premium”, esse tipo de problema é um completo absurdo.

O problema só foi resolvido com a troca da firwmare presente no Gran Duos vendido no Brasil, e adotando uma ROM stock de outro país. Falo mais sobre isso daqui a pouco, ainda nesse review.

Câmera

2013 05 27 10.24.31 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

A câmera traseira do Galaxy Gran Duos é de 8 megapixels, e é similar à câmera presente no Galaxy S II. A qualidade final das fotos registradas foi bem aceitável na maioria dos casos, e oferecem uma qualidade boa o suficiente para aqueles que pretendem enviar fotos nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram (para esse último, temos sempre que contar com a possibilidade que o aplicativo pode travar o smartphone por completo).

Outro detalhe a ser observado é que o tempo de resposta para acionamento do aplicativo é consideravelmente demorado, se comparado com outros modelos de sua categoria (pelo menos uns três segundos até se colocar em funcionamento). Essa é uma característica do smartphone que mesmo com a ROM stock não pode ser alterada. Se escolher esse smartphone, vai ter que conviver com isso.

2013 05 27 10.24.41 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

De qualquer forma, o app de câmera da Samsung é bem completo e cheio de recursos. É possível ganhar tempo com recursos de compartilhamento, fazer ajustes dos mais diversos, além de utilizar funcionalidades interessantes, como detector facial, modo panorama, efeitos e outros.

2013 05 27 10.24.50 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

A Samsung também adicionou alguns filtros que podem ser aplicados na hora do disparo da foto, para seguir a tendência de fotos com efeitos nas redes sociais.

2013 05 27 10.25.22 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Com tantas configurações, o resultado das fotos é considerado satisfatório. Para um smartphone de linha média, ele tem até recursos demais, mas isso não é um problema. Abaixo, algumas fotos registradas durante os testes.

2013 05 27 13.16.05 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 05 27 13.16.14 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 05 27 13.16.32 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 20130520 170133 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 20120101 003928 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Até mesmo fotos com zoom ofereceram resultados interessantes. Imagens abaixo.

20130520 232840 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 05 27 10.28.05 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 05 27 10.26.46 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Nas fotos noturnas, essa câmera traseira fica na média dos demais dispositivos: algum ruído, boa qualidade nas fotos aproveitando a luz artificial, e fotos de qualidade mediana com o flash ativo.

2013 05 27 09.28.552 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

20130520 175029 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 20130521 002122 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Agora, sobre a câmera frontal.

2013 05 27 10.40.55 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

A câmera frontal do Galaxy Gran Duos é de 2 megapixels, o que a torna muito boa para ser utilizada com os aplicativos de videochamadas. Garante fotos de qualidade razoável (dependendo da condição de iluminação do local onde você está, essa qualidade pode aumentar), e conta com alguns dos recursos disponíveis para edição e melhoria de imagens da câmera traseira.

2013 05 27 10.40.33 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Porém, de forma estranha, a Samsung decidiu deixar a câmera das filmagens em uma resolução VGA (640 x 480), e com uma qualidade de áudio abaixo do esperado. O som captado é abafado, o que não torna essa câmera uma opção para trabalhos mais elaborados em vídeo com essa câmera frontal. No final do post, você poderá conferir no vídeo review uma pequena amostra de gravação das duas câmeras, e comprovar os resultados.

Games

2013 05 27 09.40.03 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Um dos pontos de grande polêmica e controvérsia do Galaxy Gran Duos. Particularmente, para quem busca rodar jogos mais elaborados nesse smartphone, é melhor começar a buscar outra opção. Apesar de contar com uma tela de tamanho generoso, e um processador dual-core de 1.2 GHz Cortex A9 (semelhante ao chip encontrado no Galaxy S II), a sua GPU Broadcom VideoCore IV acaba “estragando” tudo. É uma GPU fraca para os jogos mais complexos.

2013 05 27 09.41.08 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Jogos simples, como Jetpack Joyride, Angry Birds e Cut the Rope são executados sem maiores problemas no Gran Duos.

2013 05 27 09.42.24 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 05 27 09.44.02 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Temple Run foi outro jogo que rodou sem maiores dificuldades.

2013 05 27 09.46.29 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Jogos como Fruit Ninja já sofrem com a baixa densidade de pixels de sua tela (187 ppp), mas também funcionam sem problemas.

2013 05 27 09.46.40 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

A tela até oferece boa fluidez, mas os seus gráficos ficam prejudicados pela tela de baixa densidade, e a GPU limitada.

2013 05 27 09.49.50 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Porém, é com Dead Trigger que a coisa fica crítica.

