vostro_5470

Depois de mais de um ano e meio utilizando o notebook Samsung ATIV Book 6, eu vi a necessidade de trocar de equipamento, para trabalhar com um produto que combinasse um bom desempenho e maior portabilidade. Meu ultrabook Toshiba ainda funciona perfeitamente, mas não me permitia mais fazer tantas coisas com a mesma agilidade e praticidade. Então, decidi apostar em um outro equipamento para uso pessoal. E meu computador principal passou a ser o Dell Vostro V14T-5470-A50.

Optei por esse modelo por ser um dos mais completos da sua categoria, por na teoria oferecer o desempenho que eu precisava para as minhas tarefas profissionais, e pela portabilidade que eu tanto precisava para as minhas tarefas diárias. Encarei esse como um investimento nos blogs TargetHD e SpinOff, por isso optei pela compra consciente dos seus prós e contras.

Dito isso, o review é para registrar como foi a minha experiência nas últimas quatro semanas, tempo que estou utilizando o computador como ferramenta principal de blogagem. Entendo que é tempo o suficiente para fazer uma boa avaliação do produto, e passar um parecer preciso sobre os prós e contras do equipamento. Entendo que esse tipo de avaliação pode ajudar a aqueles que desejam adquirir o produto no futuro.

 

Características Físicas

VT5470

Um dos itens que mais chamam a atenção no Dell Vostro V14T-5470-A50 é justamente um dos seus pontos mais positivos: a sua estética. É um portátil realmente muito bonito, combinando muito bem as partes de plástico com o metal, deixando o modelo com um ar sóbrio e elegante. 100% apresentável para ser utilizado em qualquer lugar.

É um notebook realmente fino e leve para a sua proposta. Ele é quase tão fino quanto o meu ultrabook da Toshiba (Protégé Z385), e por muito pouco ele não entra na categoria de ultrabooks. Aliás, se a assessoria da Dell algum dia puder contar por que esse modelo é classificado como um notebook, eu agradeço. Pois para mim ele tem tudo para entrar na categoria dos ultraportáteis.

A baixa espessura se explica por duas ausências que hoje são pouco relevantes para mim: o modelo não conta com unidade de DVD (eu já tinha que trabalhar com uma unidade externa), e também não conta com saída VGA (a porta HDMI já é mais que suficiente para enviar as imagens para o monitor externo). Esses dois fatores contribuem decisivamente para a baixa espessura desse notebook.

Por tabela, estamos diante de um modelo mais leve do que os seus concorrentes diretos. Com 1.5 kg, ele é apenas 200 gramas mais pesado que o ultrabook da Toshiba, o que torna esse computador muito portátil para o deslocamento cotidiano.

O modelo usa parafusos convencionais (para chave Philips), o que facilita na hora da manutenção e upgrade que alguns usuários costumam fazer para melhorar o desempenho do produto. Não existem partes que afundam no produto, ou partes móveis, ou que afundam quando você exerce uma leve pressão (como acontece em alguns outros modelos). Tudo é muito bem construído, o que é algo excelente se pensarmos que este é um produto que tem tudo para ser muito exigido pelo usuário profissional.

 

Tela

O Dell Vostro V14T-5470-A50 possui uma tela de 14 polegadas (1366 x 768 pixels). É uma tela considerada ‘padrão’, e abaixo daquilo que encontramos nos modelos mais avançados, que já entregam pelo menos uma resolução Full HD. Mesmo assim, é uma tela boa o suficiente para reproduzir as informações na tela com boa qualidade de cores e brilho.

Talvez uma coisa que decepcione nessa tela (por conta do valor que é pago pelo produto) é que ela conta com o já comum ‘efeito de distorção’ quando posicionada em diferentes ângulos de visualização. Tudo bem, entendo que a maioria das pessoas vai trabalhar de frente para a tela, sem precisar variar muito o ângulo de posicionamento. Porém, é desagradável quando alguém que está ao nosso lado fala que não conseguiu ver a mesma tonalidade que a gente.

A distorção fica mais nítida quando levantamos ou abaixamos a tela, acentuando o ângulo de visualização. Isso é uma característica das telas LED que realmente incomoda. Porém, se você conseguir conviver com isso (e sempre trabalhar de frente para a tela do notebook), isso não será um grande problema.

 

Touchpad

O touchpad do Dell Vostro V14T-5470-A50 é de grandes dimensões, oferecendo muito espaço para a interação com o sistema operacional e para os comandos que a própria Dell adiciona no dispositivo para tornar a interação mais dinâmica. E apesar do tamanho, ele pouco resulta em acidentes com toques acidentais da palma da mão durante a digitação.

2015-04-19 11.04.55

Por outro lado, esse touchpad é um pouco menos sensível do que o desejado. Em alguns momentos, a sensação que temos é que ele limita os movimentos do dedo, o que deixa a experiência um pouco irritante. Mesmo com a instalação de um software próprio para melhor gerenciamento do recurso (pois o que a Dell oferece pré-instalado no notebook não é compatível com o comando das teclas fn+ESC) a sua sensibilidade não melhora.

