multilaser-bluetooth-musicc

Vivemos em um mundo onde o Bluetooth nos cerca por todos os lados. Só em 2015, esse é o terceiro dispositivo onde essa conectividade é a protagonista que chegou para testes. Sem falar nos smartphones que também podem utilizar essa via de conexão. Dessa vez, a Multilaser ofereceu para testes a caixa de som sem fio Bluetooth Music, que aproveita muito bem essa propriedade nas suas funcionalidades.

O modelo se vale das suas dimensões compactas e da versatilidade oferecida hoje pelos dispositivos móveis para entregar um som mais potente para aquela reprodução musical casual, para os usuários que não querem se limitar aos fones de ouvido ou ao alto-falante do próprio telefone. O review apresenta efetivamente o produto, mostrando suas características e funcionalidades.

2015-06-05 14.12.27

O Multilaser Bluetooth Music é um produto sóbrio nas suas linhas, o que é uma boa notícia, já que ele pode ser usado nas mais diversas situações sem chamar muita atenção. Não há muitos detalhes de design, mas podemos dizer que o seu tamanho compacto favorece e muito o seu uso em qualquer lugar. O seu leve peso e dimensões reduzidas favorecem o transporte na mochila ou na bolsa.

2015-06-05 14.12.33

Na parte superior, os botões que controlam o funcionamento do produto. Um botão para ativar/desativar o Bluetooth (algo que é bem pensado, uma vez que, no caso do usuário escolher por um dispositivo cuja reprodução é feita via conector de 3.5 mm, utilizar essa conexão representa um gasto desnecessário de bateria), botões para controle de volume e reprodução de faixas, e um botão para pausa de chamadas e controle de chamadas.

Sim. O Multilaser Bluetooth Music também atua como um alto-falante para chamadas em viva-voz. Se você está reproduzindo uma música no smartphone e recebe uma chamada telefônica, você pode atender a chamada pelo alto-falante, com um simples pressionar de botão. É uma praticidade que é sempre bem vinda.

2015-06-05 14.13.23

Na parte traseira, todos os conectores que você precisa para o seu funcionamento. Um slot para cartões microSD, para que você possa reproduzir suas músicas preferidas de forma independente, sem precisar de um tablet ou smartphone (ou player musical) para tal, uma saída 3.5 mm para utilizar com os dispositivos compatíveis com esse tipo de conectividade, uma chave de liga/desliga e o conector micro USB para recarga da bateria interna.

2015-06-08-09.07.123

Por falar na bateria interna do Multilaser Bluetooth Music, uma curiosidade: quando abri o kit do produto, eu vi essa inscrição ‘BL-5C’. Rapidamente, me lembrei do celular Nokia 1208 que ainda tenho aqui em casa, já que era o mesmo código da bateria desse celular.

E pensei: ‘por que não testar?’

2015-06-08-09.08.07

O encaixe era rigorosamente o mesmo, e até o design da bateria lembrava o das clássicas baterias da Nokia…

2015-06-08-09.08.24

E, como esperado, o celular funcionou sem maiores problemas.

Não sabemos se esta é uma adoção livre ou autorizada de uma tecnologia da finada Nokia, ou se a própria Nokia adotava na época baterias de terceiros para o funcionamento dos seus telefones na época. Muito provavelmente não, já que a maioria dos fabricantes de telefones celulares desenvolviam os seus projetos do zero – e fazem isso até hoje -. De qualquer forma, fica o registro dessa curiosidade.

2015-06-05 14.15.00

O kit de venda do produto ainda acompanha o manual de instruções, o cabo conector de 3.5 mm e o cabo microUSB. Não tem um carregador de bateria para a rede elétrica, mas a grande maioria dos carregadores para celular com esse tipo de porta conectora funciona sem maiores problemas. Além disso, o produto funciona sem baterias, o que é uma excelente notícia para quem não quer correr riscos de danificar a mesma.

 

O produto em funcionamento

O emparelhamento do Multilaser Bluetooth Music foi algo bem simples. Utilizei o smartphone Motorola Moto Maxx para esse emparelhamento, onde smartphone e caixa de som se conversaram sem grandes dificuldades.

A boa notícia do produto é que ele possui um controle de áudio independente, o que garante uma maior versatilidade de uso. Você pode ajustar separadamente o volume do alto-falante e do smartphone, oferecendo assim um nível de volume que mais lhe agrade. E isso, sem deixar de lado o controle das funções de player do próprio aplicativo de reprodução musical que você vai utilizar.

Tal como já destacamos, o avanço e retrocesso de faixas podem ser feitos pelos botões na parte superior da caixa de som, assim como o botão de pause e recebimento de chamadas. E na parte sonora, os 8W RMS do Multilaser Bluetooth Music aparecem de forma efetiva, com um som realmente potente.

Talvez alguns usuários mais exigentes vão alegar que o áudio do produto fica um tanto quanto ‘rachado’ quando reproduzido no seu volume máximo. Eu compreendo se isso acontecer. Porém, para a maioria dos usuários casuais, que só querem um dispositivo que reproduza o áudio armazenado no smartphone com um maior volume e com uma qualidade um pouco melhor, a caixa de som da Multilaser cumpre muito bem com o seu papel.

 

Conclusão

A caixa de som Multilaser Bluetooth Music cumpre com o seu papel de oferecer um áudio com uma qualidade melhor do que aquela ofertada pelo alto-falante do seu smartphone ou tablet. Para os usuários mais casuais e que gostam de música, é um produto com um investimento relativamente baixo (é possível encontrá-lo por menos de R$ 100) para essa finalidade. Os usuários casuais certamente vão saber aproveitar das características e funcionalidades desse acessório.

 

Review em Vídeo