Mais um review da Razer no TargetHD. Mesmo porque, para quem se dedica ao mundo dos jogos no PC, não vale de muita coisa ter um teclado completo e cheio de recursos se o seu mouse não acompanhar a boa performance. Por isso, apresento para vocês o mouse para games Razer Naga MMOG, que deve fazer a alegria dos jogadores de MMORPG, que passam madrugadas inteiras diante do computador, eliminando os adversários.

Mais uma vez, vale aqui o registro: apesar de, na teoria, ele funcionar como um mouse como outro qualquer, na prática, o Naga foi feito para os gamers. Com uma grande gama de recursos dedicados para aumentar as habilidades e performance durante as partidas, você tem um periférico totalmente otimizado para ser configurado como uma ferramenta de entretenimento. Se você me perguntar se ele funciona como um mouse comum, a resposta é “sim”, mas honestamente, não acredito que alguém vai realmente aproveitar de todos os recursos que o produto oferece apenas para usá-lo como mouse para um uso convencional. Logo, pense nesse mouse como um investimento específico para os gamers de plantão.

A primeira coisa que chama a atenção no Razer Naga é a sua estrutura externa. Muito bem acabado, com um material emborrachado, que deixa o produto confortável nas mãos para longas horas de uso. Seus botões principais de ação estão integrados ao corpo do periférico, e seus botões suplementares estão bem separados, o que facilita a identificação desses botões durante o uso em ambientes com baixa luminosidade. Além disso, a roda de scroll central (de rolagem) possui um acabamento em relevo, que se não é um detalhe que pode fazer a diferença para alguns, ao menos se alinha com toda a proposta de conforto do produto.

Outro detalhe do seu acabamento, com sua lateral em tom black piano. Bom, ao menos fica em uma área das mãos que não estão em contato constante com o produto, reduzindo as chances de sudorese. Aqui, as laterais das mãos ficam apenas apoiadas, e ainda assim, de forma leve.

Aqui, temos um diferenciais de um mouse dedicado aos games para um mouse comum, feito para você jogar paciência. Esses dois botões podem ser programados para diferentes ações, e isso pode resultar em um ganho significativo de performance durante o jogo que você está jogando. Por exemplo. se você está em um jogo de tiro, você pode programar um dos botões para uma troca rápida de arma, e outro, para recarga das balas da arma utilizada. É muito mais intuitivo e prático do que você recorrer sempre ao teclado. Além disso, toda a ação fica em uma das mãos, deixando a outra para direcionar o objeto. Isso é quando o jogo não oferece a possibilidade de controlar tudo pelo mouse.

Outro grande destaque do Razer Naga é esse teclado numérico na lateral. Muitos jogos dispõem seus recursos e configurações de ajustes do jogo no teclado numérico do computador, e em diversas oportunidades, você corre o risco de quebrar o ritmo do seu jogo ao tirar uma das mãos do mouse e/ou teclado para acionar um comando do teclado numérico. Logo, nada melhor do que contar com essa praticidade ao seu alcance, evitando assim que você perca alguns décimos de segundo preciosos, que podem ser melhor aproveitados eliminando o seu adversário, por exemplo.

Foto de perfil do Razer Nagra, para que você possa ter uma ideia do quão anatômico ele pode ser na sua mão.

Aqui, mais um detalhe de acabamento do produto, com o logo da Razer na parte traseira. É mais um detalhe de acabamento, mas que mais para frente terá algum efeito prático. Na verdade, visual.

Uma visão geral da parte traseira do mouse.

O mouse Razer Naga possui uma resolução de 5.600 dpi, que pode ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário. Além disso, seu tempo de resposta é de apenas 1 milissegundo, e com o recurso de perfis ilimitados de personagens, em parceria com o Synapse 2.0, você pode inclusive manter esses perfis salvos na nuvem, para que quando você utilizar o periférico em qualquer outro computador do planeta, você possa contar com as mesmas configurações do equipamento que você tem em casa. Além disso, dependendo da situação, você pode ajustar o teclado numérico da lateral para diferentes situações, assim, como os botões personalizados. No total, o Razer Naga possui 17 botões otimizados para jogos, principalmente para jogos de tiro e MMORPG.

Ok, liguemos o mouse. Lembra daquela logo na parte traseira do periférico? Então…

Assim como o teclado Razer que nos já mostramos aqui no TargetHD, o Razer Naga possui detalhes retroiluminados, para fazer a alegria dos jogadores com hábitos noturnos. Além disso, o impacto visual que esse produto causa quando utilizamos ele é bem interessante, e altamente inspirado nos filmes Tron. Para um produto com suas aspirações e objetivos, é algo mais do que necessário. Afinal de contas, os gamers (e geeks em geral) preferem produtos visualmente mais agressivos, ou com um forte impacto visual.

Com essa iluminação em tom azul, a scroll whel não lembra uma roda das motos do filme Tron? Fala a verdade… show de bola!

Quanto ao desempenho geral, o Razer Naga é mais um que cumpre o seu papel de forma impecável. Mesmo durante o uso “normal” (em atividades de escritório ou multimídia), a performance do mouse é muito boa, com um arrastar agradável. Você quase não sente o mouse quando opera com ele, com alta sensibilidade do ponteiro do mouse. A roda de rolagem é bem eficiente, e você pode ficar por horas trabalhando com ele, que o conforto é pleno. É o mouse ideal para quem realmente vai jogar por horas a fio, e precisa de um acessório poderoso para melhorar o seu jogo.

E, tal como fizemos no review do teclado, vamos mostrar o resultado final desse recurso de iluminação do mouse em ambientes escuros, que é onde realmente ele se faz necessário.

Por fim, o mouse para games Razer Naga MMOG está APROVADO. É um produto que, mesmo lançado em 2010, se mantém atual nos seus recursos, e pode ser muito funcional para quem souber explorar suas características. É quase certo que o seu jogo vai melhorar consideravelmente com um periférico como esses (agora, se você for um prego como eu sou em jogos de tiro, esquece, pois nem ele faz milagre…). Seu valor médio no Brasil (pesquisa no Google) é de R$ 420 a R$ 450, logo, o produto deve ser considerado como um investimento a sério. Mesmo que o seu dinheiro não venha de jogar videogames, evite adquirir esse produto como uma peça de recreação. Pense como um acessório para tornar o seu jogo mais produtivo.

Para mais informações sobre o produto, clique aqui.