Mais um review para o blog TargetHD.net. Dessa vez, recebemos da assessoria de imprensa da Motorola o Motorola Quench, seu smartphone Android lançado no Brasil em 2010, em parceria com a TIM, que hoje pode ser comprado não só na operadora, mas também em diversas lojas físicas e online (inclusive aqui no blog TargetHD.net), sendo uma interessante opção para quem quer começar no universo Android. O TargetHD.net esteve presente na coletiva de lançamento do aparelho (clique aqui) e até teve a chance de ver o aparelho de perto na ocasião (clique aqui), e agora, temos a chance de testar o aparelho por mais tempo.

A assessoria da Motorola, infelizmente, não enviou a caixa do aparelho. Logo, não vamos poder mostrar o unboxing do mesmo, algo que sei que é do interesse de vocês. Por isso, vamos para o aparelho e os acessórios enviados por eles.

Uma das coisas que já chamo a atenção no Quench são os seus botões de acesso. Sim, são botões mesmo, apesar do aspecto bem plano. Temos o tradicional botão central de ações, botões Home, pesquisa, retornar, e o botão de opções (que também serve para desbloquear a tela do aparelho, quando o mesmo entra em standby).

A sua parte superior é bem elegante. Seu tom de branco (pelo o que vi nos dias que ele esteve por aqui) não deve encardir com o passar do tempo (pelo menos é esta a impressão que passa), pois possui um acabamento diferenciado de outros aparelhos que tive contato. Só sua saída de som para conversação que deve trazer um pouco de dificuldade para alguns usuários, uma vez que algumas pessoas vão ter que achar uma boa posição para o ouvido. Caso contrário, pode ter dificuldades ao ouvir a outra pessoa do outro lado da linha.

Ele é um smartphone fino, que não deixa volume no bolso, bolsa, jaqueta ou paletó. Não há dificuldades para os usuários no que se refere a fazer este aparelho passar desapercebido pela multidão.

Na parte superior de uma de suas laterais, você tem os botões de controle de volume do player musical e do rádio, além de controle de volume de toques do aparelho.

Na parte inferior de uma das laterais está o conector do cabo USB, que serve não só para transmissão de dados do aparelho, mas também para carga de bateria. Você pode carregar o Quench tanto na rede elétrica quanto na USB do seu PC ou notebook.

Na outra lateral: na parte superior, você encontra o botão de liga/desliga. Isso, às vezes, foi um problema, pois em algumas vezes que eu queria deixar o telefone desligado, com um simples toque, ele já ligava. Mas, se você levar em conta que você vai passar com este aparelho a maior parte do tempo ligado, e que, em 10 segundos de inatividade, ele já entra em standby, pode ser que você não tenha problemas sérios com isso.

Na parte inferior, você encontra o botão dedicado à câmera do aparelho. Deixando o botão pressionado por alguns segundos, ele ativa a câmera imediatamente.

Na parte superior do aparelho, você tem o conector de fone de ouvido. Você pode usar o fone da Motorola (que vem junto com o aparelho) ou o fone que você preferir.

Na parte inferior do aparelho, você tem o botão de trava da capa protetora do aparelho. Fica aqui o registro que, em duas semanas que fiquei com o smartphone, foi IMPOSSÍVEL tirar esta tampa, o que inviabilizou uma análise da parte interna do aparelho. E, como o aparelho veio por empréstimo, eu não arrisquei forçar a remoção do mesmo. Peço então minhas desculpas a quem está lendo este review.

O Quench já vem com as duas tampas, a cinza e a vermelha. Eu, particularmente, prefiro a cinza, por dar um tom mais elegante ao smartphone.

No canto superior esquerdo (direito, se a tela estiver de frente para você) está a câmera de 5 MP, com flash LED. Como a maioria das câmeras de dispositivos móveis, serve para você “quebrar um galho” na hora do sufoco, para quando você precisa tirar uma foto mais rápida, e não está com uma câmera digital pra valer.

Detalhes da parte inferior do aparelho, com a logo da Motorola.

Agora, vamos ver os demais itens que vieram no kit enviado pela assessoria da Motorola.

O aparelho vem com o cabo de dados USB, que também serve como cabo de carga do aparelho. O tamanho tradicional de cabo para este tipo de dispositivo.

