Logitech_Optical_Gaming_Mouse_G400__03745_zoom

Julho chegou, estamos em um período de “férias” (para alguns, pois blogueiro de tecnologia não tem férias), e essa é a melhor hora para colocar em dia os nosso hábito de jogatina, tanto no videogame quanto no computador. Agora, aqueles gamers mais exigentes preferem jogar os seus jogos em um computador potente, com uma grande tela e acessórios sob medida para as suas necessidades de entretenimento. E é nessa hora que acessórios como o Logitech Optical Gaming Mouse G400 entra em ação.

Recebemos uma unidade do produto da assessoria de imprensa da Logitech no Brasil, e testamos durante as últimas semanas em diferentes situações. O objetivo aqui não foi apenas saber se o produto é adequado para o seu objetivo principal – ser o periférico perfeito para te auxiliar durante os games -, mas também se ele pode ser utilizado de forma constante nas atividades de produtividade, interagindo bem com o sistema operacional (no nosso caso, o Windows 8).

DSC00703

O produto vem muito bem embalado, em uma caixa muito bem construída, e em um blister, que deixa o produto perfeitamente acondicionado.

DSC07293

DSC07297

O mouse em si é leve, o que torna o manuseio mais prolongado algo confortável. Suas dimensões são um pouco maiores que a maioria dos mouses disponíveis no mercado (que não são específicos para os games), mas sem ser algo exagerado. Seu acabamento está disponível em uma combinação em preto e grafite que não atrai as famigeradas marcas de dedos, o que pode garantir que o produto vai ficar mais tempo livre das ações do tempo e do suor de suas mãos.

Cito esse detalhe no review porque cada vez menos me sinto atraído por gadgets com acabamento em black piano. Tudo bem, eles são mais bonitos e vistosos, mas em contrapartida aumentam as chances de marcas de uso, sujeira e outros expedientes do uso diário. Logo, eu sempre procuro evitar. E, nesse caso, esse mouse da Logitech ganha pontos comigo por causa disso.

DSC07302

O aspecto final do produto passa a sensação de um acessório bem construído. Não se vê parafusos no produto, e só há um (teórico) ponto de desencaixe, que deve ser feito com uma chave de fendas, para uma eventual manutenção. Como estamos falando de um mouse óptico (graças a Deus), eu só imagino que o usuário terá a necessidade de desmontar o produto quando precisar mesmo consertá-lo e nada mais (e se precisar).

O design curvado favorece uma pegada confortável, não só para o manuseio do ponteiro na sua movimentação, mas também para o acesso dos botões laterais e atalhos superiores. Mostrarei o que esses botões fazem mais adiante.

DSC07306

O disco de rolagem possui um tamanho razoável, muito próximo ao tamanho do disco do mouse que utilizo aqui no escritório. Ou seja, nesse aspecto, a experiência de uso deve ser a mesma que você já possui. Mas vale apenas como registro. O principal destaque desse mouse não é bem esse.

DSC07315

A graça do Logitech Optical Gaming Mouse G400 começa aqui. Esses botões de + e – fazem o controle da sensibilidade de movimento do mouse. Com isso, a velocidade do mouse pode ser facilmente ajustada durante o jogo, com quatro configurações pré-definidas (3600 dpi, 1800 dpi, 800 dpi e 400 dpi). O botão com os dois quadrados sobrepostos ajusta automaticamente o mouse para a resolução de 800 dpi.

DSC07319

Esses botões na lateral do mouse oferecem as funções de voltar e avançar nas páginas do seu navegador web, ou com a utilização de outros programas em específico.

DSC07325

Os botões laterais ficam muito bem posicionados, permitindo um acesso perfeito através do polegar. Mas, lembrando: isso, se você for destro. Se você é canhoto, esqueça: ou usa o dedo anelar para acessar esses botões laterais, ou simplesmente não terá acesso a esse recurso (acredito que a Logitech tenha pensado em uma versão desse mouse para os canhotos).

DSC07320

O mouse em si oferece uma ótima pegada. Como disse lá atrás, o seu formato é bem anatômico, oferecendo uma bela pegada para quem vai precisar utilizar o produto por várias horas, deixando o botão esquerdo (que é sempre o mais utilizado) mais elevado que o direito, auxiliando ainda mais na sua ergonomia.

DSC07329

Com isso, independente do uso que você vai dar ao produto (jogar por várias horas ou trabalhar o dia inteiro), o acessório da Logitech oferece pelo menos o conforto necessário para realizar essa atividade. Sem falar que o produto se ajusta perfeitamente às características das mais novas versões do Windows (7 e 8). DSC07333

Visão geral da parte inferior do Logitech Optical Gaming Mouse G400. Observe para os três apoios que deixam a parte inferior do mouse livre do contato com a superfície, tornando o seu manuseio algo ainda mais confortável.

DSC07337

Agora, o mouse em funcionamento.

O periférico da Logitech é do tipo Plug and Play, dispensando a utilização de softwares específicos ou drivers próprios para funcionar diretamente com o sistema operacional. Para a maioria das atividades que você vai utilizar o periférico, ele vai funcionar apenas conectando o mouse à porta USB do computador. Então, é só esperar o Windows identificar o periférico, e começar a utilizar.

Apenas em casos muito específicos (como por exemplo para a configuração da resolução do mouse), você vai necessitar instalar o software oferecido pela Logitech. No meu caso, não foi necessário para nenhuma das atividades exercidas. Logo, acredito que para a maioria dos usuários também não será necessário, o que é uma boa notícia.

Com uma velocidade de resposta de 1 milissegundo, esse mouse tem um desempenho muito bom. Ele é suave para a movimentação do ponteiro do mouse durante o uso com o sistema operacional, e nos jogos, teve um desempenho muito bom, mesmo em jogos com diferentes desempenhos de resolução de tela. Os botões de ação contam com uma boa resposta aos comandos, não detectando nenhuma anormalidade. Alguns usuários podem achar que os botões de comando são um pouco frágeis para um uso mais intenso, mas não foi essa a impressão que tive. Bom, pelo menos depois de quase um mês de uso, entendo que essa “fragilidade” está mais na conta da leveza dos seus materiais.

DSC07310

Por fim, o Logitech Optical Gaming Mouse G400 está APROVADO. É um mouse mais simples do que os concorrentes mais populares de sua categoria, mas nem por isso é um produto que faz feio no uso diário. Até mesmo os gamers mais exigentes podem considerar essa escolha como válida para suas jogatinas eventuais. Para a maioria dos gamers casuais ou intermediários, é uma excelente opção, cobrindo todas as necessidades mais básicas de entretenimento ou de produtividade.