De novo, pode não ser um grande problema se você utilizar um mouse na maior parte do tempo. Mas pensando no fato que o usuário muito provavelmente vai utilizar o Dell Vostro V14T-5470-A50 para trabalhar dentro e fora do escritório – e que existe sim a possibilidade do mouse não estar presente o tempo todo -, o trackpad pode ser um ponto de incômodo para os usuários mais exigentes.

 

Teclado

O teclado do Dell Vostro V14T-5470-A50 é, disparado, uma das melhores coisas que esse notebook pode te oferecer. O formato ‘chiclet’ das teclas e o bom espaçamento entre elas resultam em uma experiência de digitação excelente, algo fundamental para os produtores de conteúdo (meu caso).

dell-vostro-5470

Durante o tempo em que estou usando esse notebook, o meu índice de erros durante a digitação normal reduziu muito. Esse teclado possui um acionamento de teclas perfeito, onde equilibra um acionamento suave e uma resistência mínima requirida para um bom teclado físico. Além disso, é um teclado relativamente silencioso, o que também ajuda na hora de você trabalhar durante a madrugada e em locais silenciosos.

Talvez a grande ausência sentida no teclado do Dell Vostro V14T-5470-A50 é a da retro-iluminação, um recurso que aprendi a valorizar durante as madrugadas de trabalho. Mas é algo que é possível se conviver bem sem, ou até a próxima troca de computador (que acho que vai demorar um pouco).

 

Leitor Biométrico

O Dell Vostro V14T-5470-A50 possui um leitor biométrico padrão para reforçar os recursos de segurança de dados do usuário. O recurso funciona bem com o Windows 8.1, cumprindo o que promete. Com ele, você pode adicionar a leitura de sua digital como forma de login adicional ao sistema operacional, deixando o seu computador ainda mais seguro.

Antes da primeira utilização, foi necessária a instalação do driver da Fingerprint e do software Digital Persona. Os dois podem ser encontrados sem maiores dificuldades no próprio site da Dell, e sua instalação não requer muitos conhecimentos técnicos por parte do usuário.

O recurso requer uma certa dose de paciência para se tornar algo prático no dia a dia. A curva de aprendizado existe, mas com um pouco de jeito você consegue executar o movimento de desbloqueio da biometria sem maiores problemas. Nada que um pouco de treino não resolva. De qualquer forma, para os mais precavidos, é uma funcionalidade que vale a pena ser testada e acionada.

 

RAM e Armazenamento

Esse notebook da Dell conta com 8 GB de RAM, o que é suficiente para executar o Windows 8.1 sem maiores dificuldades. Porém, essa quantidade pode ser pouca para realizar tarefas mais pesadas (edição de áudio e vídeo) com maior performance. A má notícia nesse conjunto todo é que a memória não é expansível, ou seja, você não pode colocar um módulo adicional, ou trocar por uma memória com maior capacidade.

Mesmo assim, para a maioria dos usuários, é uma quantidade suficiente para trabalhar bem com o computador nas tarefas mais cotidianas. Talvez quando pensamos no perfil profissional de usuário, que conta com algumas necessidades mais específicas e com maior demanda de hardware, esses 8 GB podem ser um pouco limitantes. Por outro lado, combinando com os aspectos de mobilidade, não é algo que pode ser considerado um grande ponto de reclamação.

A tendência é que, após a atualização para o Windows 10 (que requer uma tabela de hardware ainda menos exigente para um bom funcionamento), o Dell Vostro 5470 entregará um desempenho ainda melhor.

Na parte de armazenamento, eu decidi remover o HD de 500 GB (a 5.400 RPM) e instalar uma SSD de 256 GB da Kingston. O motivo: o melhor desempenho possível, e uma maior segurança para os dados em um computador que será utilizado em diferentes locais. Mas os 500 GB originais do portátil são mais que suficientes para a maioria dos usuários. É espaço de sobra para os principais softwares e arquivos pessoais.

 

Bateria

A Dell decidiu implantar no Vostro V14T-5470-A50 um sistema de economia de bateria, que promete uma autonomia de até 6 horas de uso para o portátil. Isso de fato acontece, dependendo do tipo de atividade que você está realizando no produto.

As seis horas estão garantidas se você estiver realizando atividades normais e cotidianas no computador (produção de textos e planilhas, navegação na internet, redes sociais, etc). Se você utilizar o computador para tarefas mais pesadas (visualização de vídeos, jogos e downloads de arquivos de grande volume), essa autonomia é menor.

