nexus-7-theverge.jpg

O Nexus 7, o tablet da Google fabricado pela ASUS, tem pouco tempo de vida no mercado brasileiro, mas é um dos grandes destaques no mercado internacional de tablets. Foi lançado para consolidar o tamanho de 7 polegadas como o padrão para os tablets, além de reforçar a ideia que um tablet pode ser sim bom e barato (através de um forte subsídio adotado pela própria Google, é bom deixar bem claro). E como o produto está oficialmente no Brasil, é hora de analisar o produto em detalhes.

Nesse review, mostro todas as características do produto, comento sobre o seu desempenho, aspectos físicos e comportamento do sistema operacional. Será mesmo que a Google foi bem sucedida em oferecer um tablet de US$ 199 (lá fora, aqui ele custa – infelizmente – R$ 999), mas com uma tabela de recursos que supera os seus principais concorrentes? É o que vamos descobrir juntos, a seguir.

Características Físicas

DSC06062

O Nexus 7 é um tablet sóbrio e bonito. É uma bela peça de tecnologia, muito bem acabada, sem muitos detalhes visuais, com materiais que oferecem uma pegada firme para o uso diário. Em perspectiva, é um tablet do tamanho ideal para aqueles que dependem de um produto desse porte para mobilidade, e pode ser transportado confortavelmente na mochila, bolsa ou mala de viagem.

DSC06074

Também vale destaque ser um modelo com baixa espessura, mesmo com uma bateria de 4.325 mAh. Ele consegue ser tão espesso quanto os smartphones mais recentes do mercado, o que ajuda na sua usabilidade diária, tornando o produto o mais confortável possível para ser utilizado por um período mais prolongado.

DSC06076

Detalhe de acabamento na parte inferior do tablet.

DSC06082

Na parte superior do produto, não temos nada. Todos os conectores do Nexus 7 ficam na parte inferior do dispositivo.

DSC06090

Na lateral superior do tablet, temos os botões de liga/desliga, além dos botões de controle de volume.

DSC06094

Tal como disse antes, na parte inferior do tablet, temos o conector para fone de ouvido, além do conector para cabo USB, para recarga de bateria e transferência de arquivos entre o tablet e o computador.

DSC06100

Visão geral da parte traseira do Nexus 7.

DSC06106

Destaco aqui o acabamento do produto. Bem cuidado e trabalhado, com um material traseiro que oferece uma sensação de resistência ao produto, e segurança que o produto não vai sair escorregando em suas mãos.

DSC06116

Na parte inferior traseira, temos o alto-falantes do produto, que é competente na hora de reproduzir o áudio dos conteúdos multimídia. Falarei sobre isso mais para frente nesse review.

DSC06136

Na parte superior do produto, temos a pequena câmera frontal, com resolução de 1.2 MP, pensado muito mais nas videochamadas do que em qualquer outra coisa no produto.

Acessórios

DSC06118

Normalmente eu não mostro a caixa do produto nesse segmento, mas no caso do Nexus 7, eu não resisti. É uma caixa de verdade, e não uma embalagem qualquer de um produto.

DSC06122

É uma caixa com material de alta qualidade, que em caso de uma eventual venda do produto, vai oferecer uma melhor aparência estética do que uma embalagem comum do produto.

DSC06125

Na parte de acessórios, o Nexus 7 é bem pobre de itens. Vem apenas com o seu adaptador para rede elétrica, e o cabo USB, para ser utilizado junto com o adaptador, e para transferência de dados com o computador. Não acompanha fones de ouvido ou acessórios adicionais. Ah, sim, acompanha um pequeno guia de primeiras instruções sobre como utilizar o produto.

DSC06134

Tela

DSC06070

Um dos pontos de destaque positivo no Nexus 7 é a sua tela. Com tamanho de 7 polegadas, resolução HD (1280 x 800) IPS e 216 ppp, ela é mais do que confortável para visualizar todo e qualquer tipo de conteúdo no produto. Com um brilho forte e alta qualidade na exibição de cores, você não vai ter problemas em ver filmes, ebooks, jogos e todos os elementos gráficos presentes no dispositivo.

Além disso, a sensibilidade na tela do Nexus 7 está excelente. Manusear o produto é algo prazeroso e eficiente, tornando a experiência de uso perfeita para os elementos do sistema operacional, além de oferecer uma rica funcionalidade durante a execução de jogos.

