Nokia_X3_touch-and-type

O review da vez do blog TargetHD é do celular Nokia X3-02, que é mais uma opção econômica para o mercado brasileiro de telefonia. O aparelho não se destaca apenas por um design diferenciado (com 4 linhas e 4 colunas de teclas), mas também por ser um dos primeiros telefones da Nokia a contar com teclas e tela de toque combinadas. Vamos conhecer os detalhes do aparelho, e passar nossas impressões na análise a seguir.

Logo de cara, quando se abre a embalagem do produto, encontramos o celular muito bem acondicionado, como é de praxe nos últimos lançamentos da Nokia.

No kit enviado para testes, temos o tradicional conector para rede elétrica universal, que todos os modelos novos da Nokia possui. Os fones de ouvido são os fones tradicionais, da versão mais simples, com botão de atendimento de chamadas e microfone integrado.

O manual de instruções do produto, que é bem reduzido. Para maiores informações sobre as especificações do aparelho, há uma versão do manual em PDF, que é mais completa.

O design do aparelho é simples, mas que pode agradar aos mais jovens, ou aqueles que querem uma maior praticidade para acessar as teclas do telefone. O modelo é relativamente pequeno, e é bem fino, ficando bem acondicionado no bolso durante o transporte.

Na parte superior, temos o alto-falante para chamadas. Pequeno, mas com boa qualidade de reprodução durante as chamadas. A sua tela touchscreen é de boas dimensões para visualização de recursos e aplicativos, mas é sofrível para visualização de páginas de internet. Mas vamos falar disso mais adiante.

Um dos grandes trunfos do Nokia X3-02 é o seu teclado. Suas teclas contam com um tamanho que torna a digitação confortável. Eles conseguiram colocar 16 teclas no telefone, deixando o aparelho um pouco mais largo, mas sem muito exagero no ganho de largura.

 

 

Na parte superior do aparelho, temos os botões de controle de volume, além do botão que bloqueia a tela e o teclado.

Na parte inferior (dos dois lados), temos as travas que seguram a tampa traseira do telefone. Nos testes feitos, constatamos que a trava é muito boa. Tão boa que chega a dificultar a remoção da tampa traseira, tornando o processo realmente estressante para quem não possui muita agilidade com esse tipo de proteção. Para os menos familiarizados, requer algum treino, ou evitar ficar removendo sempre a tampa do aparelho.

 

Na parte superior do telefone, outro bom destaque do Nokia X3-02, que é a sua câmera de 5 megapixels, que registra fotos com qualidade bem interessante, para um modelo com suas características.

 

Na parte superior do celular, você tem o conector para rede elétrica, o conector para cabo mini USB, e o conector para fones de ouvido.

A sua tampa é feita de metal, oferecendo uma maior sensação de segurança e resistência ao celular. Apesar do modelo contar com as duas travas que citamos acima, sua tampa possui as tradicionais linguetas de encaixe.

 

No lado esquerdo, temos o slot para chips SIM, para você utilizar a operadora da sua preferência. E, do lado direito, apesar do modelo não contar com nenhum slot oficial para cartões de memória microSD, ele usa um slot microSD integrado para armazenamento de arquivos. Uma alternativa interessante, pois economiza na espessura final (por não utilizar uma memória flash) e no valor final, pois o microSD é um pouco mais barato que o flash no preço. A pergunta que fica: será que, no futuro, algum usuário mais habilidoso vai ampliar a capacidade de armazenamento do X3-02 de forma não-oficial?

Uma das 4 interfaces do Nokia X3-02, que conta com Symbian S40. A performance do aparelho é boa, e segue os padrões da Nokia de facilitar ao máximo o acesso do usuário aos recursos do aparelho. Os usuários mais familiarizados com a interface da Nokia não terão dificuldades em utilizar o modelo, e aqueles que nunca mexeram em um celular da empresa (ou de qualquer outra) terão muito prazer ao utilizar o modelo.

 

Outro destaque do Nokia X3-02 é a sua conectividade WiFi. Poucos aparelhos com suas especificações e na sua margem de preço contam com o recurso de internet sem fio.

 

Observe que, no seu navegador nativo, a leitura das páginas web adaptadas para os dispositivos móveis é algo relativamente confortável, não oferecendo muitas dificuldades para leitura pelo tamanho das fontes.

Agora, vamos testar o YouTube no Nokia X3-02.

A interface do YouTube no Symbian S40 é mais simples, mas igualmente funcional. Levando em conta as restrições de hardware e software que o aparelho possui (se comparado aos modelos mais robustos), o desempenho do YouTube no X3-02 chega a ser surpreendente. Para reproduzir os vídeos do YouTube, o aparelho usa o player nativo do telefone, que possui as funções mais básicas para reproduzir vídeos.

O modelo pode reproduzir vídeos na orientação vertical (retrato) e na horizontal (paisagem). Abaixo, algumas imagens da reprodução dos vídeos do YouTube. O desempenho da reprodução de vídeos é bem satisfatória, levando em conta que estamos falando de um celular com Symbian S40.

Sua câmera funciona nas orientações vertical e horizontal definidas, ou seja, para tirar uma foto paisagem, precisa posicionar o telefone na posição horizontal. As fotos ficam boas o suficiente para serem enviadas nas redes sociais, ficando um pouco abaixo de outros modelos da Nokia na qualidade final das fotos. Abaixo, exemplos de fotos tiradas do aparelho.

O recurso de gravação de vídeos é bem eficiente. Apesar de contar com recursos simples, o X3-02 pode gravar vídeos de longa duração, e com qualidade de 640 x 480p, que é o suficiente para serem publicados no YouTube sem maiores problemas.

Outro destaque interessante do Nokia X3-02 é um widget para atalhos dos aplicativos mais importantes. Ali, você pode acessar facilmente serviços de e-mail, comunidades, WiFi, rádio, player multimídia e até o Opera Mini, que já vem pré-instalado no aparelho.

Quando o site não está preparado para os dispositivos mobile, a visualização das páginas no Nokia X3-02 fica assim. Ou seja, impossível. Logo, é necessário aplicar o zoom para visualização das informações de páginas.

A navegação no Opera Mini pelo Nokia X3-02 é satisfatória. É evidente que não se compara com a experiência de outros smartphones, por causa das dimensões de sua tela. Mas devemos ter consciência de que o recurso é mais um “quebra-galho” do que uma funcionalidade que pode lhe devolver produtividade.

Por fim, o Nokia X3-02 está APROVADO. É um aparelho que foi pensado para o uso básico de um celular, mas que oferece algumas funcionalidades extras, para quem quer o mínimo de conectividade e bons recursos multimídia. É um modelo que pode agradar em cheio o público mais jovem, pelo design, opção de cores e preço baixo.