nokia-lumia-620

Recebemos da assessoria de imprensa da Nokia Brasil um dos seus lançamentos no portfólio nacional para o primeiro semestre de 2013. Anunciado em janeiro, o Nokia Lumia 620 é um dos modelos mais básicos entre os lançamentos com o sistema operacional Windows Phone 8, e nesse review, passo as minhas impressões sobre o produto.

Muitos perguntam se existem muitas diferenças entre o Lumia 620 e os modelos mais completos (Lumia 820 e Lumia 920). Essas diferenças existem. Mas… será que são relevantes para a maioria dos usuários? E o Windows Phone 8? está muito diferente do Windows Phone 7.5? Vale a pena trocar o seu Windows Phone agora? E ele já pode competir com os smartphones Android da sua faixa de preço? Vou tentar responder essas e outras perguntas a partir de agora.

Antes de começar…

Uma das coisas que precisamos ter em mente antes de começar essa análise é que o Windows Phone ainda é um mundo muito diferente do Android e do iOS. Na verdade, os três sistemas são bem diferentes, mas quando falamos do sistema da Microsoft, essas distâncias se acentuam, não só por causa da biblioteca de aplicativos que é menor, mas também pelo próprio conceito do sistema em si. Enquanto iOS e Android se aproximam pelas similaridades conceituais, o Windows Phone apresenta algumas diferenças importantes, o que é algo positivo por não ser igual aos outros, e um tanto quanto desfavorável, por poder apresentar uma curva de aprendizado maior.

Logo, esse review não tem como objetivo principal mostrar se o Windows Phone é melhor que o Android ou o iOS. Ele tem como objetivo mostrar se ele é uma alternativa válida. Mais importante que isso: mostrar o Lumia 620 como produto, que é o foco principal do review. Logo, vou analisar o produto especificamente por isso, evitando comparações e similaridades. O produto pelo produto. É isso que pretendo fazer no review a seguir.

Características Físicas

DSC06327

O Nokia Lumia 620 é um smartphone bonito, com um design moderno. O modelo parece uma peça única de tecnologia, tentando passar a impressão que estamos com um produto sem nenhum tipo de encaixe de peças nas mãos. Como sua tampa traseira reveste as laterais do dispositivo, temos a impressão que o produto está todo montado em um único corpo. Enfim, um gadegt que se propõe a ser um produto com design integrado e combinado. Traduzindo: o smartphone é muito bonito.

DSC06338

Visão geral da lateral do smartphone. Não é um dispositivo com baixa espessura, o que não tira os méritos do produto. Em compensação o seu design é reto, sem curvas na parte traseira para integrar o sensor da câmera no design, ou outras soluções adotadas por outros fabricantes.

DSC06340

Reparem como o seu design é estrategicamente curvado nas extremidades, e que sua câmera fica um pouco para dentro de sua carcaça. Ou seja, se você repousar o Lumia 620 com a sua carcaça traseira sobre a mesa, com a tela para cima, as chances da lente da sua câmera riscar são bem menores.

DSC06342

Na parte superior do produto, temos o conector para fones de ouvido.

DSC06347

Na lateral superior direita, temos os botões para controles de volume e o botão de liga/desliga e bloqueio de tela.

DSC06351

Na lateral inferior direita, temos o botão de obturador da câmera. Esse botão também oferece o acionamento rápido do aplicativo de câmera, mesmo com a tela do dispositivo bloqueada. É bem vinda quando precisamos ligar a câmera rapidamente para um acontecimento repentino, mas pode trazer problemas se você usa uma calça mais apertada (o seu bolso pode acionar sozinho esse botão).

DSC06358

Na parte inferior do aparelho, o conector para o cabo USB, para recarga da bateria do dispositivo e comunicação com o PC para transferência de arquivos. Aliás, uma boa notícia do Windows Phone 8 é a não obrigatoriedade do aplicativo do Zune para gerenciamento de músicas, vídeos e fotos no aparelho. Para descarregar as fotos que tirei do Lumia 620 para o reivew, isso foi uma mão na roda.

