positivo_duo_zx3060_3

 

 

Eu precisava de um notebook mais leve e menor para transportar comigo em coletivas de imprensa ou em atividades nas quais eu preciso gerenciar meus arquivos e documentos de forma mais prática, mas mantendo a produtividade. O notebook Toshiba Satellite C75-A-156 está atuando como meu computador principal, e esta excelente nessa tarefa. Mas precisava de algo mais portátil, e o Positivo Dou ZX3060 foi uma das opções que me apareceu.

Eu estava muito propenso a comprar um netbook para mim. Na verdade, queria um ultrabook, mas o dinheiro não dava. A minha reticência pelo netbook seria o desempenho que ele iria me entregar, sem falar na dificuldade em atualizar o produto para o Windows 10. E, particularmente, gostei tanto do novo sistema operacional da Microsoft, que eu não me imaginava ter um outro computador com outro Windows.

Poderia optar também por um Chromebook (esse eu ainda quero ter), mas nesse momento preciso da versatilidade do Windows para ser mais produtivo. Ter alguns programas pontuais que uso para o meu trabalho no dispositivo que estava carregando na mochila.

Então, me apareceu a possibilidade de adquirir este Positivo Duo ZX3060, que na verdade é um tablet com uma base com teclado e touch. Algo que me vinha bem a calhar por causa da versatilidade que uma proposta como essa oferece.

Uma das minhas preocupações era o desempenho final do dispositivo, uma vez que a proposta da Positivo é tecnicamente mais restrita. E, apesar de ter conhecimento que o Windows 10 era muito eficiente na gestão de recursos de hardware, eu ainda estava reticente.

Porém, como era a escolha que eu tinha naquele momento, e o preço era competitivo, eu decidi arriscar. E estes são os resultados.

 

 

Características Físicas

 

20160929_184557

 

O Positivo Duo ZX3060 lembra mesmo um netbook. Aliás, tem um tamanho de um netbook, e oferece aquilo que um produto de suas características promete: portabilidade.

É pequeno, relativamente fino e leve. Perfeito para ser transportado na mochila. No quesito pelo qual eu estava procurando um computador com essas características, ele cumpre muito bem essas necessidades.

 

20160929_184633

Mas o produto realmente se destaca por ser um híbrido entre tablet e notebook. E o segredo disso é a sua base, com os seus contatos magnéticos. Durante o uso diário, é possível conectar e desconectar o tablet da base sem maiores problemas, o que reforça a ideia de praticidade de uso.

Como afirmei antes, a base com teclado é o que transforma o produto em um notebook de forma efetiva. Ele não conta com baterias para funcionar, ou seja, toda a autonomia de uso fica por conta da bateria presente apenas no tablet.

 

20160929_184650

 

Seu funcionamento se torna efetivo através dos contatos eletrônicos presentes na base, e o tablet se mantém conectado na base através dos contatos magnéticos. Com isso, o produto se mantém seguro para um funcionamento efetivo. É só você tomar cuidado com a inclinação natural da base.

Isso mesmo. Essa inclinação da base.

 

20160929_184621

 

Talvez um dos inconvenientes do Positivo Duo ZX3060 é essa inclinação na base (que abriga uma porta USB), que atrapalha um pouco de utilizar o notebook no colo, algo bem comum durante o uso móvel em determinadas situações. Mesmo assim, este é um inconveniente contornável, ou algo que não tira a minha usabilidade com o produto dentro de minhas necessidades.

 

 

Tela

 

20160929_184839

 

O Positivo Duo ZX3060 possui uma tela de 10,1 polegadas, um tamanho suficiente para uma interação aceitável para os dois modos de uso. Pelo menos para visualizar os elementos de tela e interagir com o Windows 10 de forma eficiente.

O toque da tela também é minimamente aceitável para uma boa interação com as principais atividades em modo tablet. Poucas vezes percebi falhas no toque durante a utilização do produto.

A tela tem uma boa emanação de brilho, com qualidade razoável de imagem em ambientes externos. A exibição de cores é muito boa, o que garante uma boa visualização do conteúdo multimídia.

 

 

Sistema Operacional e Interface de usuário

 

20160929_184916

 

O Positivo Duo ZX3060 recebe o sistema operacional Windows 10. E esse aspecto tem pontos positivos e negativos no mesmo produto.

