63359_index_g

Já faz algum tempo que os smartphones se transformaram em plataformas de jogos. Não só os usuários valorizaram essa alternativa para o entretenimento, mas também o mercado como um todo, oferecendo acessórios que facilitam e muito a vida dos jogadores mais convictos. Pensando nisso, a Multilaser apresenta o Android Gamepad, um complemento que promete expandir de forma considerável as possibilidades do usuário nesse tipo de atividade.

O acessório precisa competir com outras opções alternativas, que prometem algo similar. A Multilaser em si diversifica os seus negócios oferecendo um produto que pode sim cair no gosto do consumidor brasileiro, além de aproveitar o momento onde os smartphones ainda estão em destaque nas vendas.

Porém, é sempre preciso saber se ele vale o quanto pesa – ou, nesse caso, o quanto custa. Nesse review, vamos analisar do que o Android Gamepad é capaz de fazer, explorando suas características físicas e técnicas, buscando sempre o parecer mais preciso possível sobre a qualidade do produto, e se o mesmo pode oferecer os resultados prometidos.

Clipboard01

O produto vem em um blister muito bem embalado. O que é sempre uma boa notícia, pois bem sabemos como esse tipo de acessório pode ser sensível durante o transporte, e você não quer receber em casa um produto danificado, certo? Pois bem, no kit de venda, você só vai encontrar o Gamepad em si, um cabo USB para recarga de bateria, e um manual de instruções rápidas, para auxiliar o usuário na primeira instalação.

2015-08-14 12.26.47

O acessório conta com um acabamento em plástico fosco, com detalhes em black piano. Tudo muito bem construído, com um material que aparenta ser de boa qualidade. A boa notícia é que, durante o uso, você não tem as indesejadas marcas de digitais ou de suor, que tanto incomoda aos mais exigentes, e que até atrapalha na jogatina.

O agarre do Multilaser Android Gamepad é muito satisfatório. Seguindo a filosofia de ser um dispositivo compacto e portátil, ele tem um posicionamento de botões e direcionais que é semelhante ao que encontramos no controle do Super Nintendo, o que deve satisfazer ao gosto e exigências dos gamers mais nostálgicos.

2015-08-14 12.28.02

Também vale a pena mencionar que o acessório possui uma cavidade para um encaixe natural dos dedos médios por trás do acessório. Tal solução oferece um maior conforto no uso, inclusive em longas horas de jogos.

2015-08-14 12.27.09

Um destaque para os direcionais analógicos integrados, também em tamanho reduzido. A resistência desses direcionais pode incomodar no começo, mas a curva de adaptação é relativamente curta, e a maioria dos usuários não terão dificuldades em jogar os seus games preferidos com o auxílio desse item.

A disposição de botões é a mesma oferecida pelos videogames mais modernos: direcional digital, dois sticks analógicos, botões na relação XAYB, dois botões superiores e dois gatilhos adicionais.

2015-08-14 12.28.54

Para prender o smartphone ao acessório, temos um mecanismo retrátil e flexível, com duas presilhas que são abertas para o encaixe do dispositivo. Para poder acondicionar de forma cômoda e eficiente qualquer dispositivo com tela de até 5.5 polegadas, esse sistema possui uma mola que não só permite que esse compartimento acondicione o dispositivo, mas também atua como elemento de pressão nas bordas superior e inferior.

Um detalhe importante: nas partes onde o smartphone fica encaixado no acessório, você encontra um revestimento levemente emborrachado, o que protege as laterais do seu telefone inteligente, não afetando o acabamento do mesmo. Pode não parecer algo tão relevante para alguns, ou que passa desapercebido pela maioria, mas é algo a ser observado.

IMG-20150814-WA0004

Porém, em alguns modelos onde os botões de controle de volume ficam na lateral superior, as braçadeiras de fixação do acessório podem pressionar diretamente essas teclas, em caso de posicionamento da mesma em um local central. O ideal é que a braçadeira de fixação ficasse um pouco mais para o lado da direita, deixando esses botões livres de qualquer contato fixo com o acessório.

 

O produto em funcionamento

O Multilaser Android Gamepad conta com um sistema de configuração relativamente simples, onde dispositivos de diferentes marcas podem se conectar ao acessório sem maiores problemas. Talvez alguns usuários mais afoitos precisarão ficar mais atentos aos comandos de pareamento, já que o mesmo requer um certo tempo para identificar qual dispositivo está apto para sincronizar os dados com o acessório, sem falar nas diferentes combinações de teclas a serem acionadas para ativar os diferentes modos de utilização do acessório.

De qualquer forma, uma vez pareado com o smartphone, você tem ao seu dispor três modos de uso:

– Modo Padrão: o modo convencional, ou seja, para os jogos em geral. De acordo com o manual que acompanha o produto, o acessório é compatível com a maioria dos jogos disponíveis na plataforma Android. A maioria, e não todos. Pensem nisso.

– Modo Keyboard: o modo mais recomendado para ser utilizado com os emuladores disponíveis para o sistema Android.

– Modo Mouse Keyboard: o modo recomendado para os jogos que utilizam muito a tela sensível ao toque (Angry Birds, Fruit Ninja, etc).

Para alternar entre os modos, basta pressionar a tecla HOME e, na sequência, acionar o botão de direcional para cima, para escolher qual é o modo de jogo escolhido.

IMG-20150814-WA0005

No geral, os testes foram satisfatórios. Apesar de alguns botões contarem com uma certa resistência de acionamento (principalmente os botões superiores), os comandos responderam bem aos diferentes jogos executados. Em alguns casos, utilizar o acessório da Multilaser ofereceu uma experiência de jogo muito melhor do que aquela proposta originalmente – e com a ajuda da tela sensível ao toque -. Já em outros casos é melhor deixar no original mesmo.

Em todos os casos, o gamer fatalmente ganha uma tela de visualização completa para todos os jogos, e entendo que um acessório como esse deve fazer a diferença para muitos jogadores que desejam uma experiência de uso mais próxima dos consoles tradicionais. Bom, ao menos ter um gamepad como esse em mãos oferece um maior controle para determinados tipos de jogos.

2015-08-14 12.26.37

Por fim, o Multilaser Gamepad Android está aprovado. É um acessório que cumpre o que promete, entregando uma experiência de jogo mais precisa e funcional, se alinhando aos desejos dos gamers mais convictos. Também é recomendado para os jogadores da velha guarda, que querem rodar os seus emuladores e jogar tal e como fizeram em um passado não muito distante. Sem falar que pode oferecer a tela toda para que o usuário aproveite ao máximo os seus jogos.

Talvez o preço do Gamepad Android da Multilaser poderia ser mais convidativo (valor sugerido de R$ 149), já que existe uma ‘concorrência informal’ gerada pelos fabricantes alternativos/estrangeiros, mas entendo que para aqueles que não querem ter muito trabalho na hora de procurar um produto para complementar a sua experiência de entretenimento no smartphone.

Mais fotos a seguir.

2015-08-14 12.30.16 2015-08-14 12.30.29 IMG-20150814-WA0002