DSC01586 Review | Netbook JCE JC10Mais um review para o blog TargetHD.net. Dessa vez, apresento aqui o netbook que vem sendo o meu “quebra-galho” para as postagens do blog e edições dos podcasts. O netbook JCE JC10 foi o meu escolhido para poder continuar com meus trabalhos online. Não é um notebook, mas me serve muito bem para fazer as postagens, produzir os textos e reviews e atividades do meu trabalho, além de tornar viável a edição dos podcasts (viável, mas não ideal, mas falo disso mais pra frente).

A JCE é uma marca relativamente desconhecida no Brasil, mas ela é uma daquelas fabricantes que fabricam e montam as peças dos equipamentos no Brasil, ganhando assim subsídios do Governo Federal e, consequentemente, oferece preços mais competitivos do que os seus concorrentes. Para saber mais sobre a JCE Brasil, clique aqui para acessar a página deles na internet.

DSC01590 Review | Netbook JCE JC10

Não vou fazer o unboxing do produto, pois basicamente todos os itens que vem na caixa já são apresentados nas fotos deste review. Além disso, a caixa do produto é basicamente uma caixa de papelão com a marca da empresa. Mais simples, impossível.

DSC01588 Review | Netbook JCE JC10

Para quem nunca teve um netbook, ou nunca teve a chance de comparar o seu tamanho, acredite: ele é pequeno. E leve. Como um produto que é voltado para mobilidade com produtividade, você pode ter certeza que um netbook é o produto que vai te oferecer isso. O ideal é você ter sempre na sua casa um desktop ou notebook, e ter um netbook para levar seus arquivos mais importantes, ou para deixá-lo pronto para produzir seus posts no seu blog em qualquer lugar (aliás, blogueiros adoram netbooks).

DSC01589 Review | Netbook JCE JC10

Ele não é tão espesso, podendo ser acondicionado facilmente em um case para netbook ou na sua mochila ou bolsa, sem criar volume na hora do transporte. Pode ir debaixo do braço de forma desapercebida (mas não recomendo: afinal, é um gadget que custa dinheiro).

DSC01587 Review | Netbook JCE JC10

Sua tela é de 10,1″, com resolução de 1024 x 600. É uma tela que é suficiente para você ver as informações na tela, mas para aqueles que usam óculos, ou contam com dificuldades visuais, isso pode representar um problema. Mas, com o tempo, você acaba se adaptando. Além disso, você sempre pode fazer o controle de emissão de brilho e contraste para as informações exibidas na tela.

DSC01591 Review | Netbook JCE JC10

Ele vem com uma fonte de alimentação padrão, normal para computadores portáteis. Sem maiores novidades.

DSC01592 Review | Netbook JCE JC10

DSC01593 Review | Netbook JCE JC10

Abaixo, a parte de baixo do netbook.

DSC01594 Review | Netbook JCE JC10

DSC01595 Review | Netbook JCE JC10

Na parte superior, você vê a bateria do produto. Ela é um pouco chata para se colocar, e principalmente para se fixar no próprio netbook. Já ouvi relatos de que outros modelos também podem apresentar a mesma dificuldade, logo, muita atenção ao instalar esta bateria, principalmente para não danificar os seus conectores.

DSC01596 Review | Netbook JCE JC10

Para ajudar (ou não), há duas travas para a bateria. Que só funcionam se você a instala corretamente. Novamente, fica a dica para você ter muita atenção na hora de instalar a bateria.

DSC01599 Review | Netbook JCE JC10

Aqui temos o compartimento onde você encontra a HD, o módulo de memória e o processador. É sempre bom saber onde fica, caso você precise fazer uma atualização de hardware.

DSC01600 Review | Netbook JCE JC10

Visão da lateral esquerda do produto. Como disse antes, não é muito espesso. Dá pra ser transportado sem fazer volume nenhum no acessório onde você fará o transporte.

DSC01601 Review | Netbook JCE JC10

Aqui, o botão de POWER, e a trava de segurança do netbook, para você usar os cadeados tradicionais. Se bem que a tendência é que você vai querer ele por perto o tempo todo.

DSC01602 Review | Netbook JCE JC10

Na mesma lateral, duas portas USB 2.0 e os conectores de áudio e microfone.

DSC01604 Review | Netbook JCE JC10

Visão geral da lateral direita do netbook.

DSC01605 Review | Netbook JCE JC10

Aqui temos o leitor de cartões, mais uma porta USB e o conector Ethernet 10/100. Observem que o local onde teoricamente existiria um conector para modem 56K está bloqueado. Removendo esta proteção plástica, o espaço está vazio.

DSC01606 Review | Netbook JCE JC10

Você ainda encontra a saída para monitor VGA e conector de fonte de energia. Este botão branco que você vai ver no lado direito não serve pra nada.