DSC06144

O acabamento gráfico é simplesmente impecável. Você não verá gráficos pixelados na tela. Isso mostra a alta qualidade que sua tela possui.

DSC06153

Mesmo quando utilizei o tablet em um dia de céu aberto e sol forte, é possível visualizar bem os elementos da tela. A foto pode não passar essa impressão, mas a eficiência da tela nesse aspecto é algo perceptível.

DSC06157

Obviamente, se usarmos o produto embaixo da sombra, sua visualização ao ar livre fica ainda melhor. O produto é perfeitamente utilizável no seu próximo passeio no parque em uma tarde de domingo.

DSC06173

Para a exibição de vídeos e jogos, a tela do Nexus 7 também se mostra uma das melhores para essas atividades. Para os geeks fãs de séries, é a pedida. Para os gamers, é obrigatório (falo mais sobre isso mais adiante nesse review).

DSC06169

Sistema Operacional e Interface do Usuário

ScreenshotNexus7-0021ScreenshotNexus7-0022

O Neuxs 7 oferece o Android 4.2.2 Jelly Bean no seu estado mais puro. É o Android tal e qual o Google concebeu e idealizou, sem nenhum tipo de modificação ou personalização. Tal como em outros produtos já testados, assim que o tablet foi conectado à uma rede WiFi, ele já notificou sobre a presença de uma atualização (o produto veio originalmente com a versão 4.1.2 Jelly Bean), que foi feita em aproximadamente 25 minutos.

DSC06159

Tal como em produtos nas versões anteriores do Android, o Nexus 7 permite a interação com sua interface na orientação horizontal, tornando mais prática a vida de quem prefere utilizar o produto nesse formato.

DSC06140

E tal como em outros modelos com o sistema Android Jelly Bean, o acesso do Google Now é feito arrastando esse ícone que você vê acima. Ele fica posicionado na parte inferior da interface, oculto o ícone de Home do dispositivo.

Screen-Nexus-7-0063

Não há muito o que destacar sobre o sistema operacional e a interface de uso. Apenas lembro que essa é a melhor forma de você utilizar o Android, com uma funcionalidade plena e objetiva. Se você puder escolher esse tipo de dispositivo para o seu uso diário, vale a pena. É claro que o conjunto de hardware ajuda, mas a experiência de uso oferecida por uma interface limpa é inigualável.

ScreenshotNexus7-0068ScreenshotNexus7-0067

Outro aspecto bem interessante dessa interface é a divisão das funções de suas abas. Se você deslizar o dedo da parte superior da tela do lado esquerdo, você tem a central de notificações. Se fizer a mesma coisa, mas do lado direito, você tem a central de ajustes rápidos, que permite você ativar ou desativar recursos de rede, ajustes de brilho de tela, informações sobre status de bateria, WiFi e atalho para todas as configurações.

Qualidade de Áudio

Como o Nexus 7 é um tablet apenas na versão WiFi (e, mesmo que tivesse 3G, ele não contaria com recursos de chamadas dedicados – para isso, existe o Asus FonePad), não há a necessidade de testar a qualidade de chamadas do produto. Poderia testar como ele funciona com o Skype, mas aí a validade dos testes ficaria comprometida, uma vez que o desempenho desse aplicativo depende mais da qualidade da conexão WiFi do local do teste e da qualidade oferecida pelos servidores do próprio aplicativo.

Sobre a qualidade de áudio do dispositivo, como ele não vem com um fone de ouvido no kit de compra, utilizei os fones da Apple (primeira versão) e um fone da Sony (com in-ear) para medir a qualidade de áudio com acessórios de diferentes características. Nos dois casos, os resultados foram positivos. A reprodução foi eficiente, e a qualidade de áudio foi satisfatória.

O áudio reproduzido pelos alto-falantes entregam um som em um volume aceitável, em nível médio de volume. Não é algo exagerado, porém, não é baixo demais a ponto de você não ouvir o áudio daquele episódio de série enquanto a sua esposa assiste a novela na sala. Logo, se você estiver sozinho e não quiser usar os fones de ouvido, terá um som com volume e qualidade de volume médio (um pouco abaixo do desejado para o meu gosto, mas isso pode variar de pessoa para pessoa).