DSC06359

Visão geral da parte traseira do Lumia 620. E não, eu não retirei esse adesivo, pelo simples motivo do smartphone não ser meu.

DSC06365

Na parte superior traseira, a câmera de 5 megapixels. É um dos pontos de maior destaque no Lumia 620, e é um dos focos da Nokia nessa primeira leva de produtos. Mais adiante, mostro os resultados dos testes feitos com a câmera, com o objetivo de descobrir se ela pode oferecer tudo o que a própria Nokia promete na qualidade final das fotos e nos recursos agregados.

DSC06367

Na parte inferior traseira, encontramos um poderoso alto-falante, que reproduz o som com alto volume e qualidade.

DSC06372

Visão geral da carcaça traseira do Lumia 62o. Como afirmei antes, essa carcaça se integra muito bem ao design, protegendo completamente o dispositivo. Não é o tipo de carcaça que pode sair fácil do dispositivo, e até a sua remoção é relativamente simples.

Porém, tem um problema: para remover a tampa traseira do telefone, você precisa posicionar o dedo na lente da câmera traseira, tal como indica a ilustração em anexo na própria carcaça do smartphone. E essa não foi uma boa escolha, na minha opinião. Afinal, as chances de ter uma lente de câmera engordurada aumentam, e eu não quero isso na hora de tirar fotos com o telefone.

DSC06375

Visão geral da parte interna do dispositivo, com a sua bateria…

DSC06377a

…e a área de acesso aos slots para chips SIM e cartão microSD.

DSC06380

O slot para chip SIM nada mais é do que uma discreta gavetinha, com uma lingueta que deve ser puxada para a inserção do chip. Prática para retirar, um pouco trabalhosa para colocar. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

DSC06389a

DSC06388

Visão geral da câmera traseira, com o flash LED, e do pequeno espaço para o plug conector dos fones de ouvido.

DSC06382

O conector em si fica na carcaça do smartphone. Ou seja, se der algum problema nesse plug, é só você comprar outra carcaça, e pronto. Problema resolvido.

Acessórios

DSC06408

O kit enviado pela Nokia Brasil para testes veio com os acessórios considerados padrão para esse tipo de produto. Começamos pelos fones de ouvido, que são fones do tipo padrão, com formato simples, com um áudio bom, mas que carece dos graves.

DSC06411

Para você se comunicar com outras pessoas com esses fones, eles acompanham um microfone integrado, mas sem botões para atendimento de chamadas.

DSC06421

Um tradicional carregador para rede elétrica, com conector USB…

DSC06423

…para ser funcional com o cabo USB, que também serve para se comunicar com o computador, para transferência de dados, como fotos, vídeos, musicas, etc. Uma boa notícia: durante os testes, não precisamos utilizar o Microsoft Zune para realizar o gerenciamento dos dados armazenados no Lumia 620.

DSC06428

Esse aqui é um grande amigo dos usuários iniciantes no mundo dos smartphones e do Windows Phone. Vale a pena uma boa leitura.

Tela

DSC06432

O Nokia Lumia 620 possui uma tela de 3.8 polegadas LCD ClearBlack, com 480 x 800 pixels de resolução, touchscreen capacitivo, sensor de ambiente e 16 milhões de cores. É uma tela brilhante, que exibe as cores de forma bem definida, com cores vivas. Durante os testes, foi prazeroso ver os conteúdos exibidos, desde os gráficos simples até os mais elaborados. Além disso, a sensibilidade da tela é excelente, o que é algo muito bem vindo para a interação com o próprio sistema operacional.

DSC06433

Outro detalhe importante é que os botões de controle (Voltar, Home e Pesquisar) são impressos no aparelho. São sensíveis ao toque, mas não ocupam a área de interação da tela. Ou seja, você vai ter as 3.8 polegadas para ver os seus conteúdos e interagir com os aplicativos, sem perda de tela pela impressão virtual desses botões.