DSC01607 Review | Netbook JCE JC10

Esse teclado já conta com teclas achatadas (ou teclas chiclete), que facilitam a digitação (depois de um certo tempo de treino). Já vi teclados de netbook com teclas de formatos um pouco maiores, mas estas acabam funcionando muito bem. Para quem tem dedos mais grossos, vai ter um pouco mais de tempo para se adaptar, mas é perfeitamente possível escrever textos mais longos neste teclado (vide o TargetHD.net, por exemplo).

DSC01608 Review | Netbook JCE JC10

Este teclado, infelizmente, não é padrão ABNT2 (ou seja, não tem a tecla “ç”). Fica a dica de você procurar um produto que já conte com um teclado no padrão brasileiro, para facilitar a sua adaptação com o produto.

DSC01609 Review | Netbook JCE JC10

O touchpad do aparelho. Funciona bem, sem problemas, mas prefiro usar o mouse. Só vou usar o touchpad quando não tiver o mouse por perto. Além disso, você pode ver o microfone integrado do netbook próximo ao touchpad, que é melhor localizado do que muitos notebooks que trabalhei.

DSC01611 Review | Netbook JCE JC10

O netbook JCE JC10 conta com configurações básicas, ou aquelas que a maioria dos netbooks oferecem hoje: processador Intel Atom N270, com 1.6 GHz, 160 GB de HD, 1 GB de RAM e webcam integrada. Para quem quer ter um equipamento para produzir seus textos, gerenciar seus arquivos, blogar, levar seus projetos no PowerPoint e planilhas no Excel, isso é o suficiente, mas sempre vale a pena comprar um modelo já com 2 GB de RAM e 250 GB de HD, que custa só
um pouco mais caro, mas traz um rendimento melhor. Eu, por exemplo, fiz o upgrade de memória RAM, substituindo o módulo de 1 GB para 2 GB, para poder instalar o Windows 7 Professional e rodá-lo sem problemas. O modelo de 1 GB vem com Windows XP Home, que funciona muito bem, mas, cá pra nós: o Windows XP, com o tempo, vai desaparecer. Abaixo, você vê os LEDs indicadores de energia, HD, WiFi, Caps Lock e bateria.

Ok, ligando o netbook.

DSC01612 Review | Netbook JCE JC10

DSC01613 Review | Netbook JCE JC10

DSC01615 Review | Netbook JCE JC10

DSC01616 Review | Netbook JCE JC10

Como disse antes, o netbook funciona bem com o Windows 7 Professional. Sempre enfatizando que, para quem precisa trabalhar com o básico, ele cumpre bem o seu papel. Porém, em virtude do seu processador (que trabalha em baixa frequência, para aumentar a autonomia da bateria) e de sua memória (que é de 533 MHz, pelo mesmo motivo), não recomendo muito atividades mais pesadas, como edição de áudio e vídeo. Dá pra fazer? Dá sim! No último mês e meio, tenho feito a edição dos meus podcasts nele. Mas ele leva um bocado de tempo para fazer a montagem do arquivo MP3, além de ter um consumo de memória considerável. Por isso que eu digo que ele é voltado para quem quer produzir textos em Word e nos blogs em qualquer lugar (novamente: blogueiros adoram netbooks).

DSC01618 Review | Netbook JCE JC10

LED de POWER quando o netbook está ligado.

DSC01627 Review | Netbook JCE JC10

Seus componentes, como cabo de rede e mouse USB, quando conectados na lateral.

Ah, fica uma dica: nos primeiros dias que usei este netbook, ele apresentou uma tela azul (mas não é do Windows 7, não se preocupem), com a seguinte mensagem:

*** Hardware Malfunction

Call your hardware vendor for support

NMI: Parity Check/Memory Parity Error

*** The system has halted ***

Muita gente afirma que isso se dá em virtude da paridade de memória do sistema. É possível, se você tiver dois tipos de memória no seu netbook (ou notebook/desktop). Alguns netbooks contam com memória dedicada para a placa gráfica, e outros contam com dois módulos de memória que, por algum motivo, não se tornam compatíveis. Uma das coisas que você pode fazer é desativar o modo de compatibilidade na BIOS do seu equipamento (CUIDADO! Se você não sabe fazer isso, chame um técnico! Você pode danificar o seu computador!). Porém, percebi que boa parte do problema se dava por causa de um mouse velho que estava conectado no netbook via USB, e que, na hora do boot, acabava dando esta interrupção. Traduzindo: falha de hardware. Troquei o mouse, e o equipamento desde então funciona sem entraves.  Logo, fica a dica de que, se aparecer algo semelhante na tela do seu portátil, pode ser o mesmo problema.

DSC01623 Review | Netbook JCE JC10

Por fim, devo dizer que o netbook JCE JC10 está APROVADO. É um netbook simples e funcional. Temos ciência que opções melhores e mais avançadas existem no mercado. Mas, para quem estava precisando de uma máquina barata e funcional para continuar com as atividades do blog e do podcast, este aqui está me servindo muito bem.

Dica de Compras do TargetHD.net:

Você pode comprar netbooks em nosso blog, podendo parcelar em até 12 vezes sem juros! Clique no ícone abaixo para ver as opções de compra.

04 botao clique03770 Review | Netbook JCE JC10