Internet

Screen-Nexus-7-0045

Se existe uma coisa que o Nexus 7 vai bem é com as suas atividades conectadas. O alcance do WiFi do dispositivo é excelente, e dificilmente você não vai se conectar em uma rede pública quando precisar utilizar o tablet fora de casa. Essa pode ser uma valiosa vantagem daqueles que optaram economizar algum dinheiro comprando a versão sem o slot para chips de operadoras.

Screen-Nexus-7-0118

O Google Chrome está plenamente funcional com o Nexus 7, e continua a ser a melhor opção para navegação na internet com o Android Jelly Bean. Você não precisa de outro navegador para o tablet, a não ser que você faça questão de utilizar as versões mobile/alternativas disponíveis no mercado.

ScreenshotNexus7-0001ScreenshotNexus7-0002

A nova Google Play está presente, com a sua nova aparência visual.

ScreenshotNexus7-0047ScreenshotNexus7-0046

O Opera Mini, para quem quer ter uma segunda opção de navegador de internet, é uma boa pedida.

ScreenshotNexus7-0049ScreenshotNexus7-0048

E a utilização de recursos como o Google Now ou o YouTube se convertem em experiências excelentes no Nexus 7. Porém, é suspeito fazer tal afirmação: é um tablet da Google, usando recursos da Google. Bom, se serve como registro, todos os principais aplicativos de redes sociais (Twitter, Facebook e até mesmo o Instagram – o tablet só tem câmera frontal, lembra?) funcionaram sem maiores problemas, com ótima conectividade e velocidade de transmissão de dados.

GPS

ScreenshotNexus7-0034ScreenshotNexus7-0035

Levando em consideração que estamos diante de um dispositivo que não conta com a conectividade 3G, o recurso de GPS fica um pouco limitado para os propósitos de mobilidade. Mesmo assim, existe sempre a possibilidade de você fazer o download de mapas e utilizar o aplicativo de sua preferência, e utilizar os mapas em modo offline, deixando o GPS trabalhar por conta própria. E como o recurso está presente no dispositivo, fizemos os nossos testes.

O GPS do Nexus 7 é bem competente, e isso era de se esperar. Mesmo em ambientes mais restritos, como no escritório onde testei o tablet, ele conseguiu encontrar rapidamente a minha posição.

ScreenshotNexus7-0033ScreenshotNexus7-0036

Assim como em outros dispositivos Android, o Nexus 7 também conta com o navegador GPS do Google pré-instalado. E segue bem funcional. Até porque outros recursos importantes (como o Google Now) dependem dele.

ScreenshotNexus7-0041ScreenshotNexus7-0042

O tracejamento de rotas e a localização estão excelentes no Nexus 7. A precisão do GPS ao utilizar o navegador nativo do Google está muito precisa.

ScreenshotNexus7-0029ScreenshotNexus7-0038

E, como já disse antes, o seu Google Now vai precisar do serviço de localização em momentos específicos.

Câmera

ScreenshotNexus7-0030ScreenshotNexus7-0031

O Nexus 7 não possui uma câmera traseira. Conta com uma câmera frontal de 1.2 MP, que basicamente serve para ser uma câmera frontal e nada mais. Não possui um aplicativo dedicado para a câmera, até é aberta quando o Instagram é acionado (porque o aplicativo identifica a primeira câmera disponível que encontrar pela frente), mas fora isso, só existe uma forma para você acessar a câmera nativa do dispositivo.

Screenshot_2013-05-16-00-19-11

Quando você acessa o aplicativo Pessoas, em todos os contatos, acesse o seu contato, onde todas as suas informações pessoais ficam armazenadas. Clique no seu ícone de foto. Vai abrir o menu acima, e escolha “Tirar foto”. Isso vai fazer com que o aplicativo de câmera nativo do Nexus 7 seja acionado.

Screenshot_2013-05-16-00-16-44

E aqui temos o aplicativo de câmera do tablet do Google. E sua câmera não é a ideal para tirar fotos.

ScreenNexus7-0002ScreenNexus7-0003

O aplicativo até conta com alguns recursos, como ajuste de brilho e luminosidade, mas nada mais do que isso. Essa é uma típica câmera frontal para comunicação em aplicativos como o Skype. Para isso, ela é mais que suficiente. Esqueça a possibilidade de tirar fotos com ela.

