8177330982115445-o

De tempos em tempos, recebemos aqui no TargetHD produtos que fogem da regra da mobilidade (smartphones, tablets, notebooks, etc), e que se voltam mais para o lado dos acessórios. Nesse caso em especial, estamos falando diretamente para os gamers. O Razer Orbweaver é um teclado mecânico pensado nos jogadores profissionais e naqueles amadores que querem ter uma performance um pouco acima da média.

Apesar de não ser um gamer visceral (me divirto mais com o Xbox 360 e o PlayStation 3 nos finais de semana), recebi o produto para testes, e passo minhas impressões gerais. Não só para descobrir se ele pode efetivamente melhorar a vida daqueles que passam horas jogando, como eventualmente aumentar a produtividade daqueles que usam o computador para trabalhar. Sim, isso mesmo. Por que não?

Características

153558-o

A primeira vez que vi o produto ao vivo, eu poderia jurar que era um mouse com vários botões. Explico: assim como os demais produtos da Razer que já testamos, o Orbiweaver se destaca pelo design diferenciado e a grande quantidade de botões. Como esse teclado está em um formato compacto e cheio de teclas, não é nenhum absurdo pensar a mesma coisa desse acessório. Porém, estamos sim diante de um teclado compacto, com um formato que lembra um produto criado em outro planeta.

DSC09358

Alguns aspectos de sua construção também merecem ser destacados. Para chegar aos resultados desejados no que se refere à ergonomia do produto, a Razer adicionou um pequeno apêndice para integrar os botões laterais, a partir do corpo principal do teclado. E nesse ponto, vemos a qualidade geral de construção do produto, onde todo o conjunto é bem encaixado, com vários parafusos segurando tudo. Ou seja, a resistência do acessório não pode ser questionada.

DSC09362

Aliás, todo o produto é muito bem construído, e isso é perceptível com o contato físico com o mesmo. Seguindo a sua própria tradição, a Razer fez um trabalho excepcional ao entregar um acessório que não possui partes móveis, com um conjunto bem ajustado e implementado, e com um design complexo e bem pensado para os seus propósitos. Observe as pequenas tiras emborrachadas, que evitam que o teclado fique escorregando em uma superfície mais lisa.

81773309821154559-o

Mais um diferencial do produto: os seus botões laterais. Imaginando que o modelo pode ser utilizado também com jogos de tiro e ação, acaba sendo muito mais prático inserir um botão na lateral do acessório, permitindo assim que o jogador rapidamente acione o botão de ação (e mais algum outro comando que assim desejar) de forma prática, através do polegar da mão esquerda.

DSC09369

Nesse sentido, temos um ponto positivo e outro negativo a destacar. A boa notícia é que a ergonomia geral do produto é muito boa. Os seus dedos ficam posicionados na posição que precisam estar, e os dedos que você normalmente utiliza para acionar as teclas no teclado tradicional são os mesmos que utilizamos aqui no Razer Orbweaver. Como bônus, você tem o já citado polegar para os comandos de tiro/ação. Logo, aqueles que se esmerarem em utilizar o acessório mais a sério, saberá tirar muitas vantagens dessa praticidade durante as partidas.

A má notícia é que, da forma como o acessório foi concebido, ele só tem a sua funcionalidade prática aplicada para os gamers que utilizam os botões de controle com a mão esquerda. Eventualmente, se alguém (ou algum canhoto), quiser direcionar os seus jogos com a mão direita, ele terá uma maior dificuldade para alcançar uma performance satisfatória. Imagino que a maioria dos gamers usam mesmo a mão direita para jogar, independente do fato de ser destro ou canhoto. Mesmo assim, nunca é demais ter várias alternativas de um mesmo acessório.

DSC09366

De qualquer forma, o conjunto geral da proposta chama a atenção positivamente. É um produto que consegue alcançar os seus objetivos conceituais. Sem falar que é um acessório que chama a atenção pelo seu design agressivo e ótima ergonomia. Resta saber se a performance dele é tão boa quanto parece.

