KingstonMicroDuo00001

Não é todo dia que recebemos acessórios para testes no TargetHD. Mas quando recebemos, sempre são produtos muito interessantes e diferentes. E o pendrive Kingston MicroDuo não é diferente. O produto conta com uma peculiaridade que tem tudo a ver com aqueles que gostam (e precisam) da mobilidade do dia a dia: ser versátil para ser compatível com computadores convencionais e com tablets e smartphones, através de sua porta micro USB.

O objetivo desse review é efetivamente apresentar o produto para vocês, e verificar se ele pode ser tão prático quanto ele se vende. Até porque a ideia aqui é que o acessório funcione sem maiores dificuldades em plataformas diferentes, de forma rápida, segura e funcional. Leia esse review e descubra se esse acessório pode ser a salvação da lavoura na hora de armazenar arquivos em um pendrive que pode ter esses conteúdos reconhecidos em tablets e smartphones Android.

Características

KingstonMicroDuo00002

A unidade enviada pela assessoria de imprensa da Kingston possui 32 GB de armazenamento, e tem um aspecto físico semelhante a um nano drive, ou um pendrive em formato diminuto. Ele lembra um nano conector de mouse sem fio, muito populares entre os usuários de desktops e notebooks, mas um pouco mais corpulento. De um modo geral, ele é pequeno o suficiente para ser transportado com você o tempo todo, sem maiores dificuldades. E também para ser perdido com facilidade.

KingstonMicroDuo00008

A forma que a Kingston encontrou para amenizar as chances de perda/desaparecimento do acessório foi colocando essa pequena presilha de metal no corpo da parte USB do acessório, que pode ser encaixada no seu chaveiro. Aliás, um ponto positivo do Kingston MicroDuo é que apenas a proteção do micro USB é composta de plástico, o que significa que esse produto é resistente para aguentar as hipotéticas trocas constantes de dispositivos, ou o encaixe/desencaixe frequente que o acessório pode ter com o seu tablet ou smartphone.

KingstonMicroDuo00004

Como o seu nome sugere, o MicroDuo consegue concentrar dois tipos de porta conectora em um mesmo dispositivo. A porta USB, que você pode conectar no seu computador, para armazenar e transportar arquivos de diferentes fontes…

KingstonMicroDuo00005

…e a porta micro USB, que você vai conectar no tablet ou smartphone Android de sua preferência. Simples assim.

O produto em funcionamento

KingstonMicroDuo00006

Um dos grandes trunfos do Kingston MicroDuo é que ele é totalmente plug and play. Ou seja, você não precisa instalar drivers no computador ou aplicativos específicos no tablet/smartphone para que o produto funcione. Recebeu o produto, desembalou, é só usar. É a melhor forma para descrever o “grau de dificuldade” que o usuário vai ter em colocar o produto em funcionamento.

KingstonMicroDuo00007

Outra boa notícia é que esse pendrive consegue ficar fisicamente muito bem instalado no dispositivo Android, sem ponto de folgas ou pontos móveis que produzam o mau contato do acessório com o dispositivo. Com isso, o conjunto dos dois produtos fica compacto o suficiente para que o usuário se sinta mais seguro para poder reproduzir de forma mais confortável os conteúdos de áudio e vídeo armazenados no acessório.

É claro que você pode armazenar conteúdos dos mais diversos nesse pendrive. Só não é recomendado a instalação de aplicativos, pois uma vez que o pendrive se desconecta do dispositivo, os mesmos simplesmente deixam de funcionar. Logo, pense nesse produto como uma unidade de armazenamento externa, e não como uma unidade de instalação.

KingstonMicroDuo00014

Uma vez conectado no dispositivo Android de sua preferência, o Kingston MicroDuo é identificado como uma unidade USB, tal como mostra a foto acima no primeiro item, a partir do explorador de arquivos de sua preferência. Qualquer um serve, e nos nossos testes, basta você efetivamente conectar o pendrive no tablet e smartphone, e pronto: o dispositivo já é listado como uma unidade externa. Sem complicações.

KingstonMicroDuo00013

Em nossos testes, utilizamos tanto o Motorola Moto X quanto o LG G Flex (que terá o seu review publicado ainda nesta semana aqui no blog) foram utilizados para receber o pendrive da Kingston, e ambos funcionaram perfeitamente, através do ASTRO File Manager. Os arquivos armazenados no pendrive foram listados e executados, sem travamentos ou erros de reprodução.

KingstonMicroDuo00012

Conclusão

O pendrive Kingston MicroDuo está aprovado. É um dispositivo que promete fazer a alegria dos geeks, que eventualmente se deparam com a limitação do espaço de armazenamento nos seus tablets ou smartphones, e que desejam consumir conteúdos multimídia nesses dispositivos, mas não contam com um slot microSD disponível. É uma solução bem interessante, e que garante um transporte de dados de todos os tipos, para múltiplas finalidades. Altamente recomendado para os geeks mais versáteis.

Review em Vídeo