O grande ponto positivo é que temos aqui um computador com um hardware limitado, mas com um desempenho muito aceitável para as suas características. Em diversas oportunidades, eu mantive diferentes janelas do Chrome abertas e, mesmo assim, o sistema não apresentou engasgos ou travamentos mais sérios.

Também vale a pena destacar o fato do sistema operacional da Microsoft se valer do modo híbrido para tornar a vida do usuário mais fácil.

Quando o tablet está conectado na sua base, ele adota a interface para desktop. Quando desconectado, ele assume o modo tablet, aumentando o tamanho dos seus ícones e deixando a interação mais apta para o toque na tela.

 

20160929_184923

 

A proposta aqui é muito válida, e é entregue de forma perfeita. A usabilidade é muito mais prazerosa dessa forma, e convida o usuário a adotar os dois modos de uso no seu dia a dia em diferentes situações.

Agora, o lado negativo.

Pelo menos até o momento da produção desse review, não há a disponibilidade do Windows 10 Anniversary Update para o Positivo Duo ZX3060. Eu pelo menos fiz uma tentativa, e ela não foi bem sucedida para esta atualização.

Além disso, alguns updates parciais do Windows 10 apresentaram problemas sérios de interação com o dispositivo. Falarei sobre isso mais adiante nesse review.

 

 

Qualidade de Áudio

 

20160929_184725

 

Apesar de também ser pensado para a reprodução multimídia, o Positivo Duo ZX3060 não é muito pródigo na sua qualidade de áudio.

Entendo que, pelas próprias características físicas do produto, não é possível ir muito além do que é entregue pelo dispositivo. Porém, para quem quer usar o dispositivo para ver vídeos, precisa ficar atento se o local escolhido é bem silencioso, pois o volume dos alto-falantes é realmente mais baixo do que o desejado.

É altamente recomendado que você use fones de ouvido de sua preferência para essas atividades de consumo de conteúdo. É mais garantido do que depender do áudio emitido pelo próprio tablet.

 

 

Internet

Basicamente você tem a internet WiFi no dispositivo, que não possui porta para um cabo de rede. Mas sempre resta a opção de você utilizar um modem 4G ou conectar o seu smartphone como roteador sem fio.

O WiFi do Positivo Duo funciona muito bem nas diferentes situações testadas, com diferentes tipos de redes. Nesse aspecto, o usuário que precisa ter uma conexão em qualquer lugar não ficará à pé.

Sem falar que você pode utilizar o modo avião do dispositivo para economizar bateria em determinadas situações.

 

 

Bateria

A bateria do Postivo Duo ZX3060 está integrada no tablet, e oferece uma boa autonomia de uso, levando  em conta o seu hardware e suas finalidades.

Consegui trabalhar no produto por pelo menos seis horas longe da tomada. Levando em conta que estamos falando de um equipamento com sistema operacional Windows e o Google Chrome como navegador principal (um devorador de bateria e recursos), entendo que esta é uma marca bem aceitável.

Obviamente, dentro da proposta apresentada pela Positivo, uma coisa poderia ser diferente: a base do teclado poderia contar com uma bateria auxiliar, para prolongar um pouco mais a usabilidade do produto.

Por outro lado, entendo que a adição desse item poderia comprometer o design final do produto, que se caracteriza por ser fino e leve. Mas acredito que muita gente não iria reclamar se precisasse carregar na mochila um pouco mais de peso para ter algumas horas a mais de uso.

Um detalhe que incomodou é o tempo de recarga da bateria, que é bem lento até mesmo para um dispositivo que é considerado um notebook. É preciso horas para carregar o tablet, e você só pode usar o seu próprio carregador para essa tarefa, apesar de ser uma porta microUSB.

 

 

Câmeras

 

20160929_184717

 

O Positivo Duo ZX306o, por ser um tablet, conta com duas câmeras: uma frontal, com resolução VGA, e uma traseira, de 2 MP.

Levando em conta que estamos diante de um híbrido básico para mobilidade, não podemos esperar uma qualidade de imagem tão elevada. Até porque esta não é a prioridade dessa proposta.

Também considero a câmera traseira mais como algo emergencial do que um recurso efetivo. Eu sou um daqueles que não recomenda o uso dos tablets para tirar fotos, a não ser que ele seja o único dispositivo que você tem na mão naquele momento da foto imperdível.