DSC06438

Mesmo visto bem de perto, os gráficos são exibidos de forma muito bem feita, sem pixels aparentes nos gráficos. Aliás, o Windows Phone é um sistema minimalista, mas muito bem pensado nesse aspecto. E não estamos falando de uma tela com uma resolução elevada.

DSC06399

Sistema Operacional e Interface de Usuário

lumia620_001lumia620_004

Estamos diante do Windows Phone 8, a mais recente versão do sistema operacional móvel da Microsoft. Podemos dizer que essa é a primeira versão “pronta” do sistema, e nem falo isso por causa de suas funcionalidades, mas sim pelas possibilidades expandidas. Diferente de alguns preconceituosos, eu gosto muito da proposta do Windows Phone, mesmo que o sistema ainda não se apresente em pé de igualdade dos já consagrados iOS e Android.

lumia620_003lumia620_006

As Live Tiles e a proposta de apenas duas telas para acesso aos conteúdos do smartphone são os pontos que tornam o Windows Phone completamente diferente dos demais. Mesmo que você diga que no no Android você conte com duas telas essenciais para interagir com aplicativos, atalhos e widgets (no iOS é apenas uma tela), para os leigos, é mais simples você fazer um gesto com o dedo do que apresentar aquele pequeno ícone da Home no Android. É só fazer o teste com alguém que nunca chegou perto de um smartphone na vida. E é esse o público-alvo da Microsoft com esse projeto.

lumia620_084lumia620_085

O sistema reforça essa mensagem de simplicidade nos seus menus de opções. Não tem frescuras aqui: apenas textos. Sempre no esquema “para bom entendedor, meia palavra basta”. Ou para quem não entende muito bem, é só ler o que está escrito na tela, e tocar em cima da palavra.

lumia620_089lumia620_088

A tradicional tela de bloqueio segue a mesma, agora com novos recursos de notificação e interação com o usuário. Assim como o recurso para gerenciar os aplicativos ativos na seção.

lumia620_159lumia620_160

Sem falar que o sistema segue centralizando as suas atividades e dados, além das atividades dos seus amigos nas redes sociais. Por outro lado, infelizmente, o sistema de notificações do dispositivo segue deficitário, deixando de enviar notificações de atividades das principais redes sociais. Ou seja, para você ficar por dentro do que está acontecendo, vai ter que recorrer boa parte do tempo à tela do dispositivo. Notificações de forma ágil? Você não vê muito no Windows Phone 8.

lumia620_098lumia620_194

O teclado QWERTY virtual do Windows Phone segue muito bom. Talvez a tela de 3.8 polegadas não seja a mais confortável do mundo para a digitação, mas ao menos o teclado conta com uma boa precisão na orientação vertical.

lumia620_099

Dispensável dizer que, para quem tem polegares mais largos, é melhor utilizar o teclado virtual na posição horizontal. O sistema não está ajustado o tempo todo para essa orientação, mas nos principais aplicativos que exigem a interação de texto, esse formato de tela pode ser utilizado.

lumia620_179lumia620_181

O aplicativo de calendários segue o mesmo padrão minimalista do sistema. E não poderia ser diferente.

lumia620_180 lumia620_182

Aplicativos como Twitter e Facebook estão plenamente otimizados com a proposta da interface do sistema. Porém, oferecem as funções mais básicas de ambos. Os mais exigentes podem se incomodar com isso.

lumia620_192lumia620_190

lumia620_197lumia620_198

lumia620_174lumia620_175

O Carteira permite um melhor controle de quais cartões de crédito, programas de vantagens e cupons de desconto estão vinculados ao seu smartphone, associado ao número PIN e facilitando o processo de compra de conteúdos no dispositivo.

lumia620_178

Uma calculadora é sempre bem vinda, não é mesmo?

lumia620_162lumia620_163

O aplicativo Melhores Apps da Nokia é uma boa maneira do usuário descobrir novos aplicativos ou aqueles em destaque junto aos usuários. É uma área do smartphone que leva posteriormente à loja de aplicativos, para que você possa fazer o download em questão.

