asus-eee-pc-1005ha

Mais um review para o blog TargetHD. Dessa vez, é de um produto que adquiri para utilização nas coberturas de imprensa que o blog faz. O netbook da Asus, o Eee PC 1005HA pode ser uma excelente escolha para quem quer mobilidade e praticidade em um netbook bonito, bem funcional e com uma performance bem interessante. Vamos conhecer os principais aspectos físicos do produto.

O notebook é bem atraente à primeira vista. Ele conta com um black piano que, apesar de atrair marcas de dedo facilmente, mostra uma elegância que compensa o efeito colateral. Ele é um produto que é bem visto para aqueles que precisam utilizar o produto em ambientes profissionais, uma vez que é bem discreto, sem chamar atenção no ambiente em que você vai utilizá-lo.

A parte inferior do netbook é feita de plástico sólido, com baixa dissipação de calor, e com um acabamento final bem feito. Seus pés de borracha ajudam na sustentação do equipamento e isolam muito bem o netbook da sua mesa de trabalho, ajudando o equipamento na hora de liberar o calor de seus componentes.

No caso de você precisar trocar a memória RAM do produto (e acreditamos que isso não será necessário), você não precisa abrir a tampa completa do equipamento, mas apenas esse pequeno espaço. Não será necessário, uma vez que o Eee PC 1005HA só suporta 2 GB de memória RAM, que é o que já vem com o produto.

O Asus Eee PC 1005HA é um produto bem fino. Como está em formato de concha (ou seashell), ele tem alguns milímetros a menos na sua parte frontal do que os demais modelos, o que ajuda no posicionamento do produto para visualização da tela e digitação. Esse formato também o torna mais compacto, o que facilita na hora do transporte.

 

Na lateral direita, na parte frontal, temos o slot para cartões de memória. Bem localizados, mas não utilizados até o momento. O legal é que eles aproveitaram bem a área, com o periférico que é, teoricamente, o mais fino dos que serão utilizados com o netbook.

Ainda na lateral direita do netbook, você tem os conectores para fone de ouvido e microfone, duas portas USB 2.0 e o conector de rede. Na lateral esquerda, temos o conector para rede elétrica, uma porta para monitores externos, uma outra porta USB 2.0 e um slot para você colocar um dispositivo de segurança no produto (um cadeado, ou algo do tipo). Apesar de não mostrar nesse review o adaptador de energia, posso adiantar que ele é do formato de tomada comum (não possui o pino terra no padrão brasileiro).

A sua tela exibe bem as imagens de páginas web e menus. Mesmo contra a luz, você tem uma boa visualização das imagens, o que pode ser útil em determinadas situações onde a luminosidade se reflete de forma mais intensa no monitor. Um dos destaques do produto é o seu teclado, que possui teclas achatadas, o que facilita a digitação de textos e e-mails mais longos. Apesar de algumas teclas estarem em outras posições (como o “?” e a “/”), a sua adaptação será rápida, e você pode tranquilamente produzir textos completos com esse teclado.

 

O touchpad também merece destaque. Ele é integrado à carcaça do netbook, tendo apenas uma área em relevo que demarca o touchpad em si. Além disso, essa área é delimitada pelos botões de ação, que possui aspecto integrado, mas são separados em esquerdo e direito. O usuário vai perceber uma superfície diferenciada, que determina aonde está o touchpad. Isso ajuda na hora de utilizar o netbook em ambientes com baixa luminosidade.

 

O Asus Eee PC 1005HA tem um desempenho considerado satisfatório. Apesar de você ter que utilizar o Windows 7 Starter, ele está bem ajustado ao hardware do modelo, com bom tempo de resposta de abertura de janelas e aplicativos.

Aqui, temos que destacar um aspecto positivo e outro negativo do produto. O positivo é que ele cumpre o que promete, com uma autonomia de bateria que pode mesmo chegar nas 4h30 horas. Ele faz isso com a ajuda de um software que gerencia os recursos do netbook, oferecendo essa maior autonomia de uso, mas com uma menor performance. Nos testes, a diferença não foi tão grande, logo, é um recurso precioso para quem quer (e precisa) de algumas horas a mais de trabalho longe da tomada.

A parte negativa é que o WiFi do produto tem baixa capacidade de recepção. Segundo o que pesquisei, a Asus utilizou um receptor sem fio mais compacto que os demais netbooks, mas com menor potência. Além disso, pelas declarações do usuário, isso não chega a ser um problema, mas é uma característica que incomoda. O problema pode ser resolvido se você trocar o módulo WiFi em uma autorizada, ou até mesmo adquirindo um receptor 3G USB. Afinal, o objetivo de ter um equipamento como esses é trabalhar com mobilidade total, não é mesmo?

A navegação na internet é prazerosa nesse equipamento. Recomendamos que você utilize navegadores alternativos, como o Chrome e o RockMeIn, principalmente pelo fato dos navegadores aceitarem widgets e outros recursos que permitam que o usuário navegue e mantenha outros recursos abertos no mesmo programa, como redes sociais. Além disso, seu desempenho tende a ser melhor nesse tipo de produto.

Aplicativos de edição de textos, como o Microsoft Word são executados de forma tranquila no produto, o que torna o equipamento ideal para quem precisa escrever muito, como jornalistas e blogueiros.

Por fim, o notebook Asus Eee PC 1005HA está APROVADO. É o notebook ideal para quem quer navegar na internet em qualquer lugar, além de produzir material em texto com praticidade e eficiência. O problema do WiFi não o descredencia como um bom produto, uma vez que o usuário pode utilizar a conectividade 3G para uma maior liberdade de acesso. E a sua estética pode agradar os usuários que não dispensam um design agradável e elegante.

Especificações técnicas:

Padrão do teclado: Português ABNT 2
Microfone integrado: Sim
Webcam integrada: Sim
Portas USB: 3
Placa de rede: Sim
Drive ótico: Não
Processador: Intel® Atom® N270
Sistema operacional: Windows 7 Starter
Tamanho da tela: 10″
Duração da bateria: 4,5 horas
Peso: 1,1 Kg
Wireless: 802.11n/g/b
Leitor de cartões: Sim (SD)
Memória RAM: 2 GB
Capacidade do HD: 160 GB