De qualquer forma, para comunicações eventuais (videochamadas durante a sua viagem), é um recurso que “quebra o galho”. Mas não espere muito.

 

 

Armazenamento

O modelo conta com um armazenamento interno de 32 GB (28 GB disponíveis para o usuário com o notebook formatado), através de um microSD instalado internamente no equipamento.

A primeira versão do produto, além de contar com escassos 1 GB de RAM, recebia 16 GB de armazenamento, algo que considero impraticável, até mesmo para o Windows 10 (nem ele consegue fazer milagre nesse sentido). Já com 32 GB, é possível pelo menos instalar um pacote do Microsoft Office para quem precisa produzir conteúdos de modo offline – é o meu caso (ok, eu sei que o Google Docs pode fazer isso, mas não tão bem quanto o Office) e alguns poucos programas complementares para produção do conteúdo em texto e fotos, algo que eu preciso para trabalhar.

Para aqueles que precisam de mais espaço de armazenamento, há um slot para cartões microSD de até 64 GB que resolve e bem o problema. Mas, veja bem: use esse espaço em separado para, no máximo, salvar os arquivos do Google Drive em uma área em separado do notebook. Evite instalar programas no microSD, não só pela perda do desempenho que isso pode implicar, mas para preservar a integridade da instalação do Windows 10.

 

 

Desempenho

Já destaquei esse item antes, e vou repetir agora: considerando as suas características técnicas, o Positivo Duo ZX3060 é uma grata surpresa.

O produto entrega um desempenho final bem aceitável. Para a produtividade básica (produção de textos, uso de programas do Office – e, mesmo assim, você pode utilizar as alternativas online, para poupar espaço de armazenamento -, navegação na internet) e consumo básico de multimídia (reprodução de vídeos via streaming), esse 2 em 1 entrega resultados muito bons, sem travamentos ou engasgos críticos.

De novo, reforço que não podemos esperar desse produto um desempenho que atenda as necessidades dos mais hardcores. Mas apenas para colocar em perspectiva: ele tem desempenho muito melhor que um netbook com Windows 10 (sim, já fiz esse teste…) e é mais versátil que um Chromebook, que era o que eu esperava e precisava de um produto como esse.

Aqui, devo considerar a combinação do Windows 10 em gerenciar muito bem os recursos de hardware (para entregar um desempenho que oferece uma boa usabilidade) e da Positivo, que estabeleceu uma configuração que entrega o desejável para uma proposta como essa.

Porém…

 

 

Uma observação…

Mesmo bem intencionado, o Positivo Duo ZX3060 tem um problema bem sério.

Depois que recebi o produto, fiz o que faço sempre: instalei as atualizações do Windows 10. Algo que o sistema fez automaticamente, via Windows Update.

Porém, depois desse procedimento, percebi uma anormalidade bem irritante no dispositivo. Sua tela começou a marcar, sozinho, os pontos de toques na tela, bem no centro, na região da webcam, ao longo de toda tela, em uma faixa vertical.

Isso impede que o dispositivo seja utilizado de forma adequada, registrando pontos aleatórios de toques na tela. De novo, sem qualquer intervenção do usuário.

Depois de algumas formatações, decidi deixar o notebook sem as atualizações automáticas do Windows 10, e o problema se estabilizou. Desde então, só apareceu uma vez. Escrevi mais sobre essa anormalidade no meu blog pessoal.

O pessoal da parte de suporte da Positivo Informática entrou em contato comigo disposto a ajudar a resolver o problema de forma mais efetiva. Atualizarei esse post com o parecer deles.

 

 

Positivo Duo ZX3060: veredito

 

positivo-duo-zx-3060

 

Colocando tudo isso na balança, eu aprovo o Positivo Duo ZX3060.

A proposta é bem aceita, considerando todos os aspectos aqui citados. Como disse, fiquei surpreso com o bom desempenho do produto, e a sua portabilidade para produtividade básica é aquela que eu procurava para meus propósitos.

Os usuários que precisam dessa produtividade básica e consumo de conteúdo multimídia em qualquer lugar estarão bem servidos com esse dispositivo.

Para mais informações sobre o Positivo Duo ZX3060, clique aqui.