Recebemos da Qualicable uma unidade do NAS Link Station Live da Buffalo, um dispositivo para streaming de conteúdos multimídia e armazenamento sem fio. Com a tendência de um mundo sem fio, e com os recursos multimídia alternativos disponíveis (a.k.a. download de arquivos de áudio e vídeo), produtos como esse se tornam cada vez mais populares. Logo, testamos o produto e passamos nossas impressões abaixo. Afinal, ele pode ser útil para usuários domésticos e corporativos.

O produto é discreto. Ele lembra um roteador mais robusto, ou até mesmo um media center. Como ele pode ficar ao lado do roteador que você tem na sua casa, ele acaba compondo bem o kit tecnológico da residência ou do escritório, sem chamar muita a atenção.

Visão geral da lateral do produto.

Nas partes superior e inferior do produto, há LEDs indicadores de funcionamento do produto em si e da conexão USB. O usuário possui uma identificação visual constante sobre o funcionamento do produto.

Visão geral da parte superior do Link Station Live.

O produto possui um sistema de ventilação na parte traseira. Por ter dimensões menores, ele dissipa uma menor quantidade de calor, e seu nível de ruído também é muito menor. Praticamente não se ouve nenhuma atividade do produto.

Na parte traseira, ainda temos a porta USB, onde você vai conectar a sua unidade externa de até 1 TB de armazenamento, o conector de rede, e uma chave de função, que determina o funcionamento do produto em modo automático ou autônomo. Uma função interessante do Link Station Live, é que ele permite que o produto funcione apenas quando um dispositivo registrado na mesma rede que ele estiver em funcionamento. Por exemplo, se você liga o seu computador, iPhone ou TV que está configurado para trabalhar com o centralizador, ele vai detectar e entrar em operação automaticamente. O recurso é válido não só pela praticidade, mas principalmente pela economia de energia.

Além da fonte de alimentação, o produto acompanha um cabo de rede, que é em formato de fita, que é mais compacto e flexível que os cabos de rede tradicionais.

Sua instalação é relativamente simples. Não há segredo nas conexões físicas, e tudo fica em seu lugar de forma simples e descomplicada. A única observação a ser feita é deixar a função de desligamento automático desativada antes de começar a instalar o software, já que você vai precisar reiniciar instalar o computador algumas vezes e, ao desligar o equipamento, ele pode desligar junto. E não queremos isso, certo?

E a conexão ao roteador fica mais ou menos desse jeito.

No fim, sua instalação física é descomplicada, e o resultado estético é discreto, como foi dito acima.

Sua instalação foi muito simples. O produto acompanha um CD de software, com um assistente de instalação em português, e em modo “passo a passo”, o que torna o procedimento muito mais simples para qualquer tipo de usuário. Basta seguir os passos do assistente, que o computador já está configurado e pronto para funcionar. Esse é, talvez, o principal trunfo do Link Station Live da Buffalo: a simplicidade de instalação e configuração do produto. Em modelos similares, o processo de instalação é algo mais complicado para boa parte dos usuários. Aqui, não. Como o objetivo do produto é também oferecer um serviço de streaming e compartilhamento doméstico de conteúdo, a Buffalo fez um bom trabalho em simplificar a vida do usuário na instalação de seu software.

Seu funcionamento também não deixou a desejar. No computador, tudo funcionou perfeitamente, com o compartilhamento do conteúdo funcionando perfeitamente entre os dois pontos. O produto também permite que você busque esse conteúdo em TVs inteligentes, no iPhone, em equipamentos com tecnologia DLNA, além de downloads em clientes BitTorrent e WebAcess. O produto também permite o backup do conteúdo armazenado no computador de modo remoto, através do NovaBACKUP, que realiza o procedimento de forma prática e eficiente. Enfim, um desempenho de respeito, para um produto que surpreende pela praticidade.

Por fim, o NAS Link Station Live da Buffalo está APROVADO. O produto é de uso e configuração simples e descomplicada, tal como o usuário doméstico precisa, mas que também pode atender bem os propósitos corporativos. Um produto altamente recomendado para quem gosta de ter as suas mídias em um único local, e quer compartilhar seu conteúdo para vários computadores na casa.