O jogo é compatível com o Gran Duos, consegue ser executado, porém, a sua GPU não consegue fazer com que os gráficos rodem de forma adequada no jogo. A ponto de afetar na jogabilidade do game a ponto dele não ser jogado. Veja bem: o jogo em si não apresenta lags ou arrastos. Ele roda direito. Porém, a exibição dos seus gráficos é totalmente deficitária.

Mostrarei como isso acontece na prática:

2013 05 27 14.01.44 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Mesmo com os detalhes de gráficos no máximo…

2013 05 27 09.51.02 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

…observem como os gráficos são incompletos ou deficitários: a mão do personagem do jogo simplesmente não aparece na tela segurando a arma, e como resultado, temos uma arma pairando no ar, de forma autônoma, como se fosse conduzida por um fantasma.

2013 05 27 09.52.07 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Mas o pior ainda estava por vir. A deficiência fica evidente quando os zumbis começam a aparecer na tela, se locomovendo na horizontal, e apenas com a indicação dos seus olhos verdes… que também pairam no ar! Essa é talvez a falha mais grosseira da GPU, que obviamente não suporta o poderio gráfico do jogo.

Tais características (ou defeitos) visuais acontecem em qualquer modo de detalhamento gráfico escolhido pelo jogador. Abaixo, mais imagens que mostram o problema em detalhes.

2013 05 27 09.55.08 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 05 27 09.55.31 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 05 27 13.59.38 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 05 27 13.59.58 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Além disso, de forma nativa, o Galaxy Gran Duos vendido no Brasil não é compatível com dois dos jogos que utilizamos para testes regulares para a produção dos reviews: Subway Surfers e Real Racing 3. Os dois jogos aparecem como não compatíveis com o smartphone da Samsung na Google Play Store.

2013 05 27 14.05.47 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 05 27 14.05.36 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Agora você vai me dizer “mentira, que eu já rodei o Subway Surfers no meu Galaxy Gran Duos; é só fazer o root no aparelho, e…”. OK, vamos lá!

A primeira coisa que você deve ter em mente é que: quando faço um review no TargetHD, pensamos no dispositivo tal como ele é adquirido no mercado nacional. Nossa análise é sim voltada para o usuário final e principalmente o consumidor que pensa em usar o smartphone tal como ele foi concebido e fabricado pela empresa que o oferece. Entendo que os procedimentos avançados de root ou jailbreak são válidos (afinal, você tem o direito de ser livre para fazer o que quiser com o seu smartphone). Porém, não são acessíveis para todos: são procedimentos que envolvem um certo risco, e que só devem ser realizados por usuários que tenham a plena certeza do que estão fazendo.

Por isso, a variante do “é só rootear o smartphone” não pode ser aplicada para a maioria dos usuários. Entendo que as pessoas devem ter o direito de pagar mais de R$ 1 mil em um smartphone e poder utilizá-lo com todo o seu potencial, sem precisar modificar o software original do dispositivo, acreditando que ele será o mais ajustado possível para as suas necessidades.

Além disso, entendo que não é todo mundo que está interessado em perder a garantia do seu dispositivo apenas para poder rodar alguns jogos no smartphone, não é mesmo?

Logo, de forma oficial, os jogos Subway Surfers e Real Racing 3 não rodam no Galaxy Gran Duos. Bom, isso sem root.

Com root, a coisa fica mais ou menos como as fotos abaixo:

2013 06 06 03.09.21 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 06 06 03.09.36 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Instalamos uma das versões mais recentes do jogo Subway Surfers no Galaxy Gran Duos, e como você mesmo pode observar, você tem a participação especial de Jesus Cristo como personagem do jogo. Piadas à parte, tais imagens só são possíveis graças à baixa qualidade de sua GPU, que não é compatível com as propriedades gráficas do jogo. Lembrando: o smartphone passou pelo root para poder instalar aplicativos via APK.

Mais imagens abaixo:

2013 06 06 03.09.44 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 06 06 03.10.01 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 06 06 03.10.11 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 06 06 03.10.39 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L) 2013 06 06 03.11.13 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 06 06 03.10.23 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Alguns usuários alegam ter conseguido rodar as versões mais recentes do jogo, utilizando uma firmware específica (mas não citam quais). Outros usuários que rodaram o jogo Subway Surfers “sem problemas” conseguiram através de uma versão mais antiga do jogo (v 1.0), que você pode fazer o download clicando aqui. São recursos válidos? Sim, se você fizer o root do aparelho. Porém, lembro mais uma vez que é um recurso válido para aquela minoria que sabe realizar o procedimento. E, mesmo assim, não vale essa dor de cabeça toda.