lumia620_170lumia620_172

O Nokia Care é mais uma forma do usuário obter dicas sobre o funcionamento do dispositivo, mostrando um passo a passo dos principais recursos, além de orientar em algumas funcionalidades específicas, como prolongar a vida útil da bateria, dicas para uma melhor foto, e obter as direções no Nokia Dirigir.

lumia620_031lumia620_034

Um dos recursos legais do Windows Phone é esse assistente de atividades por voz. Você usa o botão Home (com a logo do Windows Phone) pressionado por alguns segundos. O software vai pedir para você ditar o comando, ou chamar algum aplicativo. Então, o o recurso, função ou aplicativo é iniciado.

lumia620_129lumia620_130

E, é claro, o Microsoft Office, que já vem pré-instalado no smartphone. A melhor coisa de contar com um Office no smartphone é ter a certeza que você poderá abrir e editar os documentos no mesmo formato que eles estão disponíveis no seu computador. Mais: para quem usa o SkyDrive, pode sincronizar esses mesmos documentos depois de editados. Mais ainda: se você usa o Office 365, o uso sincronizado é ainda mais eficiente.

Lembrando que o Office no Windows Phone conta com, pelo menos, os três aplicativos essenciais do Office…

lumia620_133

…o Microsoft Word…

lumia620_136

…o Microsoft PowerPoint…

lumia620_146

…e o Microsoft Excel.

Qualidade de Áudio e Chamadas

DSC06369

Aqui está um dos pontos fortes do Nokia Lumia 620. O áudio do smartphone é muito bom, principalmente por esse alto-falante traseiro, que reproduz um som potente o suficiente para que ele seja audível mesmo em ambientes barulhentos. É claro que não dá para esperar desse alto-falante uma boa reprodução de graves, mas pelo menos você vai claramente ouvir o seu celular tocando no meio do show do Metallica, ou durante o clássico XV de Piracicaba X Mirassol.

No caso dos fones de ouvido, apesar de achar esses fones relativamente simples, eles oferecem um bom volume de som. Mas recomendo que você utilize o fone de sua preferência, principalmente pelo fato dos fones da Nokia não contarem com um botão de controle de atendimento de chamadas.

lumia620_090lumia620_091

Por falar em chamadas, a boa qualidade de áudio se repete durante as comunicações por voz. Consegui compreender de forma perfeita o interlocutor do outro lado da linha, mesmo no meio da rua, assim como fui plenamente compreendido em todos os testes de chamadas. É uma pena que a qualidade da chamada varia mais por causa da baixa qualidade do sinal da operadora do que pela qualidade de captação do sinal do smartphone. De qualquer forma, nesse aspecto, acredito que você não terá problemas. Esse é um ponto que a Nokia acertou na maioria dos telefones que lançou.

Internet

lumia620_012lumia620_010

Aqui está um item com perspectivas diferentes. Para redes sociais, o Nokia Lumia 620 (e o Windows Phone 8) possui boas opções, com aplicativos que se integram bem à sua interface. Porém, como já disse antes nesse review, o WinPho8 ainda peca nas notificações. Durante os testes, foram inúmeras as vezes que recebi as menções no Twitter ou atividades no Facebook em todos os demais dispositivos. Menos no Lumia 620. E isso, mesmo com o recurso de economia de bateria desligado.

lumia620_037

Por outro lado, o Internet Explorer está excelente no Windows Phone. Acesso rápido, sem apresentar as incompatibilidades de códigos já vistas em outras versões do navegador (quem tem blog ou site sabe o que é isso, principalmente quando precisa trabalhar com programação de temas). Acredite se quiser, o Internet Explorer pode fazer a sua alegria, atendendo as suas necessidades durante a navegação na web com o Lumia 620.

lumia620_036lumia620_035

O bom desempenho do Internet Explorer (e dos demais recursos conectados) recebe a ajuda de um smartphone que consegue se conectar bem na web, seja na conectividade Wi-Fi (que funciona bem mesmo em ambientes com restrições físicas, como paredes entre o local do roteador) como com o 3G, que também se apresentou eficiente. No caso das conexões móveis, mais uma vez lembramos que os resultados podem variar, de acordo com a região onde você vive, e a qualidade de sinal de sua operadora.

lumia620_246

O Bing é outro recurso que oferece alguns benefícios para buscas rápidas. Estamos mais acostumados com o uso do Google no nosso dia a dia, mas se é para uma situação mais emergencial, onde abrir o navegador pode significar uma perda de tempo para você, o Bing sempre estará ao seu dispor, através do ícone Pesquisar (em forma de lupa).

