nokia-6120c

Mais um review aqui no blog. Desta vez, temos o review do celular Nokia 6120c. Ele foi meu fiel companheiro de jornada nos últimos 4 meses, armazenando contatos e compromissos, registrando fotos e vídeos dos eventos que participei e outros reviews, e até gravando um podcast inteiro. E com a chegada do Nokia E51, ele foi passado adiante. Mas antes, trago aqui minhas impressões sobre este aparelho.

O aparelho que peguei já era um aparelho usado (pois sou ainda um blogueiro pobre, ou não abastado de posses), por isso, veio com alguns pontos de desgaste. Mas, antes de comprá-lo, já havia visto ele em lojas de departamentos de minha cidade. E ele já tinha me chamado a atenção, pelo seu formato barra, por suas linhas retangulares, por ser discreto, elegante, e cheio de recursos novos e interessantes (pelo menos para mim, uma vez que era meu primeiro smartphone). Por isso, na hora da compra, não fiquei com muitas dúvidas em qual aparelho escolher. Bom, tem uma versão mais nova do que ele, o Nokia 3120c, mas com um desenho diferente e alguns poucos detalhes diferenciados.

É um aparelho que você pode deixar em cima da mesa de um restaurante, ou manuseá-lo sem problemas na rua, que outras pessoas não vão saber que você está mexendo com um aparelho que tem recursos avançados e que vale um preço mais caro do que os aparelhos mais básicos do mercado.

Nas suas laterais, ele possui botões de controle de volume, para o player de música, e um botão dedicado à câmera, onde você pode ativá-la de forma rápida, e disparar a foto, como uma câmera fotográfica. Aqui, dois destaques: quando se vê nas fotos, ele parece ser mais grosso do que vemos, mas ele é de um tamanho aceitável para se levar no bolso da calça. Para quem sempre teve celular mais fino, pode estranhar um pouco no começo, mas verá que sua espessura tem uma vantagem: ele é mais prático para segurar para escrever um SMS e Twitter. Outra coisa: bloquear o teclado neste aparelho se torna quase fundamental, pois como o botão de ativação da câmera é um pouco mais saliente, facilmente a câmera acaba sendo acionada, e isso pode lhe trazer problemas.

Ele possui sistema operacional Symbian S60 V.9.2, que é o Symbian padrão na maioria dos smartphones da Nokia (pelo menos até a geração N95). Alguns outros aparelhos intermediários possuem algumas variações, com pequenas diferenças. Neste aparelho, ele se tornou muito competente e prático, principalmente se usado em conjunto com o Nokia PC Suite (pois, acreditem, backup para um aparelho desses é fundamental. Você não vai querer perder seus dados do nada). Uma das coisas que o pessoal que vai usar este aparelho precisa ter em mente é as suas restrições à programas não assinados e/ou com registros fora dos padrões da Nokia. Por mais que isso pareça ser problemático, acaba não sendo um grande problema. Além disso, eu, particularmente, não recomendo os hacks neste tipo de aparelho. Se você procurar na internet, você vai encontrar, de forma relativamente fácil programas para atender todas as suas necessidades, nas mais diversas categorias de software, e mesmo que você não use o programa que é considerado o mais pop, você vai ter uma solução alternativa que vai certamente atender as suas necessidades. Para se ter uma ideia, nele, tenho instalado aplicativos para Twitter, Facebook, GMail, player para MP3/WMA, entre outros, tudo de graça e sem complicações ou restrições.

Seu grande destaque em termos de comunicação é sua conectividade 3G. Para quem sempre estava acessando com conexão EDGE, quando vai para o 3G, sente a diferença, e nunca mais quer voltar atrás. Dependendo da rede de sua operadora, e do local que você está, ela funciona com uma praticidade impressionante. O único inconveniente disso é que sua bateria é consumida rapidamente. No caso, com ajustes simples nas configurações do aparelho, você pode reduzir o consumo, a ponto de que ele aguente, pelo menos, um dia inteiro de trabalho, usando suas funções sem muitas restrições. Agora, se sua vida não depende de estar o tempo todo conectado, ou usa o aparelho no modo pré-pago, e não possui pacote de dados, não há o porquê de deixar o 3G ligado o tempo todo: deixe na conexão padrão e, quando for acessar a internet, ative o 3G. Isso sem falar no Bluetooth, que você pode deixar desligado a maior parte do tempo (até mesmo pra segurança de seus dados).

O Nokia 6120c tem uma câmera de 2 MP que quebra um galho. Não posso dizer que sua câmera supre todas as necessidades para aqueles que querem boa qualidade de fotos, e principalmente, para aqueles que desejam tirar fotos para impressão de imagens (aliás, são raras as exceções de smartphones que possuem uma câmera boa o suficiente para que se dispense o uso de uma câmera digital. Logo, se você quer foto/vídeo com boa qualidade mesmo, compre uma câmera em separado). Mas ela permite que, na falta da câmera oficial, que você possa fazer suas fotos e filmagens in-loco, com uma qualidade aceitável para você postar nos seus blogs, enviar para amigos no Flickr e Orkut, e vídeos para YouTube. Afinal, são fotos com resolução natural de 1600 x 1200 e vídeos com 320 x 240, a 15 FPS, o que garante uma imagem aceitável. O LED, que faz o papel de flash, é mais um paliativo, mas não é solução. Fotos com baixa iluminação ficam ruins e pronto, não tem conversa. E, comparativamente, acho a câmera do E51 um pouco melhor do que a do 6120c.

Além disso, ele suporta cartões de memória do tipo microSD, de até 2 GB (ouvi casos que aparelhos que suportavam 4 GB e até 8 GB de cartão de armazenamento, mas não quis investir mais do que 2 GB, uma vez que tinha ciência que este aparelho não iria ficar muito tempo comigo). Mas, mesmo com 2 GB, você tem espaço suficientes para muitas fotos, vídeos, músicas e podcasts.

Por fim, meu veredito final sobre o Nokia 6120c é: APROVADO! É um smartphone com cara de celular, que serve para quem está entrando neste novo mundo dos aparelhos mais robustos em termos de recursos, mas sem dificultar muito a transição para os mais novos, uma vez que ele ainda tem o jeitão de celular de acesso. Para quem tiver a chance de adquirir este aparelho, faça-o. Ele tende a ficar cada vez mais barato, com a chegada de outros aparelhos nas lojas, e este aparelho ainda está à venda no mercado para algumas operadoras.