Para a maioria dos usuários, que desejam comprar um produto que já seja algo pronto para usar, o Gran Duos no quesito games deixa muito a desejar.

Multimídia

2013 05 27 10.17.52 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O Galaxy Gran Duos é bem munido de recursos multimídia. Conta com dois aplicativos dedicados para a reprodução de música e vídeos, e ambos são opções mais completas que a Google Play Music e Google Play Filmes, também disponíveis no smartphone.

O player da Samsung é mais completo, com maiores opções de reprodução, ajustes de player e listagem de faixas armazenadas, incluindo a opção de dividir as listas por pastas. É uma boa pedida para quem deseja uma maior organização da sua biblioteca de músicas salvas no cartão de memória.

2013 05 27 10.18.11 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O SoundAlive presente no MusicPlayer da Samsung oferece alguns ajustes prévios, para uma equalização das músicas de acordo com a preferência do usuário.

2013 05 27 10.17.41 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

E a navegação pelas pastas é prática e intuitiva.

2013 05 27 10.19.22 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O player de vídeo da Samsung presente no Galaxy Gran Duos oferece uma grata surpresa: o suporte aos arquivos de legenda na mesma pasta de vídeos, dispensando assim o download de algum programa em específico ou de um plugin para a identificação desses arquivos de legenda.

Além disso, alguns outros recursos complementares oferecem pontos positivos para esse player, como a rotação de tela (mesmo que você tenha desabilitado a rotação no sistema inteiro) e screenshots durante a reprodução do vídeo. Podem parecer recursos de pouca importância, mas já são dois diferenciais que os concorrentes não oferecem.

2013 05 27 10.19.36 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

2013 05 27 10.22.14 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O Gran Duos também tem um gravador de voz que é bem competente, fruto do seu bom microfone.

2013 05 27 10.21.22 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Por fim, um rádio FM com recurso de gravação, que é algo que também será bem vindo por aqueles que querem ouvir os seus programas preferidos em um momento posterior (lembrando: para sintonizar as estações com esse rádio é necessário utilizar o fone de ouvido, que vai atuar como antena sintonizadora).

Benchmarks

2013 05 27 10.47.15 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Mais uma vez, utilizei os softwares AnTuTu Benchmark e Quadrant Standard para obter uma estimativa de performance do Galaxy Gran Duos. É sempre bom lembrar que todo teste de benchmark é um teste teórico. Ele não prova se um telefone é melhor ou pior que o outro: ele apenas estima o quão potente ele é, na teoria. Se a teoria se torna efetiva na prática, isso só poderá ser comprovado no uso diário.

Screenshot 2013 05 21 10 47 41 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

O AnTuTu Benchmark registrou um resultado estimado de 9.118 pontos (com todos os seus aplicativos fechados). Esse resultado coloca o Galaxy Gran Duos em uma posição (teórica) acima dos seus principais concorrentes na sua categoria de smartphone dual-chip, incluindo o Motorola RAZR D3, seu principal concorrente dual-chip no momento.

Screenshot 2013 05 21 10 49 40 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Já o Quadrant Standard registou uma pontuação de 3.939 pontos, nas mesmas condições de testes do AnTuTu Benchmark (todos os aplicativos fechados). Esse teste também o coloca com uma performance estimada acima da concorrência, e na prática, esse era mesmo o resultado esperado para o Gran Duos. Muitos avaliam que ele é uma “versão do Galaxy S2, com dois chips e tela maior”. Não concordo muito com essa teoria, mas ela não é de toda absurda.

Bateria

2013 05 26 21.34.37 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)2013 05 26 22.31.21 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Não podemos esperar muito da bateria do Galaxy Gran Duos, porém, isso não quer dizer que ela não conte com uma autonomia de uso boa. Levando em consideração o seu tamanho de tela (5.01 polegadas), suas características de hardware, a TouchWiz (que é uma devoradora de recursos e, por tabela, de bateria) e o ajuste de brilho que é “ou 8 ou 80″ (ou você fica com muito brilho para ver bem em qualquer lugar, ou liga o brilho no automático e conviva com algumas dificuldades de visualização ao céu aberto), a autonomia do Gran Duos é “eficiente”.

2013 05 27 20.07.49 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Explico: você consegue sobreviver a um dia inteiro de uso, com um uso moderado. Essa autonomia estimada é de 12 a 14 horas recebendo e-mails da Google o tempo todo, notificações de redes sociais, WiFi ligado o tempo todo, lendo alguns e-mails, acessando as redes sociais ocasionalmente, ouvindo 2h de músicas, pelo menos 30 minutos no 3G e eventualmente a utilização do GPS. Na foto acima, retirei o celular do carregador às 8h, e no final do dia, ainda contava com 18% de bateria. Nada mal para um smartphone dual-chip com uma tela desse tamanho, não?