GPS

lumia620_068lumia620_069

O Nokia Lumia 620 conta com uma série de recursos e aplicativos que trabalham em conjunto com o GPS, agregando valor ao smartphone. Começamos pelo HERE Mapas, se se apresenta como uma interessante opção para localização. Com uma aparência visual simples e recursos de simples acesso, pode substituir sem maiores problemas o Google Mapas. Até porque, visualmente, eles estão muito muito semelhantes.

lumia620_070lumia620_072

Lembrando que, se você assim desejar ou necessitar, você pode fazer o download dos mapas no smartphone, economizando assim o seu pacote de dados da operadora móvel.

lumia620_053lumia620_060

Já o HERE Drive é o programa que fará as vezes de navegador GPS do smartphone. Mesmo em estágio Beta (e aqui eles colocam isso como “pro forma”, com a justificativa que o recurso sempre estará em desenvolvimento), o aplicativo funcionou muito bem durante os testes, com informações até relevantes sobre o trajeto, como velocidade média em tempo real (isso foi comprovado na prática) distância para a próxima instrução do trajeto, e horário estimado de chegada ao trajeto.

lumia620_064

Outro item que facilita a vida do motorista no uso do Nokia Here é a visualização dos gráficos do mapa em 2D ou 3D.

lumia620_066

Sem falar que se você posicionar o smartphone em uma orientação horizontal, você tem um autêntico e funcional aparelho de GPS.

Sobre a sua performance em campo, o GPS do Nokia Lumia 620 não faz feio. Consegue obter a sua localização com rapidez e boa qualidade, mas em ambientes externos. Em estruturas prediais ou locais onde a qualidade de sinal se mostra ineficiente, não adianta tentar utilizar o GPS, pois os resultados não serão muito satisfatórios.

lumia620_049lumia620_048

Mas um dos recursos mais legais é o Nokia Lente, que eu nem achava que fosse funcionar tão bem aqui no interior de São Paulo (Araçatuba). O conceito do Nokia Lente é simples: com a ajuda do GPS e do aplicativo de câmera, ele pode localizar pontos de interesses em diferentes categorias, para que você localize de forma mais prática, rápida e intuitiva alguma loja, restaurante, hospital, supermercado e outros estabelecimentos.

lumia620_050

O leque de opções oferecido pelo aplicativo consegue cobrir relativamente os itens mais procurados pelos usuários. Talvez esteja aqui faltando itens como hospitais, escolas, delegacias de polícia e estabelecimentos públicos, mas acredito que tais itens serão adicionados com as futuras atualizações do aplicativo.

lumia620_045

Na tela do seu smartphone, o resultado é mais ou menos esse. Tocou em uma das indicações, o sistema automaticamente te dá as coordenadas para chegar até lá.

Câmera

lumia620_076

A Nokia aposta muito na câmera presente nessa nova linha de dispositivos Lumia. Ao mesmo tempo, esse é um dos pontos onde as diferenças ente os novos modelos fica mais evidente. No Nokia Lumia 620, por exemplo, temos uma câmera de 5 megapixels, com recursos como foco automático, foco via toque na tela, lentes Carl Zeiss, zoom digital de 4x, recurso de geotagging, flash LED e gravação de vídeos em HD (720p). Para um modelo de linha média, até que é muita coisa.

Na prática, esse conjunto todo de características são suficientes para dizer que a câmera do Lumia 620 é uma boa câmera. É competente para tirar boas fotos durante o dia, mas mostra algumas deficiências em ambientes com baixa luminosidade. Primeiro, as fotos em perfeitas condições, em um dia de sol forte e céu aberto.