Games

ScreenshotNexus7-0059ScreenshotNexus7-0063

Quer um tablet para os jogos? O Nexus 7 é a sua escolha. Com um conjunto de hardware poderoso (processador NVIDIA Tegra 3 quad-core de 1.3 GHz, 1 GB de RAM e GPU NVIDIA GeForce ULP de 12 núcleos de 416 MHz), ele não apresentou lags ou engasgos durante a execução de jogos das mais diferentes categorias. Em jogos mais básicos e de pouca exigência gráfica, a execução é fluída, e em jogos mais pesados, o desempenho é pleno, oferecendo jogabilidade total para quem deseja se divertir com títulos mais complexos.

Screen-Nexus-7-0097

Outro detalhe importante é que em jogos onde a sensibilidade de tela é levada em consideração (como é o caso do Fruit Ninja), ele também se sai muito bem. A tela do Nexus 7 tem uma excelente sensibilidade, o que ajuda e muito em jogos que requerem movimentos rápidos.

Screen-Nexus-7-0108

Dead Trigger é executado de forma perfeita nesse tablet (você poderá conferir isso no vídeo review no final do post).

Screen-Nexus-7-0058

E jogos como Real Racing 3, que são verdadeiros devoradores de recursos de hardware, são executados com fluidez.

DSC06168

Outro ponto a se elogiar: como o Nexus 7 possui duas bordas laterais bem largas na horizontal, você pode apoiar as laterais das mãos com conforto, sem que as mesmas entrem em contato com a tela. Com isso, você tem uma jogabilidade mais confortável e eficiente, em diferentes tipos de jogos. Tanto naqueles que necessitam mais do sensor de movimento, como o Real Racing 3…

DSC06163

…como em jogos que envolvem a interação direta com a tela, como é o caso de Dead Trigger.

Li alguns relatos que alguns jogos (Spider Man e Batman, especificamente) não rodaram com tanta fluidez no Nexus 7. Já vi os vídeos desses jogos em execução no tablet da Google, e reconheço tal limitação. Mas também li relatos que a culpa disso está mais no desenvolvedor do jogo do que no Nexus 7, uma vez que o problema de lags aparece nesses jogos, mesmo em dispositivos um pouco mais potentes que o tablet em testes nesse review.

Tudo o que posso dizer é que, aparentemente, tais títulos são a exceção da regra. Testei aqueles que eu considerei relevantes para obter uma impressão geral sobre essa característica, e acho que tais jogos devem ser a exceção da regra. Mas recomendo que cada um teste os seus títulos de acordo com as suas necessidades, ou busque maiores informações sobre outros títulos. Para mim, é impossível testar todas as possibilidades, e o review serve para tirar impressões gerais do desempenho e características do produto, e não em casos muito específicos.

Multimídia

Recentemente, a Google fez modificações no seu aplicativo de música. Para nossa sorte, isso aconteceu durante o período que esse review foi produzido. Logo, poderemos comparar as duas interfaces, e já falar um pouco sobre as diferenças das duas.

Screen-Nexus-7-0084

Essa é a interface antiga da Play Music.

Screenshot_2013-05-15-18-55-18

E essa, é a nova interface. Particularmente, eu prefiro a nova proposta, e vou justificar.

Para começar, ela conta com o novo recurso Ouvir Agora, onde ela pode dar sugestões de músicas ou artistas de acordo com aquilo que você ouve. Sem falar que a interface está mais limpa e organizada, alinhada até com o design da Google Play, formando um conjunto visual mais alinhado entre os aplicativos de multimídia.

Screenshot_2013-05-15-18-54-48

Todas as opções de reprodução ficam ocultas em uma aba na lateral esquerda do player, deixando todo o espaço da janela livre para você manipular os arquivos em execução.

Screenshot_2013-05-15-18-55-06

De qualquer forma, os itens nativos de reprodução multimídia do Nexus 7 são basicamente os mesmos que aqueles detectados em outros dispositivos com o sistema Android Jelly Bean. Tanto na Play Music, como na Play Filmes.

Screen-Nexus-7-0077

Aqui, a regra foi a mesma de outros testes: reprodução plena e fluída nos arquivos com .mp4. Também rodou bem o arquivo no formato .AVI. De forma nativa, o Play Filmes não lê os arquivos de legenda salvos dentro da pasta, mas se você instalar um codec que faça esse papel (recomendo o MX Player), o Play Filmes vai conseguir identificar os arquivos de legendas, ao menos no formato AVI.