Porém, em dias de uso mais intenso (mais tempo com 3G, rodando vídeos e jogos por mais de 1 hora, navegação na internet de forma intensa, uso das redes sociais constantemente, etc), essa autonomia cai de uma forma mais efetiva, quase que assustadora, diria eu. Com um uso mais frequente, o Gran Duos mal conseguiu chegar às 8 horas de autonomia de bateria. Tenha isso em mente quando comprar o smartphone.

Desempenho

2013 05 27 09.08.30 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)Screenshot 2013 05 21 10 42 28 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Levando em conta tudo o que abordei nesse review, o Galaxy Gran Duos ainda consegue ter um bom desempenho, apesar de falhas graves na sua firwmare brasileira. Entendo que para um aparelho na sua faixa de preço (lembrando que pagando R$ 200 a mais você já pode comprar no Brasil o Nexus 4, que é muito mais smartphone que o Gran Duos), o modelo ofertado ao consumidor brasileiro não pode ter falhas tão grosseiras como reinicializar todos os dias, ou travar com o GPS em uso simultâneo com o 3G. É simplesmente inaceitável.

O que evita o desastre completo é o tamanho de sua tela (que certamente aumenta a produtividade para muitos usuários que querem uma área maior para utilizar o Android e a TouchWiz), a sua câmera traseira (que registra fotos de boa qualidade para redes sociais), o seu GPS (que é excelente, mas pode não valer nada se trava toda hora quando você mais precisa), a qualidade de áudio, e o fato dele ser um modelo dual-chip SIM.

Eu troquei a firmware nacional do segundo Gran Duos que recebi. Já que foi um aparelho adquirido via loja, e não enviado pela assessoria de imprensa, entendo que poderia fazer a modificação necessária, com o objetivo de sanar os problemas. Instalei uma ROM stock do Gran Duos, de outro país, e atualizada (versão I9082LDCAMC4_I9082LTHWAMC2_THW), que corrigiu alguns dos problemas relatados nesse review. Para mais informações sobre essa ROM stock (download e instalação), clique aqui.

Depois da troca da ROM, o Galaxy Gran Duos se tornou um smartphone mais aceitável de se usar. Não reiniciou mais de forma espontânea (nenhuma vez), e aparentemente o problema do GPS com o 3G foi resolvido. O desempenho de bateria é o mesmo, e a incompatibilidade com alguns jogos continua. Porém, se tornou um smartphone de linha média, que funciona sem problemas graves. Para quem tem tempo e conhecimento para realizar o procedimento, eu recomendo fortemente a remoção da ROM brasileira para essa ROM alternativa que indico nesse review.

Conclusão

DSC00777 Review | Samsung Galaxy Gran Duos (GT I9082L)

Diante de tudo o que foi dissertado nessa review, não posso dizer que o Samsung Galaxy Gran Duos está aprovado. Sem esses problemas (repetindo: todos eles estão presentes na ROM nacional, oferecida nos produtos encontrados nas lojas físicas ou enviados pelos e-commerces brasileiros), o Gran Duos seria um bom smartphone dual-chip de linha média, e não um produto “premium”, como a Samsung informa em suas propagandas. Com todos esses problemas, ele deixa de ser uma opção justa, ainda mais na sua faixa de preço.

De novo: a Samsung Brasil precisa repensar seriamente a forma como eles entregam os produtos para o mercado. Ter mais cuidado com a customização de suas firmwares, e principalmente, prezar pela qualidade dos seus produtos. É inconcebível que duas unidades do mesmo produto apresentem os mesmos problemas. Eu ainda tive como solucionar em partes esses problemas, pois tenho o devido conhecimento dos problemas apresentados, e busquei a melhor solução para solucioná-los. Mas… e a maioria dos usuários? Ficam à deriva? Ou mandam o smartphone para a assistência técnica autorizada da Samsung, correndo o risco do problema não ser resolvido?

Fato é que: a não ser que você faça questão absoluta de um smartphone com esse tamanho de tela e dois slots para chips SIM, a minha sugestão é que você busque outras opções em faixas de preços próximas. Para iniciantes e avançados, o Galaxy Gran Duos apresenta virtudes e vícios. O problema é que os vícios do Gran Duos são muito prejudiciais (tal como todo vício desse mundo).

ATENÇÃO: alguns pontos desse review foram reconsiderados. Clique aqui para ler.

Review em Vídeo