O produto em funcionamento

DSC09386

O teclado Razer Orbweaver é altamente configurável, com suas 20 teclas programáveis, que podem se ajustar de acordo com a necessidade do gamer e do perfil do jogo. Para os jogos de ação, tais recursos são bem vindos, pois o usuário pode combinar as teclas de comando com as ações do mouse. Para os gamers de jogos de estratégia, mais ainda, pois a lista de combinações de teclas é praticamente infinita. E sempre atendendo ao gosto e necessidades do jogador.

DSC09380

A retro-iluminação das teclas é algo que é mais do que bem vindo. É necessário. Levando em conta que o ambiente que os gamers praticam a sua jogatina é, na maioria dos casos, escuro (ou à noite/madrugada, ou em lan houses, ou em arenas de competição profissional), por mais que o jogador mais experiente naturalmente decore o mapa das teclas do jogo, é fundamental ter ao menos uma noção do que você está fazendo, e de quais teclas são acionadas. Isso melhora consideravelmente a performance durante as partidas.

81773309821154436-o

O acionamento das teclas também é outro ponto a ser elogiado. Não só pelo fato de ser um teclado para gamers, mas por ser um teclado mecânico, algo que é fundamental para essa prática. Todo o acionamento é preciso, onde você não vai fazer maiores esforços para ativar os comandos. No caso dos botões laterais, encontrei uma certa resistência em seu acionamento, um pouco maior do que seria em um mouse. Mas talvez isso aconteça por conta da tal “curva de aprendizado” do produto. Algo que todos vão passar, independente do nível de experiência em jogos.

Por falar nessa curva de aprendizado, ela vai variar de acordo com o nível de experiência do usuário. Alguns vão considerar esse tipo de teclado algo complexo demais para oferecer uma resposta produtiva com os jogos. Já outros vão entender que o acessório é uma mão na roda, oferecendo vantagens consideráveis quando é necessário tomar decisões mais rápidas. Tudo vai depender do feeling do usuário com o produto.

Apenas como parâmetro: como eu disse no começo do review, eu não me vejo como um gamer experiente, principalmente no caso dos jogos de computador. Porém, entendo que minha experiência com o produto foi satisfatória, ou pelo menos interessante. Não só foi relativamente simples compreender o sistema de mapeamento de teclas do acessório (que, lembrando sempre, é algo personalizável), mas também porque o produto pode ser utilizado com outras finalidades.

81773309821154344-o

Para quem não sabe, o Razer Orbweaver pode ser usado também como teclado convencional, inserindo caracteres em editores de texto, acionando comandos específicos em aplicativos de edição de áudio e vídeo, e até interagindo com o seu navegador de internet. É claro que não vai substituir o seu teclado QWERTY tradicional na maior parte do tempo, principalmente se você produz conteúdos em texto. Porém, se você for criativo, você pode otimizar algumas tarefas específicas com esse acessório, o que é algo sempre bem vindo para os criativos, ou para aqueles que precisam ganhar tempo nas suas tarefas.

Conclusão

O Razer Orbweaver está aprovado, mas é um produto de nicho. Só recomendo o seu investimento para quem realmente pretende levar o seu ofício de games bem a sério, ou para os jogadores casuais que fazem questão de se aventurar com o acessório, buscando uma experiência diferenciada na hora de rodar os seus games no computador. A maioria dos meros mortais não é o público alvo desse produto, ainda mais levando em consideração o seu preço (encontrei o produto no Brasil a R$ 699). Mas isso não quer dizer que o mesmo mereça ser depreciado. Pelo contrário.

Mais uma vez, a Razer faz um ótimo trabalho em entregar um produto pensado em um público específico, atendendo as suas exigências e necessidades. Para quem vai investir nessa proposta, e é criativo o suficiente para dar um bom uso ao produto, o investimento pode valer muito a pena. Tudo é uma questão de perspectiva pessoal.

Mais fotos registradas durante os testes a seguir.

DSC09338 DSC09343 DSC09351 DSC09385