razer-nabu-watch

O mercado ainda tenta introduzir de alguma forma os dispositivos wearables em nossas vidas. Ao mesmo tempo, esse mesmo mercado tenta definir para que serve de verdade essa tecnologia de vestir. Um desses produtos que tentam se consolidar dentro dessa categoria é o relógio inteligente (ou smartwatch), onde em alguns modelos já temos funcionalidades conectadas presentes em nossos smartphones, mas em uma dimensão diminuta.

Por outro lado, a maioria dos smartwatches sofrem de “crise de identidade”. Não se definem bem como um produto conectado (porque dependem de um smartphone para isso), não se definem como produto quantificador (porque temos as pulseiras esportivas que cumprem esse papel muito bem), e não se definem como relógio do dia a dia (já que as pessoas que hoje usam um relógio convencional não se conformam em ter que carregar um dispositivo quase todos os dias para ver as horas).

Logo, a Razer quis ir no caminho seguro de não lançar exatamente um smartwatch, e definir o Razer Nabu Watch como um “relógio tradicional inteligente”. Sim, pois apesar de trazer as funções mais básicas de um relógio tradicional, conta com funcionalidades que vão um pouco além dos seus adversários diretos.

Testamos o produto por duas semanas, e esse review mostra as nossas impressões sobre o relógio pensado nos gamers mais viscerais, que gostam de ter um acessório com linhas agressivas, com alguma tecnologia integrada e funcionalidade simples e direta. Eu mesmo prefiro contar com um relógio no pulso do que ter que tirar o smartphone do bolso de tempos em tempos. E acho que alguns leitores pensam da mesma forma, e podem se interessar por essa proposta.

 

Review em Vídeo

 

 

Características

2016-04-12 14.59.18

O Razer Nabu Watch é um relógio de pulso tradicional, com linhas agressivas e chamativas, e uma construção robusta. Particularmente, me agrada relógios assim. Acompanha mais o meu estilo (nem sei se vale a pena falar sobre isso nesse blog), mas entendo que design em um produto como esse é uma questão de gosto. Mas acredito que essa proposta da Razer é bem alinhada para o público-alvo que a marca possui.

Um dos predicados desse relógio é que, além da identidade visual da marca (algo que por si só já atrai o consumidor), a Razer pensou nos quesitos segurança e resistência para esse relógio. Toda a sua caixa é revestida com um material emborrachado, tornando o acessório resistente a impactos de até cinco metros de altura, além de uma resistência à água de até 5 metros de profundidade. Ou seja, o usuário recebe um relógio esportivo para as mais diferentes atividades, e sem o receio de ter o produto danificado em uma atividade mais exigente.

2016-04-12 15.00.02-2

Na parte traseira do relógio, temos uma proteção metálica, com o conector para recarga de sua bateria interna. Seus parafusos são proprietários, o que pode dificultar a manutenção do produto por terceiros, obrigando o envio do relógio para uma assistência técnica oficial e autorizada.

2016-04-12 14.59.35

A pulseira é outro ponto positivo do relógio. Conta com um material emborrachado de alta qualidade, e um mecanismo de fecho duplo, o que deixa o relógio bem preso ao pulso. Isso é excelente para algumas das finalidades onde mais imagino o relógio sendo utilizado: durante várias horas de jogatina, atividades esportivas, desafios extremos e a rotina diária das pessoas mais agitadas.

2016-04-12 14.59.42-2

Com uma pulseira assim, você dificilmente vai perder esse relógio. Apenas em uma situação igualmente extrema ou excepcional.

Razer_Nabu_Watch_std_04

O Razer Nabu Watch conta com cinco botões de controle. Um desses botões (o central), permite a interação com a tela OLED do dispositivo. Os outros quatro botões são de controle das funcionalidades do acessório, como por exemplo luz interna, ajuste de configurações, modo de uso e confirmar as funcionalidades alteradas.