CameraLumia620_002 CameraLumia620_004 CameraLumia620_006

Como podem ver, em ambientes com luz natural, as fotos registradas pela câmera do Lumia 620 ficam perfeitas, e você não vai ter problemas nesse aspecto. Porém, as fotos em ambientes pouco iluminados deixaram um pouco a desejar.

CameraLumia620_010 CameraLumia620_011 CameraLumia620_014

Não estou aqui afirmando que as fotos ficam ruins. O resultado é bom o suficiente para que você compartilhe essas fotos nas redes sociais, sem maiores problemas. Porém, é possível perceber uma boa dose de granulação nas imagens registradas em ambientes com luz artificial. Mas se você pode conviver com isso, não vai ser um problema.

CameraLumia620_016

Acima, você vê o resultado de uma foto tirada em um ambiente totalmente escuro, com a ajuda do flash LED.

lumia620_235

Em compensação, o Nokia Lumia 620 já conta com o recurso de Foto Inteligente da Nokia. Com ele, você aumenta as chances de obter uma foto perfeita, já que o recurso nada mais é que um assistente para captação de imagens em foto sequência.

lumia620_236

Primeiro, o aplicativo pede para que você segure firmemente o smartphone, para estabilizar a imagem a ser fotografada.

lumia620_237

Depois, quando você tocar na tela, a câmera automaticamente vai registrar uma sequência de fotos da cena…

lumia620_238

Para que depois você possa escolher a melhor foto, e apenas a melhor foto. Uma vez feita a sua escolha, as demais imagens são automaticamente descartadas.

lumia620_239

Sem falar que você ainda pode compartilhar a foto salva com os amigos, nas redes sociais ou contatos salvos no smartphone.

lumia620_077

A câmera traseira consegue captar vídeos em HD (720p) em .mp4 de forma competente, com razoável qualidade de áudio. Talvez ainda fosse necessário um estabilizador de imagem mais eficiente, porém, a maioria dos usuários não devem se incomodar com isso. Para filmagens casuais, é uma câmera que pode atender bem as necessidades.

lumia620_073

Já a câmera frontal possui apenas 0.3 MP de resolução, e também pode gravar vídeos a 480p. É mais pensada na comunicação em videochamadas ou aplicativos específicos, como o Skype. Logo, não podemos pedir muito dessa câmera. É compreensível que a resolução e qualidade fiquem mesmo um pouco abaixo. A boa notícia é que esse abaixo não é tão abaixo assim.

CameraLumia620_023

Essa é a qualidade final de uma foto registrada com a câmera frontal do Lumia 620.

No vídeo review (no final desse post), você poderá conferir uma demonstração do modo de gravação de vídeo das duas câmeras presentes no smartphone.

Games

lumia620_101lumia620_100

A oferta de jogos ainda não é tão farta quanto os seus concorrentes (aliás, a oferta de aplicativos para Windows Phone ainda é muito menor do que aquela que encontramos para iOS e Android), logo, testamos os jogos mais casuais, com o objetivo de obter uma amostra do desempenho geral do smartphone utilizando esse tipo de aplicativo. Antes, vale a pena destacar a integração dos recursos do ecossistema Xbox, que mostra conquistas, personalização de avatares, entre outros elementos.

lumia620_026lumia620_028

Jogos que dependem de uma boa sensibilidade de toque na tela, como Cut the Rope e Fruit Ninja se saem bem. Como o Lumia 620 possui uma tela com ótima sensibilidade ao toque, a jogabilidade é automaticamente beneficiada nesses títulos.

lumia620_021

lumia620_024

lumia620_103

Angry Birds também não enfrentou maiores problemas para executar no Windows Phone, com sua versão sendo idêntica em relação aos outros sistemas móveis.

lumia620_107

A loja de jogos para Windows Phone ainda carece de jogos mais complexos. A Microsoft anuncia a chegada de Halo Waypoint para o mês de maio, e o jogo não estava disponível para mim durante o período de testes do smartphone. De qualquer forma, com o conjunto de hardware que o produto possui, acredito que ele não terá maiores dificuldades quando esses jogos mais completos começarem a chegar. Do pouco que consegui testar nesse aspecto, o Lumia 620 se sai bem.

