Mais um produto que chega para review no TargetHD.net. Dessa vez, recebemos da Sony o notebook VAIO EA20FB/BI, que vem com uma série de especificações e características que prometem agradar os usuários que querem aliar performance e beleza em um único produto. Ele vem com especificações que o tornam uma excelente opção para quem quer agilidade na hora de produzir seus textos e trabalhos, navegar na internet e rodar seus vídeos.

O produto, na sua aparência externa, é realmente muito elegante. Sua carcaça em black piano dá um ar sóbrio ao produto, mas ao mesmo tempo tendo linhas modernas, agrandando assim os geeks mais descolados. Na parte interna, ele conta com acabamento diferenciado, com detalhes mais brilhantes, mais como adereço mesmo.

É um notebook relativamente fino, com pouca espessura, se levarmos em conta que ele conta com tela de 14 polegadas (possui apenas 27 mm de de altura), sendo cômodo para ser levado na mochila, para aqueles que querem utilizá-lo como computador móvel. Se bem que, pelas suas especificações, ele vai cair muito bem como um produto para ficar no seu escritório, para utilizá-lo da forma mais cômoda possível. Porém, nada impede que, se você é um daqueles que tem espírito aventureiro, que coloque ele dentro da mochila e o utilize confortavelmente em shoppings, encontros com clientes e eventos corporativos.

Em uma das laterais, temos a saída para monitor externo, uma porta HDMI e uma porta e-SATA, que pode ser bem útil para quem precisa conectar HDs externos para backup ou transferência de dados, tornando esta atividade bem mais prática.

Ainda na mesma lateral, encontramos o conector para a fonte de energia, e a entrada para rede Ethernet, ambos relativamente bem localizados na parte traseira do notebook.

Aqui está algo que eu considero um problema do Sony VAIO EA20FB: a localização das portas USB. Todas elas ficam concentradas em apenas uma das laterais do aparelho, todas do mesmo lado. Isso pode criar problemas na hora de você conectar periféricos, como um pendrive, um mouse externo ou até mesmo um player de MP3. Ao menos uma porta USB poderia ter ficado para o lado esquerdo do notebook, para que houvesse uma melhor distribuição de opções de conexão de periféricos.

Na parte inferior frontal do produto, temos os slots para cartões de memória, além do chaveador para a conexão wireless. A boa notícia é que, se você usa rede sem fio na sua residência, é só deixar esta chave acionada para que ele se conecte automaticamente à rede na inicialização do sistema, sem traumas, nem mistérios.

Além disso, o produto acompanha:

A famosa tomada em padrão brasileiro, com o pino de terra centralizado, que é algo que só existe neste padrão brasileiro. Mais uma vez eu “agradeço” a quem teve esta “brilhante ideia” de criar uma dificuldade, só para depois vender a facilidade (ou seja, alguém ganhou uma grana com esta mudança de padrão de tomadas).

Sua fonte propriamente dita…

… e seu respectivo plug conector.

O produto é de excelentes proporções para quem precisa estar diante do computador o dia inteiro, contando com detalhes físicos muito interessantes para quem precisa produzir longos textos e/ou tabelas.

Um dos grandes destaques do VAIO EA20FB é o seu teclado, que é amplo, com teclas achatadas e bem espaçadas, que oferecem uma digitação muito precisa e muito confortável para quem precisa trabalhar por muitas horas diante do computador. Além disso, seu touchpad é de um tamanho que deixa os movimentos bem amplos e práticos para quem precisa trabalhar muito com o ponteiro na tela. Porém, nada impede que você utilize um mouse externo para trazer uma maior agilidade no uso do produto.

Parte inferior do notebook

Quanto ao seu desempenho, ele é bem estável e rápido. Na maior parte dos testes, ele conseguiu fazer as atividades cotidianas (principalmente aquelas que necessitavam do processador) em um tempo muito menor do que o esperado, mostrando todo o poder desta versão do processador Pentium. Um ponto de ressalva que recomendo que seja feito pelos usuários que adquirirem este produto, é quanto aos programas que são executados durante a inicialização do sistema. São tantos que podem comprometer o desempenho do mesmo. Logo, recomendo que desabilite boa parte dos programas que são adicionados, para que você tenha uma melhor performance na inicialização, evitando assim travamentos e atrasos no boot do Windows 7.

Por fim, o parecer final do notebook Sony VAIO EA20FB é: APROVADO. É um notebook que atenderá muito bem aos usuários básicos e avançados, oferecendo velocidade e praticidade no uso cotidiano. O conjunto de hardware e software acaba sendo bem ajustado para os usuários de todos os tipos, principalmente aqueles que querem um desempenho acima da média, mas ao mesmo tempo quer contar com elegância e conforto em um notebook.

Ficha Técnica:

Processador: Intel Pentium P6000 (1.86GHz)
Chipset: Intel HM55 Express Chipset
Memória: 4GB DDR3 SDRAM expansível até 8GB
HD: 500GB
Drives: Gravador e reprodutor de DVD e CD
Tela: 14″ (1366 x 768) Real Wide Screen com aspecto real de 16:9
Áudio: Intel High Definition Audio
Vídeo: Intel HD Graphics
Rede: 10Base-T/100Base-TX/1000Base-T
Wireless: IEEE 802.11/802.11b/802.11g/802.11n (20/40)
Webcam: Sim
Sistema Operacional: Windows 7 Original Home Premium 64-bit
Teclado: QWERTY (Português)
Mouse: Touch pad eletrostático
Alimentação: Bateria de Íons de lítio / Duração estimada da bateria: Até 3,5 horas com bateria padrão

Preço: R$ 2.099,00

Você pode comprar este notebook pelo TargetHD.net. Clique no banner abaixo (ou em alguma foto deste post) para acessar a página de compra.