Apesar de sua aparência robusta, esse relógio pesa apenas 79 gramas. Ou seja, é um acessório confortável para a rotina diária e para o uso durante as atividades esportivas. E isso é muito bem vindo em um acessório que também é pensado nas atividades de alta performance. Tudo o que não queremos é ter um acessório que nos incomode ou atrapalhe quando o que mais precisamos é nos concentrar no que estamos fazendo.

 

O Produto em Funcionamento

Como disse no começo do post, o Razer Nabu Watch pode ser definido como um “relógio tradicional inteligente”, e por alguns motivos. Para começar, a sua bateria é recarregável, e não é qualquer relógio que faz isso. Mas falaremos desse item mais adiante. Depois, ele combina em um relógio tradicional as funções quantificações, tão bem vindas e desejadas pelos esportistas.

2016-04-12 14.59.15

Tal e como esperamos de qualquer relógio que se preze, o modelo da Razer exibe as horas no fuso horário local e em vários outros locais do planeta, conta com cronômetro, temporizador, alarme e visor retroiluminado. Ou seja, O básico. Mas de quebra, também é capaz de contar os passos dados, calcular a distância percorrida e as calorias queimadas, analisar o tempo de atividade e repouso do usuário e outros parâmetros relacionados com a sua atividade física.

Todos esses dados são coletados através dos sensores integrados no relógio, que sincroniza essas informações com o seu smartphone através da conectividade Bluetooth, via aplicativo Nabu, que está disponível para as plataformas Android e iOS. Com esses dados, o usuário pode ter uma ideia sobre como está a sua rotina diária nesse aspecto, e vai poder analisar melhor no que precisa melhorar no seu treinamento e onde pode obter melhores resultados em um determinado procedimento de condicionamento físico.

apps

O aplicativo também é capaz de configurar algumas funções do relógio, além de permitir que o Razer Nabu Watch exiba as notificações de alguns aplicativos, como por exemplo notificações de e-mails e recebimento de alertas do Facebook, através de sua pequena tela OLED localizada na base do relógio. De quebra, o acessório conta com sistema de alertas por vibração, para que o usuário fique sabendo de forma bem discreta quando há novidades nos seus canais de comunicação.

 

Bateria

O Razer Nabu Watch conta com duas baterias integradas, que contam com finalidades bem específicas.

O modelo é um relógio tradicional, como qualquer outro. Logo, carrega consigo uma bateria tradicional, ou uma pilha no formato de moeda, que é substituível e possui autonomia de até 12 meses de uso. Tudo bem, ele não tem a mesma autonomia monstruosa que o meu relógio de uso diário, um Casio que possui uma bateria que pode durar até 10 anos. Mas entendo também que a proposta da Razer vai além do que simplesmente mostrar as horas. Logo, é uma bateria bem aceitável.

2016-04-12 14.53.21

A segunda bateria é responsável por alimentar a tela OLED e as funcionalidades inteligentes. É uma bateria não removível, mas que depois de duas horas de recarga completa (via cabo USB conectado ao computador), pode alcançar um uso de até sete dias (a autonomia pode variar de acordo com o comportamento de cada usuário). Para a recarga da bateria, a Razer oferece um conector proprietário, mas que pode funcionar não só com o PC mas também com um carregador compatível.

 

Conclusão

2988356-ces2016_razernabuwatch_gs

De um modo geral, o funcionamento do Razer Nabu Watch me agradou bastante. Deve agradar e muito os usuários que já estão habituados a utilizar um relógio tradicional, mas que querem contar com um acessório que ofereça um algo mais.

Para os gamers, pode ser uma boa pedida pelo fato de ser um produto cuja marca se alinha com o principal foco de interesse desse grupo consumidor. Sem falar que estamos falando de uma marca que já tem uma certa tradição dentro do segmento. Também é altamente recomendado para os esportistas, que procuram um relógio com design agressivo e algumas funcionalidades que mostram um pouco mais do que simplesmente exibir as horas.

Por fim, é o relógio recomendado para os usuários urbanos, que gostam de um design agressivo, ou que querem fazer uma certa graça junto com os amigos, mostrando um relógio com tela OLED integrada, que mostra as notificações recebidas do seu smartphone. E com uma autonomia maior que a maioria dos smartwatches tradicionais.