Multimídia

lumia620_114lumia620_115

Os recursos de multimídia presentes no Nokia Lumia 620 estão bem interessantes, atendendo bem as necessidades da maioria dos usuários. Seguindo a tendência visual simples, o Nokia Música consegue agregar as principais funcionalidades para aqueles que querem ouvir as faixas armazenadas no smartphone, além de buscar novas músicas na loja musical do dispositivo.

lumia620_116lumia620_119

Se por um lado o Nokia Música agrega todos os recursos necessários para você ouvir suas músicas preferidas, por outro lado, um ponto bem negativo da Loja Nokia são os preços adotados para os conteúdos musicais. As faixas custam em média R$ 2,50, e os álbuns completos estão com um preço médio sugerido de R$ 25,00. São valores que considero um pouco salgado para aquisição de músicas em formato digital.

lumia620_097lumia620_118

De qualquer forma, a plataforma pode ainda oferecer sugestões de músicas de diferentes gêneros. No recurso Mix Radio, você pode ouvir músicas em categorias segmentadas e regionalizadas para o público brasileiro. É uma forma bem prática de conhecer novos artistas, pois se você gostou de uma música, você tem todas as informações do artista, e pode adquirir a música ou o álbum na hora.

lumia620_120lumia620_125

O player musical do Windows Phone é bem simples e objetivo (não poderia esperar algo diferente). Basicamente, você tem as funções de avançar e retroceder faixas, além do play/stop, reprodução contínua ou aleatória, e modo repeat. O controle de volume é feito pelos botões laterais do dispositivo. E é isso.

lumia620_127lumia620_123

Você pode controlar as funções do player de música mesmo com a tela do smartphone bloqueada.

lumia620_154

O player de vídeo nativo segue os mesmos padrões do player musical: é bem simples. É mais um player nativo de smartphone que não é capaz de identificar arquivos de legendas na mesma pasta do arquivo de vídeo. Esse vídeo foi reproduzido no formato .mp4. Ao testar o arquivo no formato .avi em 720p, o vídeo sequer foi identificado pelo player nativo.

lumia620_158

De qualquer forma, o vídeo em .mp4 rodou sem maiores problemas no player do Lumia 620. Não travou, não engasgou, e rodou de forma bem fluída na maior parte do tempo. Não identifiquei maiores dificuldades na hora de reproduzir vídeos.

Benchmarks

lumia620_205lumia620_211

Utilizei nos testes dois softwares para testes de benchmarks. Um deles já é muito conhecido de todos, o AnTuTu. O segundo é o MultiBench 2, que recebeu boas qualificações dos demais usuários da loja, e conseguiu mostrar um comparativo desse modelo com outros smartphones com Windows Phone já lançados. Vamos aos resultados.

lumia620_205lumia620_210

O AnTuTu para Windows Phone é bem simples. Ele só faz a medição dos recursos de hardware do dispositivo, indicando a sua pontuação total. Ele não faz um comparativo com outros dispositivos como a versão do Android. Por isso, um segundo software de benchmark foi necessário para um efetivo comparativo, e principalmente, para estimar (na teoria) o quão o Lumia 620 é superior em relação aos modelos Lumia da geração anterior (com Windows Phone 7.5).

lumia620_221

E é isso que o MultiBench 2 é capz de fazer. Com gráficos em forma de barra, podemos ter uma ideia de que, mesmo sendo um modelo intermediário, o Lumia 620 consegue ser melhor do que smartphones que eram considerados top de linha na geração anterior do Windows Phone, como o Lumia 800 e o Lumia 900. Acima, você vê o comparativo de performance de CPU, que é um Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1 GHz. Não poderia ser diferente: muito melhor que os seus concorrentes da geração anterior.

