Mais um review de gadgets da Zagg para o blog TargetHD. Dessa vez, testamos uma proposta diferente de roteador, o Router Portable USB, que chega com a credencial de ser o menor roteador wireless (N) do mundo. Um produto curioso no seu formato, mas bem interessante na sua proposta. Vamos aos detalhes.

Antes de mostrar detalhes do produto, uma observação que considero importante: o produto é homologado pela Anatel. É bom enfatizar esse detalhe.

O produto vem em uma base USB, para aqueles que querem manter o produto fora da conexão direta no computador. A aparência do produto é muito bacana, sendo discreto o suficiente para ser utilizado em qualquer lugar.

Na parte traseira, fica a sua pequena antena wireless, integrada ao corpo do dispositivo.

O produto tem um tamanho muito próximo ao de um pendrive, podendo até ser confundido com um no uso diário.

O produto acompanha uma capa protetora para o conector USB, para quem quiser transportar ele sem a base USB.

Aqui, o dock USB já citado.

O seu funcionamento é bem simples. Por ser um dispositivo 100% plug-and-play, ele não possui disco de instalação, sendo automaticamente instalado no computador com sistema operacional Windows (XP, Vista e 7). Ao final de sua instalação, ele cria um dispositivo WiFi em seu computador, e a partir disso, ele começa a liberar o sinal de internet recebido pelo seu computador. O modelo conta com padrões de segurança WEP (64/128 bits), WPA, WPA2 E AES, permitindo que você coloque uma senha para proteger o acesso de sua rede pelo dispositivo, e pode conectar até 32 usuários na mesma rede sem fio criada por ele.

Nos testes feitos, tudo funcionou conforme o programado, com boa recepção e velocidade de transmissão de dados, que vai até 150 Mbps (no modo 802.11n). Um único ponto de observação é feito para a sua instalação no notebook, que já contava com um adaptador WiFi integrado. Um pequeno conflito foi gerado, mas foi facilmente resolvido, alterando o tipo de adaptador instalado.

Por fim, o mini-roteador USB Router Portable da Zagg está APROVADO. O produto pode ser uma boa pedida para aqueles que pretendem compartilhar o sinal de internet de seu desktop para outros dispositivos na residência ou escritório, com a mesma eficiência de um roteador de mesa. O produto também permite o compartilhamento da conexão da rede 3G, caso exista uma conexão desse tipo presente no computador, mas com a qualidade das redes 3G que temos no Brasil, o compartilhamento das redes móveis com outros dispositivos se torna uma tarefa árdua e não recomendada.