nokia-e71

Mais um review para o blog TargetHD. Dessa vez, resolvi testar um clássico da Nokia, o Nokia E71. Por muitas vezes disse que o melhor da Nokia (e do Symbian) está nesta série, e após o teste, pude comprovar isso. Adquiri o aparelho em janeiro de 2011, uma vez que era o meu objeto de desejo há muito tempo. E não me arrependi pela espera. Muita gente já conhece o aparelho, mas os novos compradores não. Logo, vão minhas impressões sobre o produto.

IMG_0142

A caixa do produto é o que se pode chamar de “tradicional”. Hoje, a Nokia investe em caixas mais finas, e com o menor uso de papel possível.

IMG_0143

A parte interna da caixa do aparelho é bem feita, deixa tudo muito bem acondicionado. Um detalhe que vale registrar: essa capa de couro que vocês estão vendo, protegendo o aparelho, você só vai encontrar na parte interna da caixa do aparelho. Coloquei a capa no aparelho neste ponto apenas para efeito ilustrativo.

IMG_0146

Ou seja, na prática, quando você receber o aparelho, ao abrir a caixa, vai dar de cara com o smartphone.

IMG_0149

Logo vemos que o E71 tem linhas sóbrias e corporativas. É um aparelho bonito, que consegue se destacar mesmo sem ser chamativo. Mas falaremos de suas características físicas daqui a pouco.

IMG_0153

Os demais itens da caixa. O carregador, que é o mesmo das séries de produtos mais recentes da Nokia. Logo, sem novidades.

IMG_0157 IMG_0160

O cabo de dados USB, que vem com a agradável presilha plástica, que também é uma característica dessa série de produtos.

IMG_0164 IMG_0165

Os fones de ouvido, que possuem uma qualidade de som inferior aos novos fones (se comparado ao fone do N8 então, fica uma diferença absurda), mas funcionam bem para quem precisa atender uma ligação em trânsito.

IMG_0169 IMG_0171

Um fone Bluetooth, que vem bem a calhar para aqueles que querem uma maior liberdade de comunicação…

IMG_0174
… e o manual de instruções do aparelho, com CDs e certificados de garantia.

 

Vamos falar agora do smartphone em si, e conhecer os seus detalhes físicos.

IMG_0176

O Nokia E71, além de ser bonito e elegante, ele tem um bom agarre. Fica fácil segurar o produto nas mãos, sem ter o receio de que ele vai escorregar ou cair a qualquer momento. Muita gente se sente atraído por esse tipo de smartphone logo de cara. E quando descobrem seus recursos técnicos, ficam mais convencidos que esse tipo de smartphone corporativo é uma excelente escolha.

IMG_0178

É um aparelho fino, que não cria volume em seu bolso, facilitando o seu uso no dia-a-dia, além de ser discreto a ponto de não perceberem que você está com ele, independente do vestuário. Aqui, você vê a imagem da lateral esquerda do aparelho, onde temos o conector de fone de ouvido, os botões de controle de volume, e a tecla para o comando de voz do aparelho.

IMG_0180

Na parte traseira, temos a câmera do aparelho, que é de 3 megapixels, com flash LED. Não espere fotos muito boas dessa câmera. Pense que aqui você vai ter fotos boas o suficiente para publicar nas redes sociais que você usa, mas nada que possa produzir bons resultados para impressão. Outro detalhe a ser observado é a sua tampa de proteção de bateria e slot para chip SIM, que é metálica.

Alguns usuários reclamaram que o aparelho esquenta muito por causa dessa tampa. Não observei isso nos testes que fiz, mas uma coisa fica evidente: a tampa é um imã para marcas de dedo. Logo, fica sempre o registro de você adquirir um case para proteger o smartphone, se não quiser ficar com este inconveniente.

IMG_0181

Na outra lateral, temos o slot para cartões microSD e o conector micro USB, para transmissão de dados, além do receptor Bluetooth do aparelho.

IMG_0184

Aqui vemos a câmera mais de perto, além da tampa traseira em detalhes.

IMG_0186

Na parte superior, temos o alto-falante do produto, e o botão de liga/desliga. Gostei da posição dos falantes, pois deixa os toques e o viva-voz do aparelho mais alto e claro. Na parte inferior, você tem o slot para conectar o carregador de baterias. O Nokia E71 não carrega sua bateria via USB, logo, se prepare para levar o carregador para qualquer lugar.

IMG_0192

Um dos grandes trunfos do Nokia E71 é o seu teclado. Pode parecer que suas teclas são pequenas, mas não são. Elas são do tamanho ideal para oferecer uma digitação ágil e confortável, tendo uma boa resistência para digitação, e todas saltadas com uma pequena curvatura para auxiliar no seu acesso. Eu tenho dedos grandes, e consigo digitar muito bem nesse teclado, e acredito que qualquer pessoa, com um pouco de treino, consiga ter uma boa digitação no produto.

IMG_0194

Na parte inferior do smartphone, temos duas travas laterais. Ao pressioná-las a tampa metálica do aparelho é liberada, oferecendo o acesso à bateria e slot para chip sim.

IMG_0195

Desse modo, você libera a tampa da bateria com muita facilidade, evitando inconvenientes (como quebras) e desgastes de peças.

IMG_0197

Outro grande trunfo do Nokia E71 é a sua bateria. Poucos smartphones do mercado possuem uma autonomia tão boa, levando em conta todos os recursos que ele tem. Deixando o seu 3G ligado o tempo todo, utilizando a internet durante algumas horas, ouvindo música por algum tempo, consultando agenda de compromissos e contatos, ele possui autonomia de bateria de, pelo menos, dois dias completos. Se o usuário desligar o 3G, ou usar o aparelho de forma mais moderada, ele pode funcionar por três dias sem precisar de recarga.

IMG_0200

O slot para o cartão microSD possui uma proteção de borracha, o que para alguns pode ser um incômodo, tanto para ter o acesso, quanto porque, em algumas situações, ele fica soltando. Muitos usuários que conheço já removeram essas borrachinhas há tempos, deixando o slot sem proteção, o que não interfere no seu uso, uma vez que para liberar o cartão você precisa de, pelo menos, um clips (ou chave, ou caneta) para liberar o mesmo.

IMG_0209

A versão do Symbian do Nokia E71 é a S60 3rd Edition, que funciona com excelente estabilidade e velocidade. Uma das versões mais ajustadas do sistema operacional móvel para esse tipo de produto, que possui uma boa gama de aplicativos complementares, ainda mais com a abertura da Ovi Store para aplicativos pagos.

IMG_0213

A disposição dos menus do aparelho é simples e direta. Os usuários já acostumados aos aparelhos da Nokia não terão dificuldades para identificar os itens instalados no aparelho, e navegar pelas telas do mesmo. Usuários que nunca trabalharam com telefones inteligentes poderão lidar com as funções básicas do aparelho em poucos minutos de uso.

IMG_0211

Seu sistema de agenda de compromissos e contatos é bem completo. O usuário tem um vasto número de opções de itens a serem cadastrados, sendo assim uma excelente ferramenta corporativa.

IMG_0216

Seu player musical é simples, porém funcional. Existem programas mais completos (e gratuitos) para reprodução de música, que podem ser facilmente encontrados pela internet.

IMG_0222

Por fim, o Nokia E71 está APROVADO. Mesmo sendo um smartphone que já está no mercado a algum tempo, ele é uma excelente alternativa de smartphone para os usuários corporativos, ou para aqueles que gostam de ficar mais tempo nas redes sociais. O seu preço é relativamente competitivo, e a base de aplicativos funcionais para o aparelho o tornam um produto bem completo.