Porém, ao acionar esse modo de economia de energia da Dell, o desempenho do notebook é empobrecido consideravelmente. Mesmo para tarefas mais simples, o desempenho foi muito insatisfatório, o que faz com que essa solução não seja a melhor para quem procura uma produtividade maior. Quem sabe o recurso é útil para aqueles momentos de desespero, quando precisamos trabalhar e não encontramos uma tomada disponível para produzir aquele texto urgente.

Logo, o que resta é utilizar o notebook no modo de energia equilibrado o tempo todo, mesmo com o produto desconectado da tomada. Sua autonomia de uso é de aproximadamente três horas, o que é mais ou menos aquilo que eu já obtinha nos outros equipamentos. Não é o ideal, mas é o mais recomendado para esse produto. E levando em consideração os prós e contras, a sua bateria até que atende bem as necessidades de mobilidade.

Talvez por conta disso (também) é que o Vostro V14T-5470-A50 não pode ser considerado um ultrabook na prática. Além de contar com uma espessura um pouco maior, a sua bateria não possui uma autonomia que o qualifique como um ultraportátil, que tende a oferecer um tempo de uso maior longe da tomada.

 

Desempenho

O Dell Vostro V14T-5470-A50 tem um excelente desempenho na maior parte do tempo, ainda mais se o usuário instalar uma SSD no lugar do HD convencional. Li alguns relatos que a performance do produto com o HD também é boa, mas com o já esperado atraso na sua inicialização. Algo mais que esperado, se levarmos em conta as características e as diferenças dos dois componentes de hardware.

Durante o tempo que estou com o equipamento, posso dizer que, mesmo com uma quantidade de RAM menor do que o notebook que eu utilizava como principal, consigo realizar sem problemas as tarefas de edição de áudio e vídeo (para os podcasts e vídeo-reviews do blog), e garantir a mobilidade que tanto procurava em um produto desse porte. Entendo que boa parte dos usuários mais exigentes, que necessitam de um produto que ofereça um melhor desempenho e maior produtividade na sua rotina profissional, poderão encontrar no Dell Vostro 5470 um equipamento mais que interessante para as mais diferentes finalidades.

 

Mas nem tudo são flores…

O grande problema do Dell Vostro V14T-5470-A50 é o seu modem WiFi. Já havia sido alertado desse problema antes de receber o produto, e ele se confirmou quando os testes começaram. O modelo possui um model WiFi Intel Centrino, que teve um desempenho abaixo das expectativas. Em alguns casos, ele não era potente o suficiente para realizar uploads de arquivos com grandes volumes de dados, algo que é indispensável para o meu trabalho.

A solução encontrada foi trocar o módulo do WiFi por outro modelo – mesmo que fosse da Intel – para garantir um melhor desempenho. O que considero mais sério nessa questão é que vários usuários já reclamaram da mesma coisa nos fóruns de suporte da própria Dell, mas ao que parece, a empresa insiste em manter o mesmo item instalado, além de repetir a absurda orientação de ‘configure o roteador para que ele trabalhe fora do padrão N’. Como se fosse possível modificar o padrão dos roteadores de todos os locais onde precisamos trabalhar.

Além disso, alguns usuários também alegam que outro elemento que interfere no desempenho do WiFi desse equipamento é o conjunto de antenas nele instalado, o que faz algum sentido. Eu só consegui alcançar a velocidade máxima de transmissão de dados com esse equipamento quando eu estava trabalhando com ele no mesmo cômodo onde estava o roteador. No escritório onde normalmente produzo os blogs, alcancei no máximo a metade da velocidade.

Com os meus outros equipamentos (o antigo notebook da Samsung, e o ultrabook da Toshiba), isso não aconteceu. Ambos alcançam a máxima velocidade, independente do local onde é utilizado.

 

Conclusão

O notebook Dell Vostro V14T-5470-A50 é um excelente produto na sua construção, oferece um bom desempenho, e pode sim ser uma ferramenta de produtividade muito útil para profissionais que precisam de um pouco mais de performance nas suas atividades diárias. É um modelo com preço ‘premium’, e entrega esse aspecto em várias de suas características.

Talvez não possa ser considerado um top de linha por conta de algumas de suas características técnicas. Estamos diante de um modelo que não tem a última geração de processadores da Intel, e que conta apenas com 8 GB de RAM (poderia sim ter um módulo adicional). E o problema do modem WiFi é algo que considero sério demais para um produto que pode custar mais de R$ 3 mil em algumas versões.

Mas se você estiver ciente desses problemas, e precisa de um notebook leve e compacto para ser transportado no uso diário, saiba que ele pode ser um bom investimento sim. Porém, para a maioria dos usuários (principalmente aqueles que só querem um computador para redigir textos, produzir planilhas e outras tarefas de escritório mais simples), existem outros modelos que oferecem uma relação custo/benefício melhor. É claro que não oferecerão a mobilidade do Vostro 5470, mas aí cabe a cada usuário fazer a equação daquilo que mais necessita para desempenhar as suas tarefas.

19361979