O review dessa semana é de um dos melhores produtos analisados pelo TargetHD. O notebook Sony VAIO EE23 é uma das melhores opções de notebooks para quem precisa de performance, estabilidade de uso, e quer uma elegância para combinar com o seu quarto ou escritório. Abaixo, você vai ver as principais características físicas do produto, além de uma análise de seu desempenho, que realmente pode impressionar até aos usuários mais exigentes.

Antes de qualquer coisa, temos que destacar o seu design elegante. Ele tem uma beleza que pode combinar muito bem com o seu quarto ou escritório, colocando um pouco de estilo ao ambiente. Apesar do fato que que a parte do teclado e do touchpad em tons branco (e isso pode encardir o equipamento), vale a pena adquirir o produto nessa cor, e gastar alguns minutos na limpeza semanal do mesmo.

Na lateral inferior esquerda do notebook, ele possui as portas de leitores de cartões. Espaçadas e bem localizadas.

Ao lado dos slots, temos os LEDs indicadores de Wireless, atividade de HD e bateria.

Na parte traseira, temos o conector de energia. Um dos pontos de destaque é que sua janela de ventilação é na sua lateral, mas bem distribuído, sem deixar o equipamento sofrer de superaquecimento. O equipamento esquenta, como todo notebook, mas não é algo que você tenha que ficar alarmado. Dá pra utilizar o produto no colo sem maiores problemas.

Ainda na lateral esquerda, você encontra um conector para rede RJ45, entrada de vídeo VGA, entrada HDMI e uma única porta USB.

Na lateral direita, ele possui três portas USB, o que pode complicar um pouco a vida do usuário na hora de conectar diversos dispositivos, pendrives e players portáteis. Mas, na pior das hipóteses, você ainda pode colocar um hub USB na porta solitária que está do outro lado (mas isso, se você realmente achar necessário).

Ainda na lateral direita, você tem a unidade de CD/DVD e o slot de segurança do equipamento, onde você pode colocar um cadeado ou um sistema de proteção para o portátil. Aproveito aqui para destacar que o VAIO EE23 é relativamente fino, levando em conta que ele é um notebook, e não um netbook. Sua espessura total é apenas um pouco maior do que a de um netbook comum. O que aumenta a sua altura são os pequenos pés de borracha que o notebook possui na parte inferior.

A ergonomia do produto é muito boa. Sua tela tem duas braçadeiras rígidas, evitando que suas dobradiças se desgastem com o passar do tempo. Ou seja, é um portátil feito para durar muito tempo, mesmo para usuários que vão exigir um pouco mais do equipamento. O material do produto é bem resistente e com um bom acabamento. Talvez a parte superior da tampa do equipamento (a parte cinza) seja um pouco flexível demais para o meu gosto, mas isso não impede que, na média, a qualidade do produto é bem superior à maioria dos concorrentes de sua categoria.

Ele utiliza o tipo de tomada do padrão brasileiro, que está presente nos novos equipamentos do mercado. Ou seja, não tem adaptador? Corre atrás de um. Ou troque a sua tomada da parede.

Abaixo, fotos da fonte de energia do produto.

Seu teclado é em teclas em formato chiclete, que oferece uma boa área para os dedos. Na verdade, eles conseguiram adicionar, com apenas 1,5 polegada a mais que os demais notebooks, um teclado numérico, mas mantendo o tamanho do teclado alfanumérico, diminuindo apenas as teclas de função. O resultado é uma digitação muito confortável, principalmente para quem precisa digitar muitas informações durante o dia. Blogueiros vão adorar esse modelo.

O touchpad também é bem amplo, oferecendo uma boa agilidade para movimentação do ponteiro de mouse. Os botões possuem cliques com o nível de pressão ideal, sem precisar fazer muita força.

Um dos seus trunfos é o seu teclado. Como citamos antes, eles adicionaram em um mesmo corpo de teclado, o teclado numérico e o alfa-numérico. Isso dá conforto ao usuário para atividades profissionais.

Aqui está o grande destaque do Sony VAIO EE23: o seu desempenho. A combinação de processador AMD Athlon II dual-core de 2,1 GHz, com uma placa gráfica ATI Radeon, com 4 GB de RAM DDR3 e 320 GB de HD, é uma das mais ajustadas para execução de aplicativos, oferecendo uma performance do Windows 7 Home Basic 64-bits que beira à perfeição. Seu índice de experiência do Windows é de 4.1, com uma qualidade e agilidade para execução de programas que podem convencer os mais exigentes que é a máquina ideal para suas atividades.

Até mesmo para programas mais pesados, que exigem performance de processador, ele vai muito bem, oferecendo a agilidade que o usuário precisa. E, evidentemente, a navegação na internet é plena, independente do navegador que você estiver utilizando (testamos com Internet Explorer, Firefox, Safari, Opera e Chrome, e todos eles executaram a navegação na internet sem travamentos e com muita agilidade).

Por fim, o notebook Sony VAIO EE23 está APROVADO. Esse modelo de notebook Sony VAIO é um dos melhores produtos que testamos, e é um dos notebooks que recomendamos para usuários domésticos e profissionais, pela sua flexibilidade de performance, e pela robustez do produto. Se você tem a possibilidade de adquirir um desses, é uma opção excelente, e as chances dele te satisfazer nas suas necessidades computacionais são enormes.

Ficha Técnica:

Processador: AMD Athlon II Dual-Core P320 (2.1GHz)
Barramento: 3200MHz HyperTransport 3.0
Chipset: AMD M880G Chipset
Memória: 4GB DDR3 SDRAM expansível até 8GB
HD: 320GB
Drives: Gravador e reprodutor de DVD e CD
Tela: 15.5″ (1366 x 768) Real Wide Screen com aspecto real de 16:9
Áudio: Intel High Definition Audio
Vídeo: ATI Mobility Radeon HD 4250 Graphics
Rede: 10Base-T/100Base-TX/1000Base-T
Wireless: IEEE 802.11/802.11b/802.11g/802.11n (20/40)
Webcam: Sim
Sistema Operacional: Windows 7 Original Home Basic 64 bits
Teclado: QWERTY (Português) + Teclado Númérico
Mouse: Touch pad eletrostático
Alimentação: Bateria de Íons de lítio / Duração estimada da bateria: Até 3 horas com bateria padrão
Voltagem: 100-240V

Softwares inclusos: Sistema Operacional, Windows 7 Home Basic de 64 bits original, Software de Fotografia Digital, Picture Motion Browser VAIO Edition, Software de Produtividade, Microsoft Office 2010 Starter Software de Comunicação, VAIO Media Gallery, VAIO Media Plus, VAIO Entertainment Platform, VAIO Control Center, VAIO Help and Support, VAIO Care, VAIO Update, VAIO Recovery Center, Adobe Reader, WebCam companion e Norton Internet Security (versão teste 30 dias).