Seu fone de ouvido, um lado com a tradicional proteção de espuma, e a outra sem. Qualidade mediana (com a maioria dos fones de celular existentes no mercado).

Este fone vem com um botão de ação de atender/recusar chamadas. Não há controles de volume no fone, o que obriga o usuário a buscar diretamente o aparelho para, por exemplo, trocar faixas de músicas no player.

O adaptador para corrente elétrica, que conta com entrada USB, para ser usado acompanhado com o cabo USB do aparelho.

Como disse antes, ele veio com duas capas protetoras: uma cinza (que está no aparelho até hoje) e a vermelha. Ao meu ver (e pelo o que foi constatado na prática), é uma das tampas que ficam mais firmes ao aparelho, sem ter pedaços plásticos muito sobressalentes, ou que se quebrem com facilidade.

Além disso, o kit veio com um guia rápido de utilização de recursos do Android do aparelho.

Hora de ligar o aparelho.

Daqui pra frente, algumas fotos da tela do aparelho estão com uma qualidade um pouco inferior do que as demais. Mas deixo claro que as imagens da tela do aparelho são bem nítidas, com cores vivas e resolução muito boa. Peço a compreensão de vocês, pois as condições não eram as ideais para as fotos a seguir.

O aparelho, ao ser ligado, já cai na sua tela inicial e já com a tela protegida, pois o aparelho entra automaticamente em standby em virtude do tempo de execução de inicialização do aparelho (aproximadamente 1 minuto).

Ao apertar o botão de menu (botão superior à sua esquerda), ele já libera a tela do aparelho.

Tela principal do aparelho. O Quench conta com cinco telas diferentes, com funções diferentes, mas a parte de novidades de seus amigos, notícias e navegação na internet, fica nesta tela.

Na parte inferior da tela, temos atalhos para a parte de telefone, de contatos, e uma seta, que esconde os aplicativos instalados no aparelho. Usando o slide, você acessa esta tela de aplicativos.

Seus ícones de aplicativos são bem objetivos, e a representação gráfica dos programas é de fácil identificação. Ninguém ficará perdido ao ver quais são os programas instalados no aparelho.


Uma coisa que eu sempre busco em aparelhos deste tipo é a sua agenda de compromissos. Mais uma vez, os usuários Android contarão com uma agenda muito completa, com diversas opções de visualização, e uma interface gráfica minimalista e funcional.

Outra parte interessante é a parte de mensagens, tanto na parte de texto (SMS), quanto por e-mail.

O Quench é orientado a ter o seu teclado QWERTY virtual tanto na vertical, quanto na horizontal. Particularmente, é mais complicado a digitação na vertical para quem tem dedos grossos (como é o meu caso). Prefiram a orientação horizontal. Outra coisa: seu acelerômetro tem uma resposta mais lenta do que em outros aparelhos que tive contato, mas acredito que, em versões superiores do Android (principalmente a 2.1), a resposta do acelerômetro seja bem mais rápida.

Outro ótimo destaque é a sua parte de contatos. Um dos mais completos de todos o que eu vi, onde o usuário poderá concentrar o máximo de informações possível sobre um contato.

Sua tela de configurações é simples e direta, contando com detalhes de cada função que você vai utilizar para configurar o aparelho.

A parte de multimídia segue a tendência do aparelho. Tudo muito simples e prático.

A parte de fotos e vídeos é bem interativa, tendo diversos modos de visualização: por seleção, slide-show, mudança por transição… tudo pra facilitar a vida do usuário, e ser extremamente atraente para o uso.

Por fim, sua câmera, em ação (que tem resposta de acelerômetro mais rápida do que em outras funções do aparelho).

Por fim, meu veredito final sobre o Motorola Quench é: APROVADO com méritos. O aparelho é muito prático de se usar, o sistema Android é bem simples e eficiente, e este modelo é uma excelente opção para quem quer entrar no mundo Android, e até mesmo no mundo dos smartphones. Afinal, estamos falando de um smartphone que conta com câmera de 5 MP, WiFI e GPS, com um pacote de aplicativos que muita gente usa (da família Google) e que, com as futuras atualizações da versão do Android, será uma opção ainda mais atraente de compra.

Você pode comprar o Motorola Quench aqui, no TargetHD.net, parcelando em até 12 vezes sem juros!