logitech f310 gamepad

Não é sempre que podemos testar acessórios para games no TargetHD.net. Logo, o review do Logitech F310 Gamepad é bem vindo, pois assim oferecemos conteúdo para esse segmento, que tradicionalmente foi forte no número de leitores, e que está em clara evidência, tanto nas plataformas tradicionais como nos PCs.

O modelo tem um design que lembra um controle PlayStation, mas traz adicionais para quem quer curtir seus jogos de diferentes plataformas. A versatilidade do controle é talvez o seu principal ponto positivo, principalmente para os gamers mais casuais, que buscam o melhor desempenho possível e uma versatilidade com diferentes dispositivos.

Nesse review, mostramos as principais características técnicas do produto, e compartilhamos a nossa experiência de uso.

 

 

Começando pelo design, que já destaquei na introdução. Sua semelhança com um controle da linha PlayStation faz com que ele seja um acessório familiar à grande maioria dos gamers de diferentes categorias. Logo, o posicionamento de botões é basicamente o mesmo, o que reduz drasticamente a curva de aprendizado com o dispositivo.

O agarre do controle acaba sendo o mesmo que tempos em um DualShock, mas como o modelo da Logitech é ligeiramente mais voltado para dentro nas laterais, ele tende a ser mais compacto e mais confortável (para o meu gosto).

 

 

Todo o seu corpo é de plástico, e oferece um bom agarre na maior parte do tempo. Seu acabamento em azul escuro com preto deixa o dispositivo com um design sóbrio, elegante e, ao mesmo tempo, sofisticado. É um produto que agrada a vista, sem ser demasiadamente chamativo.

O Logitech F310 Gamepd começa a se destacar mesmo nos seus detalhes.

 

 

O D-pad desse produto me agradou muito. Por ficar em um único ponto de giro, ele acaba deslizando sobre quatro interruptores individuais para uma sensação touch mais sensível, o que resulta em uma execução de comando mais precisa.

Além disso, sua superfície tem um acabamento que favorece a sua boa utilização durante os jogos de luta, o que particularmente me agrada e muito. Oferece efetivamente duas opções de jogabilidade para o gamer, que pode escolher o D-pad ou o stick analógico de acordo com o tipo de jogo ou suas habilidades.

 

 

Seus sticks analógicos contam com superfície semi-emborrachada, o que o torna mais confortável em um uso mais prolongado. E no seu “painel de controle”, por assim dizer, temos ainda quatro botões de comandos e recursos para gerenciamento na navegação do jogo. Tais comandos podem variar de acordo com o jogo escolhido, ou de acordo com a necessidade do gamer.

Ah, sim… o logo da Logitech traz um botão oculto configurável.

 

 

Os botões de comando seguem a regra já conhecida em diferentes consoles do mercado, com a identificação em cores e pelas letras. Cada botão com uma ação específica, todos configuráveis.

 

 

Da mesma forma temos os botões superiores, dois de cada lado, ergonomicamente posicionados, com alturas diferentes, para um melhor encaixe dos dedos. Isso também favorece a jogabilidade, que fica mais intuitiva e próxima do que nós temos nos principais consoles atuais.

Outro diferencial de funcionalidades do Logitech F310 Gamepad é essa pequena chavinha, que modifica o modo de entrada dos jogos.

 

 

A XInput (X) é compatível com a maioria dos jogos Windows, além de trabalhar nativamente com a maioria dos jogos mais modernos. A DirectInput (D) habilita as funcionalidades mais básicas para poder customizar completamente os botões e direcionais do controle. É altamente recomendável a instalação do software específico fornecido pela Logitech para o uso adequado desse segundo modo.

Mas todos os recursos e comandos são configuráveis de forma bem prática, simples e funcional. A maioria dos usuários não terão problemas em deixar o controle do jeito que deseja.

O Logitech F310 Gamepad é compatível com o Windows, e seu objetivo primário é justamente funcionar bem com os jogos desse sistema operacional. Mas ele surpreende ao contar com recursos que o torna plenamente funcional com outras plataformas de jogos.

 

 

Um dos recursos mais legais nesse sentido é o Steam Big Picture, que permite o controle de várias funções conectadas a partir da TV, incluindo obviamente o portal de jogos por streaming. Com ele, é possível controlar os seus jogos do Steam que são exibidos na tela da sala, com maior comodidade e precisão. Também é possível controlar algumas das principais funções e comandos necessários para uma plena navegação na internet.

 

 

Outro recurso muito bem vindo é a sua compatibilidade com as Smart TVs da Sony com Android TV. A chave de modo de controle X | D ajuda nessa tarefa, e o usuário acaba recebendo um ganho de desempenho significativo ao utilizar os jogos Android com esse controle, e o botão oculto no logotipo da Logitech atua como tecla de navegação para essa plataforma.

 

 

De um modo geral, o Logitech F310 Gamepad está aprovado. É um produto com uma série de recursos e funcionalidades que agregam valor ao acessório. Possui uma boa ergonomia para um uso mais prolongado, possui materiais de boa qualidade no seu acabamento, um cabo com bons 1.80 metro de comprimento para maior versatilidade de uso, e um preço que entrega uma excelente relação custo-benefício (entre R$ 150 e R$ 200).

Pode ser uma excelente opção para os usuários mais casuais e intermediários para aproveitar seus jogos sem maiores complicações.

 

 

Review em Vídeo