Screen-Nexus-7-0079

Também destaco aqui que o Nexus 7 é excelente para visualização de filmes, pelo mesmo motivo que é para jogos: as laterais horizontais espessas, que permite um apoio mais confortável para segurar o tablet por muito tempo.

DSC06172

Benchmarks

ScreenshotNexus7-0055ScreenshotNexus7-0011

Mais uma vez, utilizei os aplicativos AnTuTu Benchmark e o Quadrant Standard. Tal como esperado, as pontuações foram excelentes para um dispositivo desse porte. O AnTuTu obteve 11760 pontos, o que coloca o dispositivo acima do Samsung Galaxy Note e um pouco abaixo do Asus Transformer Prime em estimativa de desempenho (lembrando: um benchmark faz sempre uma avaliação teórica dessa performance).

Um dado curioso: se você observar com atenção na avaliação do AnTuTu (imagem da esquerda), você vai ver claramente que ele não identifica o dispositivo como o Nexus 7, e logo acima, coloca o Nexus 7 como um dos dispositivos a serem comparados. A boa notícia é que ao menos o meu dispositivo (o Nexus 7) tem um desempenho estimado próximo ao que o próprio AnTuTu indica.

No gráfico da direita, temos os resultados do Quadrant Standard, que confirma os resultados obtidos pelo AnTuTu (3597 pontos), ficando abaixo do Transformer Prime nos resultados estimados. De qualquer forma, os testes confirmam o que você pode comprovar sem ter nenhum tipo de teste, no seu uso diário: o Nexus 7 é um tablet com uma performance que cumpre o que promete.

Bateria

ScreenshotNexus7-0015ScreenshotNexus7-0066

Com uma bateria de 4325 mAh, o Nexus 7 tem uma ótima autonomia de uso. Para aqueles que usam o tablet de forma moderada (redes sociais, e-mails, navegação da internet, alguns jogos e vídeos), você com certeza vai obter um dia útil completo de uso longe da tomada, o que permite que sua bateria seja recarregada no final da noite para que você use o tablet no dia seguinte.

Agora, se você quer passar o dia inteiro jogando ou vendo vídeos, leve o carregador consigo. A autonomia média nos testes foi de aproximadamente 7 horas de uso para as duas situações. Pode ser suficiente para uma viagem mais curta (de ônibus: eu faço muito isso), com o WiFi desligado, mas como a tendência é que você queira continuar a receber suas mensagens nas redes sociais enquanto vê o episódio da sua série preferida, ou daquele filme que você tanto queria assistir, a autonomia média do dispositivo em uso intenso de sua tela e seus recursos é mesmo de 7 horas, no máximo.

Desempenho

Screen-Nexus-7-0063

Sendo bem honesto nesse ponto: o Nexus 7 foi o melhor tablet Android que já testei. A experiência de ter um Android puro, em um ótimo hardware, e em um produto que considero muito bem feito para a sua proposta de preço (US$ 199) coloca o produto em uma posição de destaque entre os demais concorrentes. Não detectei qualquer ponto de desabono do produto em termos de performance ou desempenho. Digo mais: tudo o que eu fazia com um iPad (exceto ter a câmera traseira mas, mais uma vez, eu digo que tirar fotos em um tablet é coisa de hipster) eu consegui fazer no Nexus 7 sem maiores dificuldades. E tudo de forma muito funcional, e com um desempenho impecável.

Conclusão

DSC06064

O Nexus 7 está APROVADO. É uma excelente opção para quem precisa de mobilidade, deseja ter o Android sem nenhum tipo de intervenção de fabricantes (com interfaces de usuário que, em alguns casos, mais ajudam que atrapalham), com uma performance impecável, um hardware potente e um software completo. É um dos melhores tablets disponíveis no mercado, e é o melhor tablet Android que o seu dinheiro pode comprar.

Talvez para aqueles que fazem questão de ter a mobilidade plena (e precisam do conector para redes 3G), o Nexus 7 WiFi ainda deixe a desejar. Mas como está provado que a maioria prefere comprar tablets apenas com WiFi, e que a maioria dos bons smartphones do mercado pode ser usado como roteador WiFi, imagino que a compra desse modelo, na opção ofertada no mercado brasileiro (exclusivamente no Walmart.com.br) vai atender de forma plena as necessidades da maioria dos usuários.

Review em Vídeo