Começa agora a parte 02 do review do smartphone Nokia E72. aqui, vamos mostrar as características físicas do aparelho, além de detalhes, como conectores, slots para cartões de memória, entre outros.

Logo de cara, já mostro o que deve ser o grande diferencial de todo smartphone corporativo: o seu teclado QWERTY. Suas teclas são levemente saltadas, o que facilita a digitação. Por incrível que pareça, você tem todas as teclas, acentos e caracteres necessários para uma digitação básica, permitindo que você possa digitar desde e-mails até posts completos. Obviamente, o pessoal que está acostumado ao sistema T9 vai estranhar um pouco o teclado, mas tiro pelo meu caso: fiquei 15 dias com o aparelho, e ao final dos testes, já estava digitando com facilidade neste teclado.

Ou seja, treinar alguns minutos por dia não custa nada. Além disso, para quem tem polegares grandes, não precisa se preocupar: o teclado facilita a missão. Ah, e para aqueles que querem comparação com os teclados dos aparelhos genéricos “made in China”, digo logo: não é a mesma coisa. Você sofre mais com os genéricos para digitar.

Sua tela é grande, com ótima resolução (quando ligado, obviamente) e, como vocês podem ver, serve até de espelho para alguns mais vaidosos. No canto superior direito, você tem um sensor de luminosidade e a câmera frontal para vídeo chamadas.

Outra mudança importante é que o seu conector de fone de ouvido está na parte superior do aparelho, o que ajuda a manter a vida útil dos fones. Além disso, você encontra o botão de liga/desliga do aparelho.

O aparelho é mais fino do que você possa imaginar. Obviamente, é menos espesso do que aparelhos com QWERTY slide e, por isso, ele fica bem acomodado no bolso da calça ou do paletó. Ou seja, o aparelho não vai te trazer muitos problemas no seu dia-a-dia em termos de locomoção.

Na lateral esquerda, você encontra o conector para porta mini USB e o slot para cartão microSD.

Na lateral direita, você encontra os botões de controle de volume de chamadas e player multimídia, além de controle de zoom da câmera digital. O botão do meio é do serviço de comando de voz.

A parte traseira do aparelho é em tons metálicos, acompanhando a tendência sóbria que o aparelho traz. Obviamente, esta tampa metálica é um imã para marcas de dedo (e é mais um motivo para você usar a flanelinha que citei na parte 01 do review).

Visão da câmera de 5 MP, com o flash em LED, que também serve como lanterna, utilizando a barra de espaço do teclado do smartphone.

Na parte inferior do aparelho, temos a entrada para carregador de bateria.

Um dos detalhes bacanas do Nokia E72 é esta trava para a tampa metálica. Em outros aparelhos, me incomoda um pouco o fato da tampa ser de plástico, com presilhas que podem se quebrar com facilidade. Aqui, por sua vez, a resistência e segurança são muito maiores. Não sei se é porque o aparelho é voltado para o usuário corporativo, mas neste aspecto, ele vale quanto custa.

Deslizando a presilha na lateral, solta-se a tampa protetora da bateria. Tenha unhas para isso (ou algum objeto para facilitar a missão).

Tirando a tampa…

Bateria do aparelho, que tem uma boa autonomia. Aguentou bem os testes mais variados (dois dias completos e mais um pouco, com 3G ligado e GPS em uso moderado, e quatro dias completos em GPRS, sem GPS e usando o WiFi e player musical).

Visão interna do aparelho, sem bateria.

O slot da bateria, novamente, é no modelo de “gaveta”, que considero o mais adequado para aparelhos GSM.

Por fim, os slots de cartão de memória e micro USB sem as tampas protetoras. Mais uma vez, ter unhas para liberar estes slots será necessário.

Chega ao fim a parte 02 do review do Smartphone Nokia E72. Fiquem ligados! Ainda hoje, aqui no TargetHD.net, você confere o produto em funcionamento e vídeos feitos do produto.

Você pode comprar o Nokia E72 aqui, no TargetHD.net, parcelando em até 12x sem juros!

Clique aqui (ou na imagem abaixo) para mais detalhes.

Veja também:

Review Nokia E72 – Parte 01 – Detalhes Físicos do Aparelho
Review Nokia E72 – Parte 03 – Seu Funcionamento e Conclusão Final
Review Nokia E72 – Parte 04 – Review em Vídeo