lumia620_226

Na sequência, a estimativa de armazenamento. Lembrando: o Nokia Lumia 620 conta com 8 GB de armazenamento nativo (7.23 GB livres para o usuário), expansíveis via slot para cartões microSD de até 64 GB.

lumia620_223

No quesito memória, as coisas se nivelam. O Lumia 620 conta com apenas 512 MB de RAM, mas nos testes, isso não prejudicou em um desempenho fluído para o sistema e/ou aplicativos executados. Aliás, essa é uma ótima virtude do Windows Phone: o desempenho e experiência de uso do sistema são muito similares, mesmo em dispositivos com especificações de hardware bem diferentes.

lumia620_224

Nas propriedades gráficas, mais uma vez a vantagem do Lumia 620 é notória.

lumia620_216lumia620_214

Bateria

lumia620_165lumia620_167

Com tantos recursos disponíveis, era esperado que o Nokia Lumia 620 fosse um devorador de bateria. Não é bem assim. Em um uso regular (e-mails, jogos, música, internet, redes sociais, WiFi ou 3G – todos eles em um uso eventual), o smartphone sobreviveu sem maiores problemas a um dia inteiro de trabalho. Com um uso mais exigente (principalmente com um maior tempo de reprodução de vídeos), o consumo de bateria foi bem maior.

Não cheguei a apurar com exatidão as 61 horas prometidas para autonomia de reprodução musical, mas posso dizer que é o tipo de smartphone que, por ser pensado (também) nos amantes da música, o Lumia 620 é uma das escolhas a se considerar. Mesmo ouvindo músicas um dia inteiro, ele não compromete muito o consumo de bateria. Na verdade, mais uma vez lembro que a performance do smartphone nesse aspecto também está associado à qualidade de sinal de sua operadora na sua região.

Desempenho

lumia620_144lumia620_139

O conjunto geral do Nokia Lumia 620 é muito bom. Como já disse antes, a proposta da Microsoft em oferecer o mesmo desempenho em dispositivos com diferentes características de hardware é uma ótima pedida, e torna um produto com especificações teoricamente mais simples mais funcional e competitivo para diferentes atividades. No conjunto geral, o Lumia 620 me agradou muito nesse aspecto. É um smartphone que até mesmo os mais exigentes podem considerar como uma segunda opção. Ou para os geeks mais apaixonados como eu, pode optá-lo para ser um segundo smartphone, pela proposta de ser um sistema operacional móvel diferente, em um dispositivo bonito e bem funcional.

Conclusão

DSC06328

O Nokia Lumia 620 está APROVADO. Como smartphone (independente do seu sistema operacional), ele é um ótimo smartphone, que vai atender de forma plena todas as necessidades mais básicas da maioria dos usuários. Talvez o grande calcanhar de aquiles seja mesmo a oferta de aplicativos, que é limitada ainda (apesar do Windows Phone já contar com 40 dos 50 aplicativos mais procurados pelos usuários).

É justo compará-lo com o Android ou iOS? NÃO! São conceitos muito diferentes, e eu não vou cair nessa armadilha de me atrever a dizer que o Windows Phone é melhor ou pior que os seus concorrentes. Vou dizer que ele é diferente, e essa é a graça da coisa. Do meu gosto, teria um aparelho de cada sistema, justamente pela graça de não cair na mesmice. O melhor sistema é aquele que você se sente mais confortável, onde você consegue produzir mais e aproveitar melhor todos os recursos. Simples assim.

Quem deve comprar? Aqueles usuários que não querem pagar muito caro em um bom smartphone (sem ligar para qual sistema vai usar) e para aqueles que não querem pagar tão caro por um aparelho com Windows Phone. Nessa linha Lumia 2013, mais do que as diferenças de especificações técnicas, você paga a mais efetivamente pelos recursos avançados que os modelos de numeração maior oferecem. Se você entende que não precisa desses recursos todos, você pode escolher o Lumia 620 sem maiores